Carolina Carettin

É jornalista, interessada em cultura. Tira algumas fotos de vez em quando.

Millefiori - as cores de Oefner

Misturando arte e ciência, Fabian Oefner apresenta fotografias inovadoras que nos convidam a olhar demoradamente fenômenos que nos cercam todos os dias.


O suíço Fabian Oefner defini-se em seu site como um "investigador curioso", fotógrafo e artista. Seu trabalho também desperta a curiosidade. São fotos que circulam nos campos da arte e da ciência. Oefner já trabalhou com força centrípeta em "Black Hole", com ondas sonoras em "Dancing Colors" e, no projeto que falaremos neste post, "Millefiori", com as propriedades magnéticas do ferro. Ainda no perfil que o apresenta em seu site, Fabian diz que seu trabalho é um convite a pararmos por um momento e apreciarmos a magia que está a nossa volta todos os dias.

5.jpg

As imagens de "Millefiori" são criadas a partir da mistura de fluído de ferro com tinta, colocada em um campo magnético. O fluído de ferro é uma solução magnética com viscosidade similar a óleo de motor. Quando colocado em um campo magnético, as partículas de ferro na solução começam a se rearranjar, formando esses canais pretos, separando a tinta do fluido de ferro.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

6.jpg

O vídeo abaixo foi inspirado no trabalho de Oefner e funciona como um making of das fotografias.

As fotografias de Oefner foram exibidas em vários países. Ele também colabora com projetos artísticos e campanhas publicitárias.

Mais em seu site ou no Behance.

O artista já teve outros trabalhos apresentados aqui no Obvious: Dancing colors, por Bruna Vieira de Assis Nebulosas e 'Nebulae', por Camila Agner


Carolina Carettin

É jornalista, interessada em cultura. Tira algumas fotos de vez em quando..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @destaque, @obvious //Carolina Carettin