A menina que viu a morte
"É só uma pequena história, na verdade, sobre, entre outras coisas:
Vi três vezes a menina que roubava livros."
Com essas palavras o australiano Markus Zusak nos apresenta a história de Liesel Meminger no romance "A Menina que Roubava Livros". Após oito anos do lançamento no Brasil, a Fox Filmes lança o filme que traz Sophie Nélisse no papel principal e Geoffrey Rush ("Piratas do Caribe", "Os Miseráveis") e Emily Watson ("Anna Karenina", "Cavalo de Guerra") como seus pais adotivos.
Jules Heath - © 2013 - Twentieth Century Fox Film Corporation
Narrada por ninguém menos que a Morte, a história se passa na Alemanha nazista, entre 1938 e 1943. Após ser separada de sua mãe, uma "kommunist", Liesel vai morar com Hans e Rosa Hubermann. Mesmo com a amargurada personalidade de sua nova mãe, a garota acaba se acostumando com a vida na Rua Heaven*.
Em seus primeiros dias como uma Hubermann, Liesel conhece seu vizinho Rudy Steiner, o "garoto com cabelo cor de limão" que sonha em se tornar um grande corredor. É o garoto que a acompanha em seu primeiro dia de aula e que assiste ao deboche dos outros alunos quando estes descobrem que Liesel não sabe ler ainda.
Jules Heath - © 2013 - Twentieth Century Fox Film Corporation
Os dias passam até que Max Vandenburg chega à propriedade dos Hubermann. Judeu, Max é filho de um velho amigo de Hans que precisa de um esconderijo. Nesse momento, podemos perceber uma gradual mudança de comportamento em Rosa, que torna-se mais amorosa e tolerante.
Liesel também cresce com a chegada do judeu. Após os ensinamentos de seu pai com a leitura, os dois conversam sobre livros e Liesel passa a ser os olhos de Max, contando-lhe sobre o clima, as notícias e os detalhes e peculiaridades do dia-a-dia.
Jules Heath - © 2013 - Twentieth Century Fox Film Corporation
Para ajudar sua mãe com o trabalho, Liesel passa a entregar a roupa passada às clientes. Uma delas, a mulher do prefeito que vive numa bela casa afastada da cidade. Ilsa Hermann presenciara o primeiro roubo de Liesel numa noite em que membros do partido se reuniram para queimar livros. Após perceber o interesse da menina pela leitura, convida-a para conhecer sua biblioteca. As duas nutrem uma relação quase de mãe e filha, já que Ilsa também perdera seu filho muito cedo.
Não contente com a situação, o prefeito manda a garota embora e suspende os serviços de sua mãe, o que só faz crescer a vontade de Liesel de voltar lá e ler todos aqueles livros.
Jules Heath - © 2013 - Twentieth Century Fox Film Corporation
Liesel enfrenta a morte três vezes, em uma época em que, como a narradora mesma diz, a morte tinha muito trabalho.
O longa estreia no dia 31 de janeiro no Brasil e concorre ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original com o trabalho de John Williams. Saiba mais no IMDb.
*Originalmente, no livro, a via chama-se "Himmel" e o autor explica que a palavra significa "Céu", por isso a rua passou a ser chamada de "Heaven" no filme.