A Londres dos seus moradores de rua
É bonita.
Em 2012, um grupo voluntário chamado Cafe Art foi criado em Londres com o objetivo de conectar artistas e moradores de rua a estabelecimentos locais, especialmente cafés, onde suas artes pudessem ser expostas e a renda proveniente dessas exposições fosse revertida em seu próprio benefício, para melhorar condições de vida e fomentar a formação desses artistas. A iniciativa se tornou um sucesso, a adesão social foi imediata e o impacto de suas ações começou a reverberar.
Em julho deste ano, eles entregaram 100 câmeras descartáveis Fujifilm para os sem-teto de Londres, acompanhado por um treinamento da Royal Photographic Society e um pedido: que fossem feitas fotos da cidade com o tema "My London". 80 câmeras e mais de 2.500 fotos foram devolvidas. Destas, 20 foram escolhidas por um corpo de jurados e foram a votação popular, em uma exposição pública, para se tornarem a terceira edição de um calendário com o nome do projeto.
As fotos escolhidas, além da primeira utilizada aqui nesse post, que ilustrará a capa do calendário, foram:
A campanha para a produção desse calendário está rodando na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao pagamento da impressão das fotografias e do calendário, à recompensa dos fotógrafos, à compra de materiais de arte para grupos de arte afetados pela falta de moradia ou ajudando as pessoas participarem de cursos de arte com os quais sonham.
Arte como impacto social. Sim! Awesome!