da janela das eumênides

...cada amanhecer traz a razão para recomeçar...

Maria Brockerhoff

As Eumênides acreditam, piamente, na sorte do trevo de quatro folhas… regado com suor, garra, técnica e insônia!

Parque Nacional Yellowstone

O Parque Yellowstone em Wyoming limita-se com Montana e Idaho, noroeste dos Estados Unidos. A beleza deste lugar supera tudo nesta terra.


Foto: Rainer Brockerhoff

As montanhas cobertas de pinheiros e árvores vermelho-dourados antecipam as muralhas e canyons espetaculares.

Foto: Rainer Brockerhoff

Uma curva descortina extensos e esverdeados campos de feno. Os morros aveludados se perdem no horizonte. O parque começa a partir deste belíssimo Lago Yellowstone.

Foto: Rainer Brockerhoff

Há excelentes hotéis no parque; o mais famoso, Old Faithful Inn, é uma antiga e imponente construção (1903-1904) de madeira, com troncos retorcidos dando-lhe um aspecto original.

Foto: Rainer Brockerhoff

Sua localização é privilegiada: cercado por incríveis e borbulhantes gêisers. Aliás, uma das grandes atrações de Yellowstone são os incontáveis e altíssimos jatos de água quente. Estes gêisers com o fundo em cores brilhantes — turqueza, amarelo, verde, vermelho — são os surpreendentes resultados das câmaras de magma subterrâneas.

Foto: Rainer Brockerhoff

Yellowstone originou-se de uma erupção vulcânica há 600 mil anos; ninguém acreditava quando os forasteiros contavam sobre estes rios de fumaça para o céu... eram considerados delírios ou histórias de pescador... mais tarde, os gêisers eram coisas do demônio! São deslumbrantes e, realmente, inacreditáveis estes bolsões que transformam e colorem a superfície.

Foto: Rainer Brockerhoff

A estrutura do parque é ótima, além de trilhas e passarelas de acesso a todos os cantos há estradas asfaltadas cobrindo grande parte do parque. Apesar disso, exige-se um bom condicionamento físico para aproveitar de toda a diversidade. Recomendamos o excelente site de Scott Moey.

Foto: Rainer Brockerhoff

Há, ainda, muitos animais selvagens no Yellowstone. Uma experiência muito inteligente é o resgate dos lobos que, na década de 1920, foram dizimados por caçadores do próprio parque. Atualmente, os lobos foram reintroduzidos no parque e já há uma população de quase duas centenas.

No Yellowstone há muitos rios que se transformam em imponentes cachoeiras; a “Lower Falls”, por exemplo, despenca (94m!), ruidosamente, em uma longa e funda garganta de rochas sinuosas e coloridas apertando o rio turquesa lááá embaixo, formando um canyon de aproximadamente 300m de profundidade, este sim, indescritível e nos faz duvidar dos próprios olhos.

Foto: Rainer Brockerhoff

A gente se torna transparente com uma saudável incapacidade diante desta natureza forte, sábia, indomável!

Foto: Rainer Brockerhoff


Maria Brockerhoff

As Eumênides acreditam, piamente, na sorte do trevo de quatro folhas… regado com suor, garra, técnica e insônia!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Maria Brockerhoff