dona efêmera e dona perpétua

Um olhar sobre coisas que passam e que ficam.

Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras!

O brinquedo popular brasileiro de David Glat

David José Glat é um fotógrafo brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro, em 1946; e em 1976 mudou-se para Salvador. Fotógrafo desde os 24 anos, Glat nutriu, já adulto, seu encanto pelos brinquedos populares.


Como não se encantar com a ideia de conhecer um adulto cheio de brinquedos? Assim é o dono da coleção de Brinquedos mais linda que pude conhecer. Davi Glat, homem alto, forte e já grisalho, leva muito a sério o valor de uma magnífica coleção de brinquedos.

David-Glat-foto-Uran-Rodrigues.jpg David Glat. [Foto: Uran Rodrigues]

Diante de sua paixão por brinquedos, a coleção foi se formando ao longo de 45 anos. Glat pesquisou e coletou os brinquedos nas regiões brasileiras, formando uma coleção de aproximadamente 3.000 peças, entre brinquedos e representações do universo lúdico.

IMG_6018.JPG "A cidade das crianças" do artesão Nilson de Viçosa (Alagoas)

IMG_5967.JPG Brinquedo feito em madeira, pelo artesão Zezinho (Arapiraca-Alagoas). [Foto: Rosita Rose]

A coleção tem como características o uso de diversos materiais, como a madeira, o tecido, metais diversos, fibras, cabaça, materiais reciclados, transmitindo também as marcas criativas dos artesãos que os fizeram.

casais Lindalva.jpg "Casais". Dona Lindalva (Paraíba).

Os brinquedos, segundo David Glat, continuarão no 'movimento itinerante', através de exposições pelo Brasil e, quiçá, pelo mundo! Em 2011 foi realizada a mostra "Brincar Com Arte - o brinquedo popular do nordeste", no Museu Afro Brasil de São Paulo, com parte da coleção. Em seguida, em dezembro de 2012, a exposição intitulada "Brinquedos que moram nos sonhos: o brinquedo popular brasileiro" foi apresentada no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, durante 5 meses intensos e animados. A mostra contou com cenários maravilhosos, que valorizaram bastante a distribuição dos brinquedos.

Sala dos briquendos foto david.jpg "Sala dos brinquedos" (Museu de Arte da Bahia). [Foto: David Glat]

smedo.jpg "Sala do medo" (Museu de Arte da Bahia) com destaque para os brinquedos de Zé Gomes (Pernambuco)

Piões.jpg Piões - diversos autores (AL, BA, CE, GO, MG, PB, PE e SE). [Foto: David Glat]

cartaz expo dg.jpg Cartaz de divulgação da exposição

Conhecer os brinquedos da coleção de David Glat é como pegar carona na recordação e abraçá-la com muita saudade, principalmente para os adultos que, vivendo nos interiores (ou não) nunca perderam a oportunidade de 'fabricar' um brinquedo. Hoje sabemos que a atual infância se difere(e muito) de outros tempos. Mas nem a Barbie, nem brinquedos falantes e nem mesmo videogames e jogos nos computadores substituem a beleza e a criatividade de um brinquedo popular.

"Mas afinal, o que define um objeto como brinquedo popular? antes de mais nada, trata-se de um manufaturado que, tendo sido produzido em escala artesanal, tem uma finalidade utilitária: brincar. Geralmente é o produto da conjugação entre a pobreza material e a vontade de levar felicidade a uma criança, aliada a uma plasticidade e a uma inteligência criativa que, muitas vezes, pode beirar a genialidade."[David Glat]


Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras! .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// //Rosita Rose