da ponte para o miradouro

Para além do visível... desassossego!

Ana Mendes Pinto

Bernd and Hilla Becher

Numa abordagem literal podemos referirmos ao trabalho dos Becher como fotografias de temática industrial. No entanto a sua obra vai mais além do que a simples escolha de edifícios extremamente marcados pelas sua formas ou marcos de evolução tecnológica. Os Becher legitimam a fotografia no meio artístico situando-a no escultórico.


Bernd Becher (1931–2007) e Hilla Becher (1934) são dois artistas alemães conhecidos pelo seu trabalho fotográfico com recurso a elementos de carácter industrial como torres de água, máquinas de extracção para poços de minas, depósitos de carvão, entre outros.

As suas fotografias caracterizam-se pela anulação de qualquer dimensão paisagística. A supressão da linha do horizonte permite que o edifício perca qualquer noção de escala e se torne abstracto. Assim, é eliminada a sua referencia arquitectónica e o seu carácter funcional passando a ser objectos que se apresentam a si próprios e se definem com uma identidade escultórica.

13 Water Towers.jpg

becher.jpg

bernd-hilla-becher-gas-tanks_1983-92.jpg


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 4/s/fotografia// //Ana Mendes Pinto