dona efêmera e dona perpétua

Um olhar sobre coisas que passam e que ficam.

Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras!

Rebeca Matta: cantando a vida com toda a sua intensidade

O trabalho da cantora e artista plástica Rebeca Matta é um dos mais criativos e intensos que conheço. São raros os artistas que me invadem e falam a minha língua como a Rebeca.


Rebeca-Matta-01-foto-de-Lore-Lai.jpg

Baiana, nascida em Salvador, cidade cheia de axé e de cantores de Axé, Rebeca não se intimidou em fazer aquilo que gosta e do jeito que gosta e acredita. Formada em Administração, artista plástica e envolvida com filosofia, ela não teve medo de arriscar e acreditar que cada dia se tornaria o melhor dia - como diz a bela letra da canção "Rosa sônica", 1ª faixa do seu último cd, de mesmo nome. Um cd inspirador, que me deu a chance de respirar com maior intensidade nessa vida cheia de caminhos e descaminhos.

Mas Rosa Sônica, 3º álbum da cantora, procede os dois primeiros e não menos intensos e criativos: "Tantas Coisas" e "Garotas boas vão pro céu, garotas más vão pra qualquer lugar".

Tantas Coisas (1999)é um disco surpreendente, que mistura referências brasileiras, tendo a eletrônica como base. Nele você encontra faixas doces e fortes de autoria da Rebeca, parcerias e versões lindas, como a versão de arrepiar da canção "O amor é velho - menina", do queridíssimo Tom Zé [que me deixa totalmente com "pelle d'oca"]. Rebeca recebeu o prêmio de revelação de 1999 pela APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Em 2000 surge o maravilhoso "Garotas boas vão pro céu, garotas más vão pra qualquer lugar", que conquistou um público mais próximo e exigente. Além de composições suas, Rebeca continuou suas experimentações, com letras reflexivas, potencializando seu talento e criatividade. Destaques para as versões de "Na cadência do samba", de Ataulfo Alves; "A mentira", de Manu Chao e "A cidade", do saudoso Chico Science, e mais uma do Tom Zé, "Xique-xique (Parabelo).

Em dezembro do ano passado a cantora gravou o seu primeiro cd e DVD ao vivo, intitulado "À flor da pele". Agora é só aguardar mais uma explosão de sensações que seu 4º cd poderá nos proporcionar... e chegar a qualquer lugar.


Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras! .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// //Rosita Rose
Site Meter