Jocê Rodrigues

Escritor, jornalista musical e poeta (autor do livro As Máquinas de Deus, ed. Multifoco); criador e editor-chefe da revista Vermelho!, atua como crítico para diversos sites e publicações.

Pablo Castro e a Busca Pelo Anterior

Um dos responsáveis pela revolução da canção e pelo levante da música mineira na década passada lança crowdfund para lançamento de seu primeiro CD.



Pablo 1.JPG

Pablo Castro é um dos compositores (junto a Kristoff Silva e Makely Ka) responsáveis pela obra que deu fôlego e autonomia para a atual cena musical mineira. Estou falando do álbum-manifesto A Outra Cidade, que reuniu diversos grupos e músicos de Minas, em um levante armado (de poéticas, de ideias e ações) em defesa da canção, uma verdadeira convocação artística.

Pablo é o único envolvido no projeto que ainda não lançou um trabalho solo. Melhor dizendo, era. O músico acaba de lançar um projeto no Catarse (que visa arrecadação de fundos) para a finalização do álbum “Anterior” que é uma (des)continuidade poética [um trânsito entre pulsões antigas e novas], um começo-síntese de Pablo Castro, artista de opiniões fortes e intensas, que dispara proposições e estímulos.

Campanha A N T E R I O R de Pablo Castro from Palavra Som on Vimeo.

A canção é a protagonista de Anterior, ela, com todas as suas possibilidades, seus matizes e densidades. Não é apenas fio condutor ou instrumento regulador; ela é o combustível, o desejo, que move o disco, apresentando signos ora unívocos, ora polissêmicos feito poesia.

Anterior pode ser considerado um disco neobarroco (como formulado pelo escritor cubando Severo Sarduy), cheio de detalhes e minúcias. Nele há movimentos que esboçam um deslocamento do eixo existencial antropocêntrico para paragens outras; assim como passagens por campos comuns e facilmente reconhecíveis, porém, sempre com singulares visões.

Capitaneiam o projeto o festival Palavra Som, evento de grande importância e que funciona como uma mostra do que vem acontecendo de melhor na nossa música, e o Laboratório Filmes, parceiro forte e de fôlego em projetos que envolvem a nova música. O disco já está gravado e mixado – contando com a participação de mais de 50 músicos, dentre eles, nomes fortes como Thiakov e Rafael Martini –, faltando agora prensar e lançar e todos podem ajudar a tornar possível um acontecimento de grande importância no cenário artístico musical.

Abaixo, o link do soundcloud onde algumas músicas já podem ser ouvidas, e o link do Catarse para colaborar. https://soundcloud.com/pablo_castro/sets/cd-anterior

http://catarse.me/pt/pablocastro



Jocê Rodrigues

Escritor, jornalista musical e poeta (autor do livro As Máquinas de Deus, ed. Multifoco); criador e editor-chefe da revista Vermelho!, atua como crítico para diversos sites e publicações..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/s,Palavra Som
Site Meter