CINCO FILMES SOBRE... VIOLÊNCIA À MULHER
Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991). Dirigido por Jon Avnet e baseado no romance de Fannie Flagg, este é um filme que aborda inúmeras questões de uma herança cultural deixada pela sociedade patriarcal e machista que nossos antepassados vivenciaram (e que nós ainda vivenciamos).
Tiranossauro (Tyrannosaur, 2011). Dirigido por Paddy Considine, este drama britânico aborda o medo da mulher numa relação complexa com seu marido, ao mesmo tempo em que reflete sobre a cultura da violência dos homens às mulheres, do papel que uma religião pode desempenhar na conformação feminina, da busca pela liberdade interior, entre outros temas.
Monster - Desejo Assassino (Monster, 2003, Patty Jenkins), traz uma história contundente (e comovente) sobre os efeitos e consequências da agressão à mulher e de como o conservadorismo social pode influenciar no modo de vida das pessoas.
Prenda-me (Arrêtez-moi, 2013). Filme francês dirigido por Jean Paul Lillienfeld. Baseando-se no diálogo entre uma mulher e uma delegada, o longa coloca em cheque o quanto um ato de violência pode ser interpretado a partir de outro ponto de vista.
Elisa K (2010, Jordi Cadena). Este filme espanhol é uma forma de pensarmos como a violência deixa marcas nas pessoas (marcas estas que podem ser muito mais profundas do que nosso corpo mostra).
A intenção desta postagem não foi de mostrar os melhores filmes sobre o tema ou fazer críticas/julgamentos sobre os indicados. São apenas sugestões de filmes que podem servir para refletirmos sobre o quanto as mulheres podem ser (e são) violentadas nos mais diferentes espaços sociais. Para quem gosta de cinema, unir entretenimento com uma boa dose de informação é uma mistura sempre bem vinda. Boas sessões!