depositório

Arquivando o Infinito

Valdir Machado

Economista, funcionário público e professor do ensino superior, por formação. Por gosto, aspirante a "escrevedor" (escritor é título muito nobre pra quem se utiliza da escrita como passatempo). Entre em contato: [email protected]

Atenas ou Particular Pasárgada?

Apesar da crise econômica pela qual passa a Grécia, sua capital mantém os grandes encantos traduzidos nas vastas opções históricas, culturais e na boa qualidade de sua cozinha mediterrânea.


Thumbnail image for DSC02363.JPG

Quem, pela primeira vez, deixa para trás o aeroporto Elefthérios Venizélos e se desloca, através de túneis e largas avenidas, em direção ao centro de Atenas, geralmente vê suas expectativas superadas em relação ao que imaginou sobre a cidade.

Dotada de uma completa infraestrutura cultural que abrange museus modernos, bibliotecas, igrejas, teatros, sítios arqueológicos ao ar livre e equipamentos históricos imponentes - caso da Acrópole e dos diversos templos que ali reinam, absolutos - a cidade, localizada no extremo sul do continente europeu, tem nos seus bons restaurantes, no cosmopolitismo e nas atrações insulares próximas, outros grandiosos trunfos.

DSC02382.JPG

Após a subida à Acrópole, caminhar pelas ruas do centro histórico em busca de souvenirs em forma de olho-grego, cabeças de Minotauro, elmos ou sandálias, é, sem dúvida alguma, um excelente experiência. Depois de percorrer várias lojinhas, o que deve durar uma manhã inteira, nada melhor do que sentar à sombra de um dos vários pequenos bares e restaurantes, saboreando os acessíveis menus da culinária mediterrânea.

Para os amantes de uma boa cerveja, a pedida é tanto a Mythos quanto a Fix Hellas, as melhores das Pilsen gregas. Para constatar essa verdade, basta uma rápida entrevista aos simpáticos garçons que trabalham na Rua Adrianou, famosa por abrigar inúmeros estabelecimentos comerciais dos mais variados cardápios.

DSC02308.JPG

Os principais pontos turísticos de Atenas têm como pano de fundo o Parthenon, a maior construção da Acrópole, situado numa colina a cento e cinquenta metros acima do nível do mar. À noite, dada sua iluminação em tons alaranjados, aquela vista suprema é companhia inspiradora para uma boa conversa e copos cheios - de vinho grego, preferencialmente.

Em complemento às opções atenienses, as ilhas gregas proporcionam aos seus visitantes as mais diferenciadas sensações que vão desde o agito de Mykonos, passando pelo romantismo de Santorini e pela espiritualidade de Patmos, até a historicidade de Creta. Para conhecê-las, nada melhor e mais barato do que adquirir tickets para os confortáveis e constantes Ferry Boats, e, ainda por cima, apreciar inesquecíveis paisagens durante o trajeto aos destinos insulares.

DSC02444.JPG

DSC02468.JPG

DSC02442.JPG

DSC03258.JPG

DSC03134.JPG

DSC02721.JPG

DSC03310.JPG

Ao adicionar a tudo isso o caráter multicultural resultante das miscigenação dos que frequentam seus espaços, Atenas pode, e facilmente, transmutar-se numa idealizada Pasárgada, particular a cada um dos que a procuram.


Valdir Machado

Economista, funcionário público e professor do ensino superior, por formação. Por gosto, aspirante a "escrevedor" (escritor é título muito nobre pra quem se utiliza da escrita como passatempo). Entre em contato: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Lugar// @destaque, @obvious //Valdir Machado