culturiar

Culturiar é uma neologia, um verbo que exemplifica o nossa curiosidade sobre a cultura.

Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo...

Os nomes que dão nome às Estações

Qual pessoa que ao pegar os trens da CPTM ou o Metrô de SP nunca ficou se perguntando qual a origem dos nomes das estações? A proposta do texto é mostrar quem são as pessoas homenageadas e que fazem parte do cotidiano das pessoas na capital e grande SP.


São Paulo leva a alcunha de locomotiva do Brasil. Uma cidade que mais parece um país e é cercada de histórias e curiosidades. Junto com os municípios da região metropolitana forma a atual malha ferroviária de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô. O desenho férreo que encontramos por aqui conta com seis estações de metrô e sete estações de trens, dispostas num esquema que se assemelha com um grande asterisco, como Soninha Francine, atual secretária da pasta de Desenvolvimento Social da gestão Dória, disse em campanha política para à prefeitura de SP em 2012.

mapa.jpgMapa da rede metropolitana de transporte

Quem transita por São Paulo, seja para ir ao trabalho, faculdade, lazer ou qualquer outra atividade que vá realizar, já deve ter reparado nos nomes das estações de trem e metrô. Alguns nomes têm origem conhecida e sabemos assimilar bem o porquê da homenagem. Muitas estações levam nomes de santos da igreja católica, outras, nomes de bairros, nomes de clubes. Só que algumas em especial chamam a atenção, afinal quem são as pessoas que foram homenageadas com os nomes das estações? A seguir veremos alguns exemplos e as suas histórias:

Artur Alvim

A Estação de Artur Alvim fica na linha 3 Vermelha do Metrô, uma das linhas mais críticas, pois carrega boa parte da população paulistana e dos municípios arredores. É a penúltima estação e fica próxima da Arena Corinthians. A homenagem foi para o distrito de Artur Alvim e que leva esse nome por causa do Engenheiro Artur Alvim. Ele era um ex-funcionário da antiga ferrovia Central do Brasil e idealizou e realizou o projeto de uma malha ferroviária que corta o bairro. Foi responsável também pela construção da primeira escola municipal da região.

Fradique Coutinho

A Estação Fradique Coutinho fica na linha 4 Amarela do Metrô, uma das estações novas dessa que é a linha mais moderna do metrô e é gerenciada de forma privada. O bandeirante Fradique de Melo Coutinho é o homenageado. Integrante de uma das expedições ao sul do Brasil chefiadas por Raposo Tavares em 1628, era natural do Espírito Santo e chegou a ser juiz.

GRONCHI GIOVANNI.jpgImagem do Presidente Giovanni Gronchi

Giovanni Gronchi

A estação Giovanni Gronchi fica na linha 5 Lilás do Metrô. Linha essa que faz integração com a linha 9 Esmeralda de trens. É o nome também de uma famosa avenida na zona sul de São Paulo. Giovanni Gronchi foi um ex-presidente italiano que chegou a visitar São Paulo em 1958 e por conta dessa visita teve a avenida batizada com seu nome. Faleceu em 1977 em Roma, na região do Lácio que é o berço do Latim e consequentemente das línguas derivadas do mesmo, como a nossa Língua Portuguesa.

Adolfo Pinheiro

A estação Adolfo Pinheiro está também na linha 5 Lilás do Metrô. É a estação final dessa linha e foi inaugurada em fevereiro de 2014. Adolfo Pinheiro foi uma figura ilustre do século XIX, vereador da região da Vila de Santo Amaro e primeiro administrador do cemitério do bairro.

Oscar_Pereira_da_Silva_-_Aclamação_de_Amador_Bueno.jpgQuadro chamado Aclamação de Amador Bueno do pintor Oscar Pereira da Silva

Amador Bueno

A estação Amador Bueno fica na linha 8 Diamante da CPTM e tem acesso livre por conta da estrutura precária. Localiza-se após a estação Itapevi. Não fica muito claro para quem foi a homenagem, pois temos dois grandes personagens com o mesmo nome: Amador Bueno e Amador Bueno da Veiga. Amador Bueno, o Aclamado foi um grande personagem histórico do Brasil, proprietário de terras e administrador colonial da capitania de São Vicente. Chegou a ser aclamado em São Paulo, pela população, como rei no século XVII, prontamente ele recusou o título e reverenciou D. João VI de Portugal. Amador Bueno da Veiga era bisneto de Amador Bueno, foi um bandeirante e teve papel importante na expansão territorial paulista. Amador Bueno da Veiga chegou a participar da Guerra dos Emboabas no século XVIII.

Engenheiro Cardoso

A Estação Engenheiro Cardoso está localizada na linha 8 Diamante da CPTM, região oeste da Grande SP. Faz parte do município de Itapevi e antes se chamava estação Vitápolis. O engenheiro Cardoso em questão é João Pedro Cardoso, importante cartógrafo e autor de inúmeros mapas do Estado de São Paulo datados do começo do século XX.

