culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Hércules e os signos

Os doze trabalhos de Hércules na visão zodiacal


signos.gifPara você folheador (a) de revistas do João Bidu, ou ansioso (a) leitor (a) dos cadernos de signos nos jornais logo pela manhã, há mais coisas entre o zodíaco e a mitologia do que pode sonhar tua vã filosofia. Antes de mais nada uma breve explanação sobre o que venha a ser o dito cujo chamado Zodíaco, originalmente é um termo vindo do latim zōdiacus que significa “círculo de animais”. O círculo na verdade é uma eclíptica, o plano da órbita da Terra ao redor do Sol, os animais são as constelações. Cada constelação forma um signo que também possui seu planeta regente, formando assim o Zodíaco, existem 12 signos no Zodíaco; Aries que tem o símbolo de um Carneiro, Touro de um Touro, Gêmeos de irmãos gêmeos, Câncer de um caranguejo, Leão de um Leão, Virgem de uma Camponesa, Libra de uma Balança, Escorpião de um Escorpião, Sagitário de uma figura mitológica chamada Centauro, Capricórnio de um bode, Aquário das águas e Peixes de um Cardume. Passada essa pequena introdução, levo-os por uma viagem a uma das histórias mitológicas mais lembradas até hoje, os Doze trabalhos de Hércules, mas não como vocês estão habituados a ver, e sim na visão do Zodíaco. Hércules como já disse numa postagem anterior sobre o Teatro Municipal de São Paulo, era filho de Júpiter (Zeus) e Alcmena, uma de suas amantes mortais, a deusa Juno (Hera) enciumada pela traição de seu esposo, enviou duas serpentes para matar Hércules ainda no berço. Não teve êxito, pois ainda bebê, Hércules estrangulou as serpentes com as próprias mãos. Quando adulto Hércules foi provocado por Juno a ter um ataque de fúria, que o levou a matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Como punição pelo crime, o oráculo de Delfos o incumbiu de doze tarefas de extremo risco. A seguir veremos o que essas tarefas têm em comum com os signos; LEÃO DE NEMÉIA Le%C3%A3o+de+Nem%C3%A9ia.jpgUm leão gigante devastava a região de Nemeia, próxima à cidade de Micenas. Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, mas não obteve sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto. Tarefa associada ao signo de Leão que representa aprender a utilizar o poder e a coragem.

HIDRA DE LERNA 1133909907bfcf1ec1810572cae960d23a70b646.jpgNa cidade de Lerna, existia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal. Hércules decepou oito cabeças e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada num buraco fundo. Ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o herói as tornou venenosas. Tarefa associada ao signo de Escorpião que representa o controle e a superação dos desejos, representados pelas cabeças em formato de serpentes.

JAVALI DE ERIMANTO O-Javali-de-Erimanto.jpgUm javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava qualquer um que cruzasse o seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules. Tarefa associada ao signo de Libra onde Hércules teve que ter equilíbrio mental para dominar a fera.

CORÇA CERINÉIA A captura da corsa.jpgNo monte Cerineu - também próximo da região da Arcádia - havia uma corça (cervo) com chifres de ouro e pés de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hércules a perseguiu por um ano até os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio. Tarefa associada ao signo de Câncer onde há o desenvolvimento da intuição. AVES DO ESTÍNFALE Os-P%C3%A1ssaros-Est%C3%ADnfalos.jpgNum bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas. Tarefa associada ao signo de Sagitário onde o homem acaba com as tendências do uso do pensamento destrutivo. Hércules utiliza-se de flechas, semelhante ao símbolo que identifica o signo, o Centauro. CAVALARIÇAS DE ÁUGIAS Hercules-desvia-rios.jpgÁugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviaram com sua força. Tarefa associada ao signo de Aquário onde há o serviço de limpeza e assim a purificação. TOURO DE CRETA O-Touro-de-Creta.jpgPor vingança ao trabalho anterior, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após controlar o touro, o herói precisou nadar de Creta até o continente levando a fera consigo. Tarefa associada ao signo de Touro onde Hércules soube controlar os instintos.

ÉGUAS DE DIOMEDES As-%C3%89guas-de-Diomedes.jpgDiomedes - filho de Ares, deus da guerra - vivia na Trácia (região hoje pertencente à Turquia e à Bulgária). Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras, que alimentava com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição. Tarefa associada ao signo de Áries, onde Hércules teve o aprendizado sobre o controle da mente. CINTO DE HIPÓLITA Thumbnail image for cinto_hipolita.jpgHipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hércules convenceu Hipólita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas à guerra e o herói teve que matar a rainha. Tarefa associada ao signo de Virgem e onde Hércules teve a coragem de ser autêntico. BOIS DE GÉRION O_Gigante_G_rion.jpgGérion, um gigante de três cabeças, vivia na ilha de Erítia (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha) e possuía um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurítion, e seu cão, ambos com diversas cabeças. Após matar a dupla, Hércules acabou com Gérion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus. Tarefa associada ao signo de Peixes, onde Hércules deparou-se com a transcendência da animalidade e teve a lição do desapego. POMOS DE OURO O-Pomo-das-Hesp%C3%A9rides.jpgAs maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Segundo alguns textos mitológicos, quem finalmente encontrou os pomos para o herói foi Atlas - que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar. Tarefa associada ao signo de Gêmeos e Hércules ali acabou descobrindo talentos, teve o conhecimento de si próprio. GUARDIÃO DO HADES c%C3%A9rberos+o+c%C3%A3o+do+inferno.jpgCérbero, um cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, permitindo a entrada de todos, mas não deixando ninguém sair. Hércules o capturou e, após mostrar Cérbero a Euristeus, devolveu o cão guardião ao inferno. Tarefa associada ao signo de Capricórnio, onde há a valorização da alma e Hércules eleva sua personalidade.

Nos trabalhos referentes aos signos de Leão, Escorpião e Libra, Hércules teve que enfrentar violência, vícios e obteve a criação de limites. Em Câncer, Aquário e Sagitário, Hércules iniciou sua purificação física e mental com a transformação dos instintos em intuições. Em Touro, Áries e Virgem, Hércules lidou com a sexualidade, a arte de amar. Por fim em Peixes, Gêmeos e Capricórnio, Hércules lida com o desapego e a conquista da espiritualidade.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// @destaque, @obvious //Mário Lúcio
Site Meter