culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

“Alô! Alô! Planeta Terra chamando!”

22 anos de um dos melhores programas infantis da história da TV brasileira.


Na semana da criança apresento-lhes um pouco mais sobre uma das séries de maior visibilidade pelo público infantil, Mundo da Lua. Programa exibido na TV Cultura entre os anos de 1991 e 1992 teve 52 episódios que tinha o enredo de um menino que narrava as mais loucas histórias de sua imaginação, gravando-as num aparelho antigo doado por seu avô. Hoje o seriado completa 22 anos de sua primeira exibição, contava com um elenco de peso como Antônio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri (falecido em 2006), Mira Haar, Mayana Blum e o então garoto Luciano Amaral.

0a73d80878909d990806f5ab0f6d11940cc5911b.jpg Mundo da Lua traz de maneira lúdica um universo de pensamentos de Lucas Silva e Silva, o conceito era simples, tudo que acontecia na vida de Lucas ele contava para seu gravador, só que de um jeito especial só dele. O que acontecia na vida real era remontado pela imaginação do garoto de 10 anos, várias histórias e estórias são contadas durante o seriado, muitas participações especiais como Edson Celulari, Marisa Orth, Rivelino, Leão e Caio Blat. O criador da série é Flávio de Souza, pra quem não se lembra dele, atuou anos depois no Castelo Ra Tim Bum, naquele quadro Tíbio e o Perônio. Flávio na época era casado com Mira Haar, que interpretava a personagem Carolina Silva e Silva, o irmão mais novo de Lucas na série é filho na vida real do casal Flávio e Mira. A casa usada pela família Silva e Silva existe, fica localizada na Rua Zapara, 97, Pinheiros – São Paulo-SP. O casarão está bem conservado e conta com um exemplar de Pau Brasil na frente, arborizando o lugar.

mundodaluax.jpg Outro local que também foi usado no seriado e que existe é o SESI de Osasco na Grande São Paulo, Lucas Silva e Silva era aluno da escola.

Quanto aos atores da série cada um seguiu um caminho distinto, o consagrado ator Antônio Fagundes que interpretou o pai de Lucas (Rogério Silva) atualmente está na novela Amor à Vida no horário nobre da TV Globo. 49d8cbbdc_thumb.jpg

O italiano Gianfrancesco Guarnieri que fazia o avô (Orlando Silva) infelizmente veio a falecer no ano de 2006, mas enquanto vivo foi um dos maiores da categoria tanto no teatro como na Televisão.

e8fdb586c_thumb.jpg Mira Haar (Carolina Silva e Silva) faz parte do elenco da série Mulher de Fases no canal pago HBO, também está no teatro com o musical Florilégio, onde contracena com o multifacetado Carlos Moreno, aquele dos comerciais da empresa Bom Bril®.

8e347730c_thumb.jpg Mayana Blum (Juliana Silva e Silva), filha de Norma Blum e Zé Rodrix desistiu da carreira de atriz depois da série, atualmente é enfermeira em um hospital de Osasco.

c_thumb.jpg Por fim, Luciano Amaral (Lucas Silva e Silva) chegou a emplacar outro bom personagem, no programa infantil Castelo Ra Tim Bum fez o garoto Pedro. Luciano realizou vários trabalhos como apresentador e até mesmo como diretor do espetáculo Mamma Mia, está na série Vida de Estagiário do canal pago Warner e apresenta o programa MOK do canal Play TV. 7cdace9ec_thumb.jpg


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/// @destaque, @obvious //Mário Lúcio
Site Meter