Tyler Shields: um (adorável) provocador calhorda
Embora mantenha essa paixão absurda pela construção das palavras e tenha a música e a literatura como paixões de alma, se fosse para manifestar minha visão de mundo em forma de arte, escolheria a fotografia. Eu posso passar - feliz - muitas horas mergulhada no universo das imagens. Meus favoritos são repletos, muito repletos de sites e portfolios de fotógrafos das mais diversas capturas e segmentos. Vou catando e me encantando a todo momento, em quaisquer referências. Meu trabalho é abençoado, porque passo muitas horas do meu dia fazendo curadoria de conteúdos e com isso, descobrindo artistas nas minhas referências.
Contudo, não foi na curadoria que eu conheci Tyler Shields. Assim como a arte, o lixo (desses televisivos) também me fascina. E foi assistindo ao reality Mrs. Eastwood and Company que vi seu trabalho pela primeira vez. Shields é namorado de Francesca, filha do muso ator Clint Eastwood. O que me chamou a atenção? Vê-lo destruindo uma Hermès Birkin, de duzentos mil reais, numa crítica ao consumo. Ou pela arte.
Tyler já havia feito um ensaio sob o mesmo argumento, em que o objeto/vítima era um Louboutin. Assim como o supracitado, ele teve sua validade questionada.
Essa semana, Shields virou notícia novamente, quando foram publicadas fotos de Abigail Breslin, a eterna Miss Sunshine, agora com 16 anos, sensual, estrelando um vídeo do fotógrafo, Final Girl. Suspense sobre a produção.
A namorada, Francesca Eastwood, é sua principal modelo. De beleza pedante, suas fotos saem sempre INCRÍVEIS.
Jovens celebridades "problema", que estão sempre sob os holofotes de escândalos, adoram seu trabalho e muitas delas já posaram para suas lentes: Mischa Barton, Lindsay Lohan, as irmãs Olsen, Emma Roberts, entre outras.
Não importa que seja ícone, sucesso, consumo, dinheiro ou cultura, Tyler Shields desafia. E o faz de forma deliciosa. Calhorda, exibido, provocador e arrogante podem definir sua personalidade, podem definir seu trabalho. Mas isso também o torna adorável e fascinante.
Ele provoca por provocar. Ele o faz bem.
Todas as fotografias que ilustram esse post foram retiradas do site oficial do artista: http://www.tylershields.com/