dadaísta

um blog sobre arte e desordem

Cátia Andressa da Silva

Fala muitos palavrões, os amigos dizem que é indecente, mas também a chamam de feminista, de nerd, dizem que é inteligente e essas coisas todas e tal… Estudou história e ciências sociais e já fez cursos de culinária e maquiagem de circo. Trabalha blogando e com o que chamam por aí de Social Media. Rouba canetas e coleciona afetos.

Monette e Mady: os retratos da longa (e intrigante) vida de gêmeas

Gêmeos. Substantivo Masculino. Plural. Diz-se de ou cada um de dois ou mais irmãos nascidos do mesmo parto. Diz-se de ou cada um dos dois músculos que formam a barriga da perna. Igual ou muito parecido. Diz-se do parto de dois filhos.
Simbiose. Substantivo Feminino. Associação recíproca de dois ou mais organismos diferentes que lhes permite viver com benefício. Vida em comum, intimidade entre duas pessoas.


A história é demais.

Maja Daniels as viu pela primeira vez há muitos anos e não acreditou que fossem reais. Seguiu-as. Seguiu-as por anos.

01_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

02_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

Em 2010 ela tomou coragem e se aproximou de Monette e Mady, idênticas gêmeas parisienses e pediu para documentá-las. Estranharam, pero no mucho. As irmãs são acostumadas aos olhares curiosos dos transeuntes. Até já realizaram participações especiais no cinema e em vídeos musicais. Costumam sair em público vestidas exatamente iguais. São provocadoras, à sua forma francesa de ser.

Você se acostuma a ver gêmeos bebês (no máximo, crianças na primeira idade) vestidos de forma idêntica pelos pais, mas, ao primeiro traço de personalidade, chega a ruptura. As gêmeas Monette e Mady andam na contramão dessa lógica.

04_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

05_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

A história delas possui outros traços peculiares. Nunca se casaram ou tiveram filhos, possuem hábitos alimentares idênticos, além da forma de se vestirem, é claro. Monette e Maja vivem juntas e falam sempre em primeira pessoa (tratam-se como se fossem uma só). É mais que sintonia, é simbiose. Intrigante e assustador.

07_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

08_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

Curiosamente, elas afirmam que, quando crianças, a mãe as vestia de forma diferente, para que não ficassem estigmatizadas e ficou chateada quando resolveram se divertir. Isso mesmo, elas demonstram que se divertem muito com sua forma unusual de viver.

09_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

10_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

11_Maja_Daniels_MM.jpg.CROP.original-original.jpg

Simbiose. Substantivo Feminino. Associação recíproca de dois ou mais organismos diferentes que lhes permite viver com benefício. Vida em comum, intimidade entre duas pessoas.

Intimidade tão bela que lhes permitiu tornarem-se obras de arte.

Via Slate.com


Cátia Andressa da Silva

Fala muitos palavrões, os amigos dizem que é indecente, mas também a chamam de feminista, de nerd, dizem que é inteligente e essas coisas todas e tal… Estudou história e ciências sociais e já fez cursos de culinária e maquiagem de circo. Trabalha blogando e com o que chamam por aí de Social Media. Rouba canetas e coleciona afetos..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @obvious //Cátia Andressa da Silva