Viviane Mendes

22 anos. Estudante de Jornalismo. No mais, gosta de Literatura, Fotografia e Cinema.

SHOEGAZE: você sabe o que é?

Você sabe o que é Shoegaze? Conheça um dos estilos que mais revolucionou o rock alternativo mundial.


shoegaze (1).jpg

Shoegaze (Shoegazing ou Shoegazer) é um gênero musical derivado do rock alternativo que surgiu nos anos 80, na Inglaterra. O termo foi criado em um concerto da banda Moose, ainda no começo de carreira, pelo vocalista Russel Yaters. Ele lia as músicas no chão durante o show. Por isso muitos shoegazers vivem geralmente com a cabeça, muitas das vezes, cabisbaixa, olhos fitando os pés (shoe= sapato e gaze(r)= que olha) ou qualquer outra direção em que os faziam alheios à realidade.

My+Bloody+Valentine+mbv+live.jpg My Bloody Valentine tocando.

Sua ascensão partiu do álbum de estreia da banda My Bloody Valentine, Isn't it Anything, lançado em 1988, juntamente com Loveless (1991). Ambos redefiniriam o cenário shoegazer. Os sons característicos desse gênero são cheios de efeitos como riffs zumbindo, guitarras distorcidas misturadas ao barulho e o vocal, muitas das vezes, brando e moderado no tom. As letras são bem intimistas com algumas pegadas suaves.

Thumbnail image for mbv-loveless.jpg Da esq. para a dir.: os álbuns Loveless e Isn't it Anything

Bandas como Cocteau Twins, The Jesus and Mary Chain e Spacemen foram os precursores do Shoegaze. Slowdive e Chapterhouse foram muito influenciados pelo My Bloody Valentine. Até The Velvet Underground, Sonic Youth, The Smiths e The Cure foram identificados com influência desse gênero. No Brasil, as bandas Loomer e Wry são representantes do Shoegaze.

whatever-happened-to-shoegazing-part-1-12th-september-1992.jpg Uma parte do semanário Melody Maker's de 12 de setembro de 1992.

Nos anos 90, o Shoegaze foi taxado como The Scene That Celebrates Itself (A cena que celebra o individual) pelo jornalista britânico Steve Sutherland no semanário Melody Maker’s como uma forma de desprezo em função da rivalidade entre bandas e, que muitas das vezes, eram vistas tocando em shows de cada uma, criando assim uma falsa irmandade, segundo ele.

A banda Moose ilustra bem o que falei ainda pouco. Muitos integrantes eram trocados por outros membros de banda em uma só noite. Foi nesse período que o Shoegaze perdeu a força. Talvez também por conta do Britpop que estava em ascensão e do Grunge que estava dando os seus primeiros passos. Até bandas que eram consideradas shoegazers como o Slowdive caminhou para o estilo ambiental e eletrônico, posteriormente gerando o Post-Rock e Música Eletrônica. Ex-integrantes de bandas Shoegaze migraram para o Post-Rock. Isso até 2000, no qual foi definido como Nu-gaze.

rds4.jpg Ringo Deathstarr, umas das bandas do gênero Nu-gaze

Listei algumas bandas. Desde a sua ascensão até a nova roupagem.

1. Only Shalow - My Bloody Valentine

2. There's a place - Moose

3. Darklands - The Jesus And Mary Chain

4. Enough (Mind Drops) - Loomer

5. Alison - Slowdive

6. Silver - Jesu

7. Rip - Ringo Deathstarr


Viviane Mendes

22 anos. Estudante de Jornalismo. No mais, gosta de Literatura, Fotografia e Cinema..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Viviane Mendes