desmistificador de dálias

“inventar vida de onde [talvez] nunca saiu sequer um sopro de ar”

José Douglas Alves dos Santos

Escritor, cinéfilo, Pedagogo, Mestre em Educação e Desmistificador de Dálias.

Canções para Depois do Ódio

Aproveite os três últimos dias para contribuir na construção coletiva do "Canções para depois do ódio", o novo álbum de Marcelo Yuka.


yuka.png

O Projeto

“Se tem uma coisa que Marcelo Yuka sabe fazer bem é contar história”, quem diz isto é o escritor Paulo Lins. Canções para depois do ódio é o novo álbum do Yuka. Suas letras, suas músicas, seus temas, os personagens e os parceiros. Toda a força da sua poesia que coloca Marcelo Yuka num lugar de destaque na nossa música. “Minha Alma”, “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, “Egocity”, são alguns exemplos de músicas que mostram a capacidade que Yuka tem de aliar mensagem, conteúdo, com um forte poder de comunicação. Músico, poeta, ativista social, um pensador brasileiro com interessantes pontos de vista. Ser que agrega e compartilha.

yuka 2.png

Para saber mais sobre o projeto:

Canções para depois do ódio vem sendo produzido há cinco anos. Praticamente todas as músicas já estão gravadas. Falta acertar alguns detalhes, gravar umas vozes, mixar, masterizar e conseguir dar alguma grana para todos que participaram do Projeto. O disco traz diversas participações especiais como: Marisa Monte, Seu Jorge, Letícia Sabatella, Jorge Benjor, Laudir de Oliveira, Céu, entre outros tantos amigos. Um disco que precisa ser ouvido. Num cenário onde música está muito mais associada a entretenimento e coreografias,Canções para depois do ódio é um bom contraponto.

Mais sobre Marcelo Yuka

Marcelo Yuka notabilizou-se como um dos principais letristas da música brasileira surgida nos anos 90. Como baterista e letrista da banda O Rappa conseguiu alargar os limites da música pop fazendo a banda ser mais reconhecida pelas suas mensagens e conceito do que por suas melodias e ritmos. Mensagem, conteúdo e um grande poder de comunicação. Assim nasceram sucessos como: “Me Deixa”, “Minha Alma”, “Instinto Coletivo”, “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, entre outros. Com O Rappa Yuka alargou as fronteiras no pop. O clipe de “Minha Alma” em que a banda mal aparece faturou todos os prêmios possíveis e pode ser considerado um precursor de filmes e seriados que chegaram nas nossas telas como: “Cidade de Deus” e “Cidade dos Homens”. Junto com sua verve poética e musical nunca faltaram grandes doses de ativismo social. Yuka sempre soube muito bem juntar e misturar poesia e política e o resultado é um cidadão consciente do mundo que vive e... sonha. Atuou junto com o Afrorregae na criação e promoção da FASE - Federação de Órgãos para Assistência e Educação do Rio de Janeiro; é fundador do F.Ur.T.O - Frente Urbana de Trabalhos Organizados e da B.O.C.A - Brigada Organizada de Cultura Ativista que, por incrível que possa parecer, é uma ONG voltada para levar atividades culturais para entidades carcerárias. Por tudo isto, por toda a representatividade que as idéias do Yuka tem ele foi convidado e aceitou ser candidato a Vice-Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro na chapa encabeçada pelo Deputado Marcelo Freixo em 2012. E a verve é tanta que agora está gravando a primeira temporada de seu Programa de TV chamado “Eu Desafio o Mundo Sem Sair da Minha Casa” que será exibido este ano pela Play TV. Está também nos arremates finais de seu novo disco, o primeiro solo, com participações de Marisa Monte, Seu Jorge, Letícia Sabatela, entre outros. Está ainda envolvido com o lançamento de sua biografia “Não Se Preocupe Comigo”, pela editora Sextante. Como se não bastasse Yuka está também encontrando um novo caminho de expressão nas artes plásticas pintando freneticamente. Um verdadeiro Homem-Arte.

Por tudo isto, por ter sempre um ponto de vista diferenciado, inteligente, sensível e pelo seu grande poder de comunicação e carisma Marcelo Yuka tem sido convidado inúmeras vezes para dar palestras em todas as regiões do País. Palestras e debates em empresas públicas e privadas e também em diversas instituições de ensino. Nas palestras Yuka não está exatamente preocupado em encontrar respostas, mas sabe como poucos encadear as perguntas. Para quem escuta uma palestra do Yuka é certeza de sair com a cabeça a mil. Impossível sair desses encontros da mesma forma que se entra. Não só por ouvirmos relato de vida de uma pessoa que teve que se reerguer após nove tiros e uma cadeira de rodas. Não só por vermos uma vítima - que não se vitimiza - da violência urbana e do desequilíbrio social. Não só por ouvirmos frases perfeitas saindo da boca de um poeta. Estar com Yuka é uma experiência inspiradora.

...não somos do tamanho

do corpo ou do muro

somos do tamanho do que sentimos

– de preferência juntos..." Yuka

Link na Benfeitoria:http://benfeitoria.com/marceloyuka

Vídeo de divulgação: https://vimeo.com/98736597

Canções para Depois do Ódio from Marcelo Yuka Oficial on Vimeo.


José Douglas Alves dos Santos

Escritor, cinéfilo, Pedagogo, Mestre em Educação e Desmistificador de Dálias..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //José Douglas Alves dos Santos