dona efêmera e dona perpétua

Um olhar sobre coisas que passam e que ficam.

Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras!

MINA – UMA DIVA ITALIANA, UM TESOURO DE VOZ

Descobrir Mina Mazzini foi, para mim, como descobrir um grande tesouro em forma de voz, de música, de entonação, de beleza sonora.
“Se non avessi la mia voce vorrei avere quella di una giovane ragazza italiana di nome Mina.”
[Sarah Vaughan. 1968].


mina m.jpg

Mina é uma artista eclética e uma grande interprete. É a grande voz italiana desde sempre. Fez parte da história da televisão italiana dos anos 60 e 70 e depois decidiu não aparecer mais. Ainda assim, continua no 1º lugar cada vez que lança um disco.

Em 1960 é lançado “Tintarella di luna”, com uma Mina ragazza [uma garota] linda e cheia de energia.

Sua discografia é imensa! seu penúltimo cd - “Piccolino”, lançado em 2011, mantém seu perfil de diva e de grande cantora. Vale a pena escutar a versão super 'chique e Jazzista' de “Ainda bem”, que compõe o cd “O que você quer saber de verdade”, da cantora brasileira Marisa Monte e todas as outras faixas em italiano e inglês. Em dezembro deste ano, ela nos presenteará com mais um super álbum,intitulado "12 American Song Book", onde Mina interpreta doze canções dos anos 30 aos 70. A Tigresa de Cremona, como é conhecida, volta ainda mais irresistível, com interpretações maravilhosas de canções como: Love me tender, I’ve got you under my skin, Banana split for my baby”, entre outras famosas e memoráveis canções.

Como a artista eclética que é, interpretou música de vários gêneros e em outros idiomas, demonstrando segurança e domínio linguístico. A primeira vez que escutei a Mina foi cantando “Na Baixa dos Sapateiros”, de Ary Barroso. Daí em diante, não consegui parar de escutá-la [coisa de arrepiar!]:

Criativa desde sempre, já nos anos 60, Mina brincava com sua imagem, fazendo capas de discos com fotomanipulações, técnica tão utilizada hoje em dia por alguns artistas e, diria, copiada pela super star Lady Gaga, que brinca e se diverte com sua própria imagem mutante e maquiada.

Mina capa 4.jpg

Mina disco 1.jpg

Mina é um ícone. E nunca é tarde demais para conhecer um ícone talentoso e antenado como ela.

Mina capa 2.jpg


Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras! .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Rosita Rose
Site Meter