de dentro da cartola

Entre um sacudir e outro: a palavra

Giseli Betsy

Meu instrumento é a palavra. Minha maior motivação é o desafio.

Sebastião Salgado: “Gênesis” 'minha carta de amor para o planeta'

“Gênesis” é um projeto de Sebastião Salgado, um livro com mais de 500 páginas de incríveis imagens de paisagens naturais, seres humanos e animais, com todas as tonalidades possíveis do preto e branco, já que o fotógrafo não trabalha com outras cores.


Salgado4.jpg

Sebastião Salgado ou Tião de Aimorés é o Sebastião do mundo, esse fotógrafo brasileiro que se deixar não vai parar nunca de chamar a atenção do próprio homem para o espetáculo da vida. Para fazer “Gênesis” ele nunca tinha fotografado outra coisa, senão o ser humano, então teve que aprender a fotografar animais e também paisagens.

O mundo natural surge como resultado de um trabalho colossal. A ideia em “Gênesis” era mostrar a Terra como ela era – e ainda é – Uma espécie de tributo à Terra virgem. Com este trabalho Sebastião Salgado descobriu que nosso Planeta não mudou tanto assim. Já que quase metade da Terra está como no dia de “Gênesis”. O homem foi, passou, mas ainda não destruiu.

Salgado2.jpg

Este livro não é só um catálogo de paisagens naturais, inclui também um fenomenal retrato de seres humanos que vivem em equilíbrio natural com o biossistema.

Salgado1.jpg

O trabalho foi realizado em 8 anos e mais de 30 viagens aos recantos mais longínquos, em busca de lugares intocáveis. Lá estão os índios, os baobás, as geleiras, os platôs e os pinguins.

Salgado11.jpg

E quem pensa já ter visto tudo a esse respeito, vai mudar de ideia assim que abrir o livro. Trata-se de fotografias que se sobressaem pela beleza natural obtidas em momentos de completude. Seu objetivo com o projeto era captar a beleza do planeta e dar uma pequena colaboração para “reverter o dano causado e conservá-lo para o futuro.”

Salgado8.jpg

Além do livro, também está previsto o lançamento de um filme sobre o trabalho de Sebastião Salgado, dirigido por Wim Wenders.


Giseli Betsy

Meu instrumento é a palavra. Minha maior motivação é o desafio..
Saiba como escrever na obvious.
version 8/s/fotografia// @destaque, @obvious //Giseli Betsy