culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Capitu traiu ou não traiu?

Uma das maiores questões da Literatura Brasileira


Índice23232323.jpg

Para os leitores de Machado de Assis, o romance Dom Casmurro (1899) foi um dos melhores livros já criados pelo autor. Durante o enredo, o personagem Bentinho dá indícios que sua amada Capitu o teria traído com seu melhor amigo Escobar, mas até onde isso é verdade? Será mesmo que Capitu teria cometido essa traição? Essa é uma indagação que permeia a mente dos críticos literários, os amantes Machadianos e até mesmo o público mais leigo.

Durante todo o livro temos apenas a versão de Bento Santiago, não há como julgar ao certo se a traição foi concretizada, existem apenas pistas do que poderia ter acontecido, mas nada concreto. Se o caso de suposto adultério de Capitolina fosse a julgamento, com certeza teríamos um grande cenário a se discutir, escolha de testemunhas, o júri e órgãos de imprensa para realizarem a cobertura.

Desvairando um pouco sobre essa ideia, vamos colocar Capitolina no banco dos Réus, em primeiro lugar, adultério hoje em dia não é mais crime graças ao código penal “Art. 1º Fica revogado o art. 240 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal Brasileiro), que tipifica o crime de adultério, renumerando-se os artigos seguintes. Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação. Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.” Mas em 1899 era crime, entretanto a pessoa a cometer o ato de adultério só poderia ser considerada culpada se houvesse o flagrante do cônjuge. Na época não existia exame de DNA, portanto só concluir que os trejeitos e fisionomia de Ezequiel eram parecidos com o de Escobar acaba sendo leviandade. Só há um fator esquecido por muitos, a provável infertilidade de Bento Santiago, afinal os dois tentaram várias vezes e nada de Capitu engravidar, até que sem mais nem menos, depois que os dois já estavam praticamente separados, surge o rebento, o primogênito. Os olhos de dissimulação que José Dias já havia alertado Bentinho referente à Capitu também pode ser um argumento da acusação. Devo citar também que Bentinho apresentava um ciúme incontrolável de Capitu, e seus pensamentos só aumentaram depois que viu Otelo, aliás, uma das grandes sacadas de Machado foi colocar no sobrenome de Bento o nome do ciumento da famosa peça, Iago. Bentinho via em Capitu uma Desdêmona, e seu ciúme fez com que o repúdio pelo filho aumentasse. Bentinho poderia ser diagnosticado com esquizofrenia, pois ouvia vozes, um argumento e tanto em defesa de Capitolina, mas e o afastamento de Dona Glória da casa? E por qual motivo também a viúva de Escobar cortou as relações de amizade com Capitu? Uma coisa é certa nesse certame Machadiano, um julgamento da suposta infidelidade da moça dos olhos de Ressaca iria render e muito.

Só pra encerrar e deixar vocês com uma pulga atrás da orelha quanto a essa história, o finado Millôr Fernandes por anos estudou a fundo a obra Dom Casmurro, e pasmem leitores, ele de certa forma tirou Bentinho do armário como o mesmo dizia. Em frases retiradas do próprio texto de Machado de Assis podemos mesmo julgar outra hipótese quanto ao caso, de que Bentinho não tinha ciúmes de Capitu e sim de Escobar, por quem supostamente seria apaixonado, nos trechos a seguir vocês podem tirar suas conclusões; “Ia alternando a casa e o seminário. Os padres gostavam de mim. Os rapazes também e Escobar mais que os rapazes e os padres.” “– Escobar, você é meu amigo, eu sou seu amigo também; aqui no seminário você é a pessoa que mais me tem entrado no coração.” “– Se eu dissesse a mesma cousa, retorquiu ele sorrindo, perderia a graça… Mas a verdade é que não tenho aqui relações com ninguém, você é o primeiro, e creio que já notaram; mas eu não me importo com isso.” “Escobar também se me fez mais pegado ao coração. As nossas visitas foram-se tornando mais próximas, e as nossas conversações mais íntimas.” Enfim senhoras e senhores, a solução desse caso finda no inconsciente imaginário de cada leitor.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 176/s/// @destaque, @obvious //Mário Lúcio
Site Meter