culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz afro descendente com um pouco de dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo.

A sensualidade da MPB

Capas dos discos de Vinil ao melhor estilo revistas de conteúdo adulto.


Para quem é um pouco mais antigo irá lembrar-se do chamado “Bolachão”, nome popular dado ao grande Disco de Vinil. Sim nova geração, antes seus pais e avós ouviam músicas através de uma mídia chamada Long Play, uma espécie de Frisbee contendo músicas. O Vinil que habitualmente era constituído de PVC (Policloreto de Vinila) foi criado no final da década de 40, para reproduzir as canções que eram divididas em lado A e B, necessitava-se de um toca discos ou vitrola melhor dizendo. Esse aparelho que possui uma agulha na ponta de uma haste deslizava sobre o disco e assim externando o som que nele continha. Durante anos esse antepassado do CD e DVD era a febre entre os aficionados por música, uma marca registrada daquela época do Bolachão é a qualidade fotográfica das capas, na MPB em especial elas flanqueavam para um lado, digamos mais sensual. Muitos artistas usaram desse recurso principalmente entre as décadas de 70 e 80, uma imagem que desperta o erotismo sempre chama a atenção das pessoas, e ledo engano quem acha que atinge apenas homens capas sensuais, muitas mulheres também se deleitavam com capas tão ousadas e desinibidas.

A professora/coordenadora do curso de marketing de Unopar, Flávia Pomin, em entrevista ao Grupo Folha esse ano disse categoricamente “Os apelos eróticos são cada vez mais utilizados na composição de textos de peças publicitárias de uma forma geral porque é fácil chamar a atenção do consumidor”. A publicidade sempre vai induzir o cliente para que ele compre um produto de uma maneira ou de outra, e a questão da sensualidade acaba atraindo olhares e despertando o interesse do consumidor. Entre as capas mais polêmicas daquela época dos Bolachões, posso citar algumas com o intuito de exemplificar o texto até aqui apresentado, Joanna – Vidamor (1982)

lp-vinil-joanna-vidamor-1982_MLB-F-4329565189_052013.jpgDisco que trazia a cantora Joanna em pose sensual ao melhor estilo dos ensaios das revistas masculinas contém 11 músicas; Vertigem, Poucas Palavras, Campo Verde, Animal Tropical, Penas do Tie, Gosto de Vida, Renascer, Luzes, Te Amando, Metade de Nós e Bicho estranho.

Simone – Corpo e Alma (1982) IMG_0598-700x700.JPGSimone na década de 80 era musa de muitos marmanjos, quase todas as capas de seus discos traziam um ar mais sensual, esse vinil contém 10 músicas; Corpo, Embarcação, Amor, Merecimento, Tô que tô, Alma, Olhos, Louvação a Mariama, O sal da Terra e Afonsinha Y El Mar.

Perla – Perla (1977) lp-vinil-perla_MLB-F-2975065137_072012.jpgUma foto com pose de calendário de Borracharia, Perla mostrava a sua sensualidade na década de 70, esse disco contém 12 músicas; Eu Preciso Abraçar-te, Recordar É Viver, Você Não Fala Mais De Amor, Eu Sei Tudo Professor, Renascer, Sonhos, Todo Amor Que Há Na Gente, Livre, O Amor, Sempre Amarei, Dez Anos Depois e Sim.

Ney Matogrosso – Feitiço (1978)

produto_Foto1_1713898.jpgÁlbum polêmico de Ney que traz o mesmo Nu na parte de dentro da capa do disco, ao melhor estilo meio da revista Playboy. O disco contém 9 músicas; Bandoleiro, Mal necessário, Dos cruces, Fé menino, Não existe pecado ao Sul do Equador, Sensual, Rejeição, Angra e Tic Tac do meu coração.

Fafá de Belém – Banho de Cheiro (1978)

fafadebelem3-389x389.jpgFafá de Belém não é conhecida apenas pela sua voz e risada, os seios também sempre foram marca registrada da cantora, e esse recurso de evidenciá-los foi muito usado desde a década de 70. Esse disco contém 13 músicas: Dentro de mim mora um anjo; Maria solidária; Se eu disser; Carta noturna, Tu, me delírio; Chegada; Moça do mar; Tanto; Baiuca’s Bar; Gostoso; À noite; Estrelê e Banho de cheiro.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz afro descendente com um pouco de dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// //Mário Lúcio
Site Meter