culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Pequeno guia para o homem rústico sobre os cabelos das mulheres

Um resumo sobre algumas questões que alguns homens não conseguem compreender quanto ao cuidado que as mulheres têm com os cabelos.


Homem rústico.jpg

Uma coisa é certa, em matéria de cuidado com o corpo e cabelos, as mulheres dão de 7x1 em nós homens, elas manjam dos paranauês. Claro que de uns tempos pra cá muitas coisas mudaram, os homens estão mais vaidosos e dando uma importância maior para o visual do que outras questões. Só que esse artigo não é para esse homem, e sim aquele rústico, aquele que ainda toma banho com a primeira coisa que faz espuma pela frente. Aquele que não usa shampoo ou condicionador e não vê a menor necessidade disso, ele usa sabão de pedra e olhe lá. Aquele que corta o cabelo tipo militar ou então nem corta e nem penteia, aquele que não liga de ter caspas ou de ficar careca. Se você se identificou, então esse artigo é aquilo que você precisava ler para realmente compreender sua esposa, namorada, ficante, irmã, prima, mãe, vó e o porquê delas terem tantos cuidados. Cada tópico parte de uma pergunta que qualquer um já deve ter feito ou fará um dia.

Por que o café, azeite, açúcar e a maisena estão sumindo de casa com frequência?

Sim meu amigo, elas usam tudo isso nos cabelos e muitas outras coisas. Acostume-se, boa parte das mulheres fazem receitas caseiras para hidratar, nutrir, reconstruir ou até mesmo ajudar no crescimento dos cabelos. Então irei explicar por partes, a cafeína tem efeito estimulante nos cabelos, leva mais rápido os nutrientes e em maior quantidade para o bulbo capilar (Essa é a parte onde o cabelo realmente cresce) favorecendo o crescimento dos fios. Na Alemanha, cientistas descobriram que a cafeína pode agir como fortalecedor e acelerar o crescimento em até 25%. O azeite de cozinha serve para hidratar os cabelos. Os óleos possuem o poder de nutrir (Umectação), mas no caso do azeite de oliva, a hidratação também é garantida, além de vitamina A e E. Já o açúcar elas usam para fazer máscaras de tratamento, ele age como esfoliante dando brilho, maciez e selando as cutículas (Não é aquela da unha, nesse caso a cutícula é uma das camadas principais do cabelo). O açúcar mais recomendado é o mascavo, pois é rico em cálcio e vitaminas e também diminui as pontas duplas (Imagina um fio elétrico desencapado). O amido de milho (Maisena) hidrata, tira a oleosidade e ajuda na recuperação de fios ressecados, porém a Dra Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que o amido serve para potencializar a máscara de tratamento que a mulher já possui, ele sozinho não funciona.

O que é esse tal de No Poo e Low Poo?

Se alguma mulher já comentou contigo que usa uma dessas técnicas no cabelo e você ficou com cara de paisagem, sem problemas, irei explicar. As técnicas de No Poo e Low Poo foram criadas pela cabeleireira inglesa, Lorraine Massey. Ela identificou que os cabelos cacheados e crespos precisavam de um cuidado diferenciado, por isso desenvolveu juntamente com sua equipe um método para a garota cacheada e também produtos específicos, a famosa linha Deva Curl (Famosa para elas, você provavelmente está vendo esse nome pela primeira vez). O No Poo (sem espuma/shampoo) é uma técnica que consiste em abolir o uso dos shampoos nas lavagens, optando por utilizar métodos mais suaves para a limpeza do cabelo, como por exemplo, o Cowash (lavagem com o condicionador). O Low Poo (pouca (o) espuma/shampoo) consiste em não usar shampoos com sulfatos pesados, optando pelo uso de shampoos que contenham apenas sulfatos leves. São cuidados com o couro cabeludo que várias mulheres já são adeptas.

Lorraine-Massey.pngLorraine Massey

Cabelo só tem dois tipos, bom e ruim não é?

Pelo contrário, aliás esses termos são preconceituosos e retrógrados. Para que você não pague esse mico por aí entenda que existem quatro tipos de cabelo; Liso, Ondulado, Cacheado e Crespo. Eles também são classificados por números e letras que vão de 1 a 4 e de A a C.

Tipo de cabelo.jpg

Minha mulher disse que precisa ir no cabeleireiro fazer o BC, que diacho é isso?

O BC que elas dizem é Big Chop (Grande corte), basicamente é quando se tira toda a parte com química do cabelo. É uma grande decisão que a mulher que está em transição capilar toma.

Por que ela tem tantos produtos para cabelo e não para de comprar novos?

Soldado, essa é uma batalha perdida, renda-se. Elas têm muitos produtos e sempre terão, pois as empresas de cosméticos todo mês lançam algo diferente e nenhuma mulher quer ficar de fora. Elas possuem shampoos, condicionadores, cremes de pentear, máscaras de tratamento, óleos, argilas, acidificantes, sprays, tônicos e muitos outros produtos. E tenha em mente que elas se arrumam para se sentirem bonitas para si mesmas e não para você.


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious //Mário Lúcio
Site Meter