desmistificador de dálias

“inventar vida de onde [talvez] nunca saiu sequer um sopro de ar”

José Douglas Alves dos Santos

Escritor, cinéfilo, Pedagogo, Mestre em Educação e Desmistificador de Dálias.

CINCO FILMES SOBRE... VIOLÊNCIA À MULHER

Este texto tem por objetivo apresentar cinco filmes que tratam a respeito da violência contra a mulher. São muitos os longas que abordam o assunto, no entanto deixo como dica estes que, de alguma forma, dialogam sobre a temática fazendo-nos pensar nas diversas formas de violência à mulher em nossa sociedade.


001.jpg

Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991). Dirigido por Jon Avnet e baseado no romance de Fannie Flagg, este é um filme que aborda inúmeras questões de uma herança cultural deixada pela sociedade patriarcal e machista que nossos antepassados vivenciaram (e que nós ainda vivenciamos).

002.jpg

Tiranossauro (Tyrannosaur, 2011). Dirigido por Paddy Considine, este drama britânico aborda o medo da mulher numa relação complexa com seu marido, ao mesmo tempo em que reflete sobre a cultura da violência dos homens às mulheres, do papel que uma religião pode desempenhar na conformação feminina, da busca pela liberdade interior, entre outros temas.

003.jpg

Monster - Desejo Assassino (Monster, 2003, Patty Jenkins), traz uma história contundente (e comovente) sobre os efeitos e consequências da agressão à mulher e de como o conservadorismo social pode influenciar no modo de vida das pessoas.

004.jpg

Prenda-me (Arrêtez-moi, 2013). Filme francês dirigido por Jean Paul Lillienfeld. Baseando-se no diálogo entre uma mulher e uma delegada, o longa coloca em cheque o quanto um ato de violência pode ser interpretado a partir de outro ponto de vista.

005.jpg

Elisa K (2010, Jordi Cadena). Este filme espanhol é uma forma de pensarmos como a violência deixa marcas nas pessoas (marcas estas que podem ser muito mais profundas do que nosso corpo mostra).

A intenção desta postagem não foi de mostrar os melhores filmes sobre o tema ou fazer críticas/julgamentos sobre os indicados. São apenas sugestões de filmes que podem servir para refletirmos sobre o quanto as mulheres podem ser (e são) violentadas nos mais diferentes espaços sociais. Para quem gosta de cinema, unir entretenimento com uma boa dose de informação é uma mistura sempre bem vinda. Boas sessões!


José Douglas Alves dos Santos

Escritor, cinéfilo, Pedagogo, Mestre em Educação e Desmistificador de Dálias..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //José Douglas Alves dos Santos