culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Teatro Municipal de São Paulo e suas esculturas

A simbologia presente na arquitetura centenária do Teatro Municipal


Teatro-Municipal-de-São-Paulo.jpgQuem passa pela região central de São Paulo já deve ter ficado deslumbrado com uma das obras arquitetônicas mais bonitas da cidade, o Teatro Municipal. Inaugurado em 1911 seu estilo de arquitetura eclético, influenciado pela Ópera de Paris. Vislumbrando sua fachada iremos encontrar um universo de simbologia, componente que o torna ainda mais elegante e charmoso, ao longo do artigo vocês irão entender melhor;

Hércules e Atlas

1351668530_cf5974a1ac.jpg Na mitologia Hércules, filho de Júpiter e Alcmena ficou conhecido pela realização de doze trabalhos de extrema dificuldade, ato tramado por Juno, que sempre teve ciúmes dos filhos mortais de seu marido Júpiter. Atlas era um dos titãs que fizera guerra aos deuses e, depois da derrota, fora condenado a sustentar nos ombros o peso do céu, os dois se encontraram no penúltimo trabalho de Hércules, os Pomos das Hespérides, onde Atlas o ajudou a conseguir os frutos de ouro. Górgona ou Medusa

1351981278_2b0dd9e80c.jpg Górgona era a alcunha que se dava a três das filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa, "a impetuosa", Estênio, "a que oprime" e Euríale, "a que está ao largo". Como a mãe, as Górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis. Porém, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, que se admirou de ver que a beleza das Górgonas as fazia exatamente idênticas a ela. Atena então, para não permitir que deusas iguais a ela mostrassem um comportamento tão diferente do seu, deformou-lhes a aparência. A deusa da Sabedoria transformou os belos cachos das irmãs imortais em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces.

Drama

municipal0047.jpg O DRAMA apresenta figuras femininas segurando uma tocha, um espelho e um punhal, clássicos da cultura ocidental que representam a fama, a verdade e a paixão violenta.

Música

municipal0042.jpg As estátuas no topo, esquerdo representam a MÚSICA. Ao centro uma bacante (Sacerdotisa de Baco) ladeada por figuras que seguram a lira e a flauta.

Eros e Afrodite

municipal0092.jpg Afrodite, deusa do amor e da beleza, filha de Júpiter e de Dione, tornou-se esposa de Vulcano, o menos favorecido dos deuses. Eros, deus do amor, era filho de Afrodite e seu companheiro constante. Armado com seu arco desfechava as setas do desejo no coração dos deuses e dos homens. No centro do prédio é possível verificar a inscrição em Latim (THEATRO MVNICIPAL), várias liras na parte de cima e as máscaras do choro e riso, várias figuras de ninfas ao redor e seres de Atlântida. Creio que o personagem Robert Langdon dos livros de Dan Brown iria se divertir e muito com a miscelânea de simbologias que o Teatro possui.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// @destaque, @obvious //Mário Lúcio
Site Meter