desmistificador de dálias

“inventar vida de onde [talvez] nunca saiu sequer um sopro de ar”

José Douglas Alves dos Santos

Escritor, cinéfilo, Pedagogo, Mestre em Educação e Desmistificador de Dálias.

“ONDE ESTÃO OS CARAS” QUE MARCHARAM PELA PAZ?

Atentado terrorista na França. Marcha pela paz reunindo “líderes” políticos mundiais. Comoção social. Sensacionalismo midiático... Enquanto isso, a Nigéria vem sofrendo com um dos piores massacres terroristas da história. Bem cantava Cazuza: “o tempo não pára”.


01. Image by Sunday Alamba-AP2.jpg Imagem por Sunday Alamba/AP

Uma imagem esta semana marcou o noticiário da maioria dos telejornais Brasil afora. Era a imagem de alguns dos “líderes” mundiais marchando pela paz em Paris, após o atentado terrorista à revista Charlie Hedbo. “Mais de quarenta líderes e chefes de Estado se encontraram com o Presidente François Hollande e reafirmaram seu compromisso no combate ao terrorismo”.

02.01. Image via thegatewaypundit.com screen capture.jpg Imagem via Gateway Pundit screen capture.

As redes televisivas mostraram com grande ênfase essa imagem em consonância com a da marcha que reuniu “mais de 1,5 milhões de pessoas nas ruas de Paris [...] em homenagem às doze vítimas do atentado”. No entanto, os telejornais só omitiram uma rápida edição de reportagem, já que os líderes não estavam reunidos com o povo.

02.02. Image via Tatiana Azevedo (facebook).jpg Imagem via Tatiana Azevedo.

Enquanto isto, nesta última semana vários ataques aconteceram em Baga, cidade nigeriana, onde se estima que mais de 2.000 pessoas tenham sido assassinadas por militantes do Boko Haram (também considerados terroristas, neste caso). “Outros relatos falam em dezenas ou centenas”.

03. via Mojisola Delano.png Imagem via Mojisola Delano.

O Boko Haram, em hausa, uma língua local, quer dizer algo como “educação ocidental é pecado”. Foi fundado em 2002 para educar muçulmanos nesta região da Nigéria e em países vizinhos. A partir de 2009, se tornou uma organização violenta, responsável por centenas de atentados. Teria, inclusive, nos últimos anos, se aliado à Al Qaeda. Seus principais alvos são organizações ocidentais e cristãs. Neste ano, sequestrou centenas de meninas em um de seus ataques”. Grande parte da mídia ocidental dá pouca atenção para os atos de barbáries que ocorrem quase cotidianamente nos países que não se assemelham – em termos culturais, políticos e econômicos – aos do grande centro europeu ou que não tenham vínculo efetivo com os Estados Unidos. É preciso buscar a informação que não será transmitida na TV – não nos canais abertos de maior audiência.

04. Image via www.ibtimes.co.uk.png Imagem via IBTimes.

Geograficamente, Europa e África podem ser consideradas regiões relativamente próximas – mas não tanto politicamente; mesmo que muitos países europeus tenham feito inúmeros “saques” às riquezas naturais de seus vizinhos africanos. O massacre na Nigéria vem ocorrendo desde o dia 03 de janeiro de 2015 e já atingiu cerca de “16 povoados”. “As vítimas são, na sua maioria, mulheres, crianças e idosos. Desde o fim do ano mais de 10 mil pessoas abandonaram a região com medo da chegada dos terroristas”.

05. againstafrica.jpg Imagem via Filopolítica.

Diante de toda comoção em boa parte do mundo, por conta do atentado terrorista na França, poderíamos esperar que os telejornais também emitissem notas mais esclarecedoras sobre os atentados na Nigéria. “O Arcebispo da cidade de Jos, Ignatius Kaigama, [...] pediu que a mesma atenção dada aos atentados na França seja dada aos militantes que atuam com cada vez mais violência no nordeste do país africano”. Kaigama também ressaltou que “o apoio mundial à França diante dos crimes contra seus cidadãos é muito positivo mas "precisamos que esse espírito se dissemine não apenas quando estes episódios ocorram na Europa senão também na Nigéria, Níger, Camarões e muitos outros países pobres".

06. Image LaPresse.jpg Imagem via LaPresse.

Além das mortes já declaradas – e das inúmeras ainda não contabilizadas, devido à situação local, que impossibilita uma apuração mais detalhada dos fatos – há outro risco iminente aos sobreviventes dos atentados na cidade nigeriana: a fome. Muitos “habitantes da cidade devastada fugiram em pequenas embarcações enfrentando as águas do Lago Chade, chegaram a algumas ilhotas antes de os barcos afundarem, e agora vivem privados de qualquer meio de subsistência. "Estão a morrer de fome e miséria", disse um menino, acrescentando que o mesmo destino está abatendo muitos feridos e idosos na floresta”.

07. Image - Pius Utomi Ekpei-AFP-Getty Images.jpg Imagem por Pius Utomi Ekpei/AFP/Getty Images.

O exército da Nigéria pediu ajuda à comunidade internacional para poder combater o Boko Haram”, mas até o momento nada de muito prático foi realizado (notando que desde 2009 atrocidades como estas vêm ocorrendo na região).

08. Via - solutionsforlifeinitiative.blogspot.com.br (02).jpg "Tragam nossas meninas de volta". Via Solutions For Life.

Nestes momentos, nos perguntamos: onde estão os líderes políticos mundiais para marcharem pela paz na Nigéria e em outras regiões da África? Ou em outra parte do mundo que não algum país do centro da cultura ocidental? No mundo altamente globalizado, a falta de voos não deve ser um impedimento; nem tampouco a agenda já muito cheia de compromissos. Quando o assunto diz respeito à humanidade, seja na França, seja na África, todo compromisso fica sob segundo plano. Ao menos, é nisto que acreditamos.

Engenheiros do Hawaii - Segunda Feira Blues I

Fontes:

http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/o-atentado-contra-o-charlie-hebdo-e-a-regulacao-da-midia-na-franca-e-no-brasil-3015.html

http://internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/manual-para-entender-o-massacre-de-baga-na-nigeria/

http://consciencia.net/nigeria-massacre-no-inicio-ano-e-possivelmente-o-mais-mortal-da-historia-boko-haram/

http://observador.pt/2015/01/10/maior-massacre-de-boko-haram-vitimou-mulheres-criancas-e-idosos/

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/01/arcebispo-reclama-de-falta-de-atencao-do-ocidente-massacres-na-nigeria.html

http://pt.radiovaticana.va/news/2015/01/10/nig%C3%A9ria_sobreviventes_do_boko_haram_arriscam_morrer_de_fome/1117664

http://noticias.terra.com.br/mundo/africa/nigeria-pede-ajuda-internacional-para-combater-terroristas,19e3edde277da410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html

http://www.vermelho.org.br/noticia/257004-9


José Douglas Alves dos Santos

Escritor, cinéfilo, Pedagogo, Mestre em Educação e Desmistificador de Dálias..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //José Douglas Alves dos Santos