Carolina Carettin

É jornalista, interessada em cultura. Tira algumas fotos de vez em quando.

sobrevivendo à bienal do livro

Livros, livros e mais livros. Saiba como conseguir aproveitar ao máximo os últimos dias da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


ti.png Termina no próximo domingo, dia 31 de agosto, a 23ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, a Bienal reúne as principais livrarias, editoras e distribuidoras do país e ainda dá ao visitante a oportunidade de conhecer autores e participar de atividades culturais.

Minha primeira visita à Bienal foi em 2005. Depois da primeira experiência é possível aprender bastante sobre o evento e se preparar melhor para a próxima edição. Confira abaixo dicas e informações para que você possa aproveitar ao máximo esses últimos dias de evento.

1 - Chegue cedo 2.png Por ser um evento internacional, muita gente vai para a Bienal, principalmente nos fins de semana. Por isso, chegue pelo menos meia hora antes da abertura dos portões. (Você confere os horários no fim do post) No último fim de semana, as filas não estavam muito bem organizadas do lado de fora, por isso tente se informar com os funcionários que estarão no local para evitar perda de tempo.

2 - Estacionamento e transporte est.png A Bienal conta com um estacionamento oficial, porém você vai desembolsar salgados R$40,00 pelo serviço. Há um outro local, antes da entrada do Anhembi, que cobra cerca de R$30,00. Para quem preferir utilizar o transporte público, os ônibus circulam com ida e volta ao Anhembi a partir da estação de Metrô do Tietê (Linha Norte-Sul) durante todos os dias da semana ou com ida e volta a partir do terminal rodoviário e estação da Barra Funda (Linha Leste-Oeste) somente aos fins de semana. O serviço acontece uma hora antes da abertura e até uma hora após o término do evento. No site, você encontra informações sobre hospedagem e como chegar ao local.

3 - Comida e conforto ss.png Todo mundo que vai pra Bienal em algum momento ficará com fome ou sede e isso acarreta filas e mais filas. Leve um lanche reforçado e água. Além disso, vá com uma roupa confortável e com um sapato que não machuque seus pés, porque você vai andar MUITO e enfrentar longas filas.

4 - Faça uma lista e conheça o local Sem título.png Procure quais editoras estarão presentes na Bienal e quais te interessam. Faça uma lista e consulte na planta do evento onde fica o stand de cada uma delas. É possível baixar o aplicativo da Bienal que permite que você favorite as editoras que quer visitar, facilitando sua visita.

5 - Pesquise preços 3.png Essa é para quem vai pra Bienal achando que vai encontrar todas as editoras com promoções de 50% de desconto. Não é bem assim. Eu, particularmente, me decepcionei ao chegar em grandes editoras e encontrar livros mais caros do que em lojas virtuais. Por isso, pesquise os preços dos livros que queira comprar, porque você pode acabar pagando mais caro.

6 - Consulte a programação 10342397_857773387568512_2644789395581705882_n.jpgZiraldo, Pedro Bandeira e Maurício de Sousa são alguns autores brasileiros que participam da Bienal Muitos autores estão na Bienal e não sabemos. Experiência própria: descobri que um autor que gosto estava autografando quando passei pelo stand e o vi. Por isso, consulte a programação e se organize. Procure informações sobre senhas, onde elas serão retiradas e o horário da sessão de autógrafos. Nesta edição, já tivemos muitos encontros e debates interessantes legais na Bienal, além da programação especial preparada pelo SESC.

7 - Leve dinheiro 444.png A maioria dos stands aceita pagamento com cartão de crédito e débito, mas muitas máquinas não tinham sinal bom, o que atrapalhava na hora de pagar. Por isso, leve dinheiro para garantir.

Ficou faltando alguma informação? Consulte a sessão Dúvidas Frequentes aqui.

SERVIÇO - 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Quando: 22 a 31 de Agosto de 2014 (Ainda tem 4 dias. Corre!)

Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP

Horário de Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h) Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h) Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)

Embarque/Desembarque: Rua Marechal Odylio Dennys, oposto ao nº 70.

Todas as fotos estão disponíveis no flickr da Bienal.


Carolina Carettin

É jornalista, interessada em cultura. Tira algumas fotos de vez em quando..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @destaque, @obvious //Carolina Carettin