Antônio João

A estação Antônio João fica na linha 8 Diamante da CPTM, pertence ao município de Barueri e próxima da empresa CSU e do polo estudantil da cidade que conta com escolas da rede FIESP. Antônio João Ribeiro foi um tenente do exército brasileiro e considerado herói na Guerra do Paraguai. Ele é citado no hino de Mato Grosso do Sul e tem uma cidade batizada com seu nome no mesmo estado.

Gal Miguel Costa.jpgImagem do General Miguel Costa

General Miguel Costa

A estação General Miguel Costa fica na linha 8 Diamante da CPTM e está na divisa entre Carapicuíba e Osasco. Seu nome original era apenas “Km 21”, mas como ficava perto de um matadouro, popularmente durante anos a estação ficou conhecida dessa forma. Em 1987 a estação passou a ter o nome atual. O General Miguel Alberto Crispim Rodrigo da Costa era um argentino naturalizado brasileiro. Participou das revoluções de 1924, 1930 e da revolução Constitucionalista de 1932. Peça fundamental na chamada Coluna Prestes.

Comandante Sampaio

A estação Comandante Sampaio está localizada na cidade de Osasco e fica na linha 8 Diamante da CPTM. O General Antônio Sampaio nasceu em Tambori no Ceará. Foi nome marcante do exército brasileiro e considerado patrono da Infantaria. Um dos heróis da Guerra do Paraguai.

Presidente Altino

A estação Presidente Altino também pertence ao município de Osasco e fica consequentemente na linha 8 Diamante da CPTM. Altino Arantes foi presidente/governador do Estado de São Paulo de 1916 a 1920, formado em Direito, membro da Academia Paulista de Letras e também foi o primeiro presidente do Banespa, que hoje é administrado pelo Banco Santander. O famoso prédio branco localizado no centro de São Paulo leva seu nome.

Domingos de Moraes

A estação Domingos de Moraes fica na linha 8 Diamante da CPTM, pertence ao município de São Paulo e antecede a estação Lapa. Domingos Correa de Moraes nasceu em Tatuí no interior de São Paulo, foi engenheiro civil, um importante fazendeiro e chegou a ser vice de Rodrigues Alves no governo do Estado.

Francisco Morato

A estação Francisco Morato da linha 7 Rubi da CPTM pertence ao município homônimo. Antigamente essa estação chamava-se Belém e fazia parte da linha férrea São Paulo Railway que ligava Santos a Jundiaí. Francisco Antônio de Almeida Morato nasceu em Piracicaba no interior de São Paulo, advogado influente, foi um dos fundadores da Ordem dos Advogados de São Paulo. Ele chegou a ser deputado federal e fundador também do partido Democrático, teve uma importante participação no movimento constitucionalista de 1932.

Baltazar Fidélis

A estação Baltazar Fidélis fica na linha 7 Rubi da CPTM. Antônio Baltazar Fidélis foi supervisor de tráfego da extinta São Paulo Railway (SPR).

Franco da Rocha

A estação Franco da Rocha está na linha 7 Rubi da CPTM. Francisco Franco da Rocha nasceu em Amparo no interior de São Paulo e se formou em Medicina no Rio de Janeiro. Importante médico psiquiatra no Brasil, um dos principais responsáveis em divulgar as concepções de Freud no país. Responsável pela construção do hospício de Juqueri, também foi músico, escritor e ornitólogo (especialista em pássaros Tico-Tico).

Comendador Ermelino

A estação Comendador Ermelino fica na linha 12 Safira da CPTM. A homenagem é para um dos filhos do Conde Francisco Matarazzo, o Comendador Ermelino Matarazzo. Foi um grande empresário brasileiro e acabou morrendo jovem, com apenas 37 anos num acidente automobilístico.

Calmon Viana

A estação Calmon Viana é a última da linha 12 Safira da CPTM e faz integração com a linha 11 Coral. Antônio Calmon Viana foi um engenheiro ajudante na 5ª divisão da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.

Ferraz de Vasconcelos

A estação Ferraz de Vasconcelos fica na linha 11 Coral da CPTM. O mineiro José Ferraz de Vasconcelos foi o engenheiro que projetou a estação ferroviária da Vila de Romanópolis. Foi convocado como superintendente das tropas na revolução de 1924, em São Paulo. Veio a falecer aos 44 anos.

Prefeito Saladino

A estação Prefeito Saladino fica na linha 10 Turquesa da CPTM. Saladino Cardoso Franco foi eleito vereador seis vezes consecutivas e posteriormente tornou-se prefeito de Santo André. Era de uma família bem abastada na região do Grande ABCD.

Principal site usado como referência na pesquisa:

http://www.estacoesferroviarias.com.br


Mário Lúcio

Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo da Grande São Paulo....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious //Mário Lúcio