diamante lóki

Syd Barret + Arnaldo Baptista = ...

Davi Queiroz Machado

Um menino do meu tempo. "poetaescritorcineasta", tudo junto. Syd Barret + Arnaldo Baptista = ...

Vamos fazer um 'Jazz'?

Jazz é bem mais que sax, piano, trompete e baixo em pura harmonia. É isso tudo e uma bela forma de sedução através dos ouvidos. Vamos fazer um Jazz?


no-mundo-do-jazz-francois-billard-capa-dura_MLB-F-224879196_9446.jpg

Li este excelente livro, e logo se tornou um dos melhores do assunto pra mim. Transformou-se numa pesquisa sobre as origens e seu desenrolar histórico. Claro, os dados do livro são maravilhosos, muitas histórias interessantes como a da grande Billie Holiday que foi barrada num hotel por causa de sua cor, o dono do hotel se assustou com o fato de ter uma negra nos corredores do seu luxuoso hotel. Billie Holiday, conta François Billard, não deixou barato. Mas claro que não vou contar aqui o que ela fez.

billie.jpg

Ler esse livro é uma sugestão preciosa a todos o que amam o Jazz. Mas posso contar uma coisa que talvez já saiba, mas ainda assim pertinente de uma forma curiosa, um dos significados originais do jazz é algo relacionado ao sexo, e ao próprio ato em si. Por isso, se você já ouviu o termo “Vamos fazer um jazz”, talvez não seja apenas tocar sax, piano, trompete, baixo etc.

sexy jazz.jpg

E outra experiência maravilhosa é pesquisar as músicas citadas no livro e escutá-las. Fazendo isso enquanto estiver lendo, numa imersão prazerosamente inigualável. Boa leitura.

Duke Ellington - Ken Burns Jazz (2000).jpg


Davi Queiroz Machado

Um menino do meu tempo. "poetaescritorcineasta", tudo junto. Syd Barret + Arnaldo Baptista = ....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Livros// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Davi Queiroz Machado