de dentro da cartola

Entre um sacudir e outro: a palavra

Giseli Betsy

Meu instrumento é a palavra. Minha maior motivação é o desafio.

A arte e poesia versada da Capoeira

A Capoeira é uma demonstração de conhecimentos ancestrais e populares, que são difundidos por meio de suas cantigas, mitos e fundamentos. Ela traz como tema de seus versos, ou de seus contos rimados, personagens como Patinha, Bimba, Besouro, Zumbi, dentre outros. A Capoeira é uma manifestação artístico-cultural que abrange o universo da dança, da música, da literatura e da arte marcial. Brincadeira mandingueira que revela em si suas indiscutíveis origens africanas.


7.jpg "A capoeira É um jogo, é um brinquedo é se respeitar o medo e dosar bem a coragem"

O Patrimônio Cultural Imaterial abrange expressões de vida e tradições de toda parte do mundo. Tradições estas que ancestrais passam para seus descendentes. Aos 26 de novembro de 2014 a Unesco, reunido em Paris, tornaram a Capoeira Patrimônio Cultural da Humanidade, tal reconhecimento já tinha sido dado no Brasil ao samba de roda do Recôncavo Baiano, à arte e pintura corporal dos Kusiwa, ao frevo e ao Círio de Nazaré.

2.jpg

"O reconhecimento da Roda de Capoeira pela Unesco é uma conquista muito importante para a cultura brasileira. A capoeira tem raízes africanas que devem ser cada vez mais valorizadas por nós. Agora, é um patrimônio a ser mais conhecido e praticado em todo o mundo". destacou a ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler.

Ginga, malicia, história e beleza. O toque do berimbau anuncia o começo da roda de capoeira (jogo), sente-se um arrepio dos pés a cabeça e a vontade de entrar e jogar. Mistura de dança e arte marcial herdada dos escravos, que durante seus primórdios foi marginalizada.

6.jpg

O som das belas canções cantadas pelos mestres e respondidas pelo coro. Atabaques, agogôs, pandeiro e outros, acompanham o berimbau e ajudam a embalar a roda. As rodas de capoeira costumam ser formada por um mestre, um contramestre e vários discípulos. Lindo de se ver, emocionante, só quem participou de uma roda conhece essa sensação da qual estou falando.

"É uma luta é manha de mandingueiro é o vento no veleiro é um lamento na senzala é um corpo arrepiado um berimbau bem tocado O sorriso de um menininho"

Meia-lua de compasso, rabo de arraia, martelo, beija-flor, são alguns dos golpes que fazem do jogo, bonito e certeiro. Os movimentos executados pelos capoeiristas exigem grande agilidade corporal, com jogadas rápidas de braços e pernas. A capoeira é uma prática cultural afro-brasileira que combina luta e dança, cujas origens são do século XVI.

10.jpg

Nasceu como uma forma de resistência à opressão, originada em pleno período escravista, a capoeira desenvolveu-se como forma de gentileza e acolhida entre os africanos escravizados. Hoje, é um dos maiores símbolos de identificação brasileira e está presente em todo território nacional, além de ter praticantes em todos os continentes.

"A Capoeira é o vôo de um passarinho bote de cobra coral sentir na boca todo o gosto do perigo e sorrir para inimigo ao apertar a sua mão é o grito de Zumbi ecoando no quilombo; É se levantar de um tombo antes de tocar o chão"

Pastinha, o Mestre da Angola , a capoeira jamais esquecerá este notável, o guardião da capoeira d'Angola. A Angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, movimentos dissimulados feito perto do solo e também, em cima, ela destaca as tradições da Capoeira, que em sua raiz está ligada aos rituais afro-brasileiros, caracterizado pelo Candomblé, sua música é ritmada e ritualizada, e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos.

4.jpg

É comum a primeira vista ver o jogo de Angola como não perigoso, contudo o jogo D'angola é complexo . Seu comando é muito mais dificultoso, envolvendo não só a parte mecânica do jogo, mas também características como sutileza, a dissimulação e teatralização para superar o oponente. Vinda depois, existe a capoeira regional criada por Mestre Bimba , onde muda-se o jeito de se expressar.

Pastinha_bimba.jpg

Sabe-se que Bimba incorporou golpes do batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e hesitantes. Esta é mais recente, com golpes de artes-marciais em seu jogo que também é mais rápido. Os principais elementos da capoeira regional são as quedas, rasteiras, cabeçadas. Ambos os estilos são marcados pelo uso da famosa mandinga – os jogadores de Angola e Regional são bastante ativos no chão e no alto.

3.jpg

Tem jogo certo para os toques específicos e com fundamentos próprios. Tanto o jogo Regional ou de Angola pode ser jogado na manha ou com mais agilidade. Tem que ser marcado, sincronizado no toque do berimbau que embala a roda e dá o ritmo ao jogo. Capoeira tem força, garra, ritmo e muita ciência também.

"É o ódio e a esperança que nasce um tapa explodiu na face foi arder no coração enfim é aceitar o desafio com vontade de lutar; Capoeira é um pequeno navio solto nas ondas do mar "

Iê viva meu mestre! Iê vamos simbora, camará!


Giseli Betsy

Meu instrumento é a palavra. Minha maior motivação é o desafio..
Saiba como escrever na obvious.
version 7/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Giseli Betsy
Site Meter