culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

De volta para o futuro

Invenções mostradas no segundo filme da franquia e que realmente foram desenvolvidas ou que serão em breve.


Num dos episódios da oitava temporada de The Big Bang Theory, Leonard cita que ele e os amigos por conta de seus relacionamentos, aventuras e outros compromissos deixaram de lado suas listas de invenções. Ele dá a ideia de se organizarem para um retiro científico e criarem algo interessante, daí surge o plano de construir o Hoverboard (Um Skate que flutua) usado pelo personagem Marty McFly no filme De volta para o futuro II. De volta para o futuro é uma trilogia de filmes que mostram as consequências da viagem no tempo, um grande clássico dos anos 80 e que completará 30 anos em 2015. O jovem Marty McFly (Michael J. Fox) em 25 de Outubro de 1985 encontra seu amigo Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) a pedido do mesmo para presenciar um avanço na tecnologia, Dr. Brown criara uma espécie de máquina do tempo que poderia proporcionar a qualquer pessoa se transportar para a época que desejasse. O cientista usou um carro DeLorean que foi modificado para que houvesse a deslocação temporal, seu combustível era plutônio (elemento radioativo) e sendo necessários 1,21 Gigawatts de eletricidade para que um aparelho chamado Capacitor de Fluxo pudesse ser ligado ao alcançar uma velocidade de 88 mi/h ou 141 Km/h na nossa forma de medida. Só que um grupo de terroristas Líbios resolve acertar as contas com o Dr. Brown por causa do plutônio. Marty presencia o amigo sendo baleado e entra em desespero ao ver o tiroteio, dali em diante começa o grande enredo da trilogia, pois Marty tentando escapar dos terroristas entra no DeLorean e corre com tudo alcançando 88 mi/h, no marcador do carro estava a data 5/11/1955 que Dr. Brown colocou como exemplo, porém Marty fica preso em 1955 e resolve procurar o amigo mais jovem para poder voltar a 1985. Deixando spoilers de lado, chegamos ao segundo filme da franquia que é o tema central do artigo, Marty é levado pelo Dr. Brown de 2015 para uma viagem ao futuro, pois um fato pode transformar toda a sua vida. Obviamente que as pessoas da década de 80 imaginavam a nossa época atual de outra maneira, até com certos exageros em algumas partes, mas por mais curioso que isso seja Robert Zemeckis, Neil Canton, Bob Gale e Steven Spielberg tiveram bons acertos do que seriam de fato as coisas no futuro:

Babak Parviz teria se inspirado em De Volta para o futuro para chefiar a criação do inovador Google Glass?

google-glass.jpg

O Skype que hoje faz parte da MICROSOFT que permite uma conversa através de vídeo conferência esteve presente em uma das cenas.

SKYPE.jpg

Os Tablets também foram previstos pela equipe do filme, como nessa cena onde Marty é abordado para deixar sua assinatura digitalmente.

Tablet.jpg

Quem gosta de futebol e está acostumado com o Mosaico do Première Futebol Clube talvez nem houvesse notado que o pessoal da década de 80 já imaginava isso.

PFC mOSAICO.jpg

A tecnologia Kinect que permite jogar só usando os movimentos do corpo presente no vídeo game Xbox foi retratada no filme.

KInnet.jpg

A forma de abastecimento dos carros através do Biocombustível também foi um acerto, muitos carros no Brasil hoje em dia utilizam do ETANOL, combustível derivado da Cana de açúcar.

biocombustivel.jpg

Filmes em 3D e Hologramas são possíveis hoje, como na cena que homenageia o filme Tubarão, outro grande sucesso de Steven Spielberg.

Filmes 3d e hologramas.jpg

Os tênis que se amarram sozinhos quase estão do jeito do filme, a Nike lançou em 2011 uma réplica daqueles tênis usados por Marty McFly, porém a tecnologia que permite “laços inteligentes” provavelmente só estará presente no ano que vem em comemoração aos 30 anos do segundo filme.

Marty1-300x376.jpg

Leonard e Sheldon se equivocaram ao afirmar que o Hoverboard ainda não existia, ele já foi criado. Uma empresa californiana chamada Arx Pax inventou o skate Hendo que possui a tecnologia para fazê-lo voar, mesmo com limitações como a bateria durar apenas 7 minutos e ele só funcionar em superfícies metálicas (e não sobre a água como no filme), dez protótipos estão à venda pela bagatela de 10 mil dólares.

skatevoadordevoltaparaofuturo630.jpg

Muitos leitores possivelmente resmungaram que o carro voador ainda não existe, ledo engano senhoras e senhores, a empresa norte-americana Terrafugia criou um protótipo chamado TF-X que além de ser um belo carro futurista tem a autonomia de voar quase 500 milhas ou 805 quilômetros e fazer tanto a decolagem como o pouso de forma automática. A previsão de lançamento oficial segundo a empresa será em meados de 2015.

10329965_588628121250796_8467246980450888459_o.jpg


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Mário Lúcio
Site Meter