dona efêmera e dona perpétua

Um olhar sobre coisas que passam e que ficam.

Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras!

As mulheres da casa X

"The Women of Casa X" (As mulheres da Casa X) é um livro do diretor e fotógrafo britânico Malcolm Venville, que conta com 112 fotografias de antigas prostitutas que, depois de serem retiradas da Cidade do México, se refugiaram em Tepico, um dos bairros mais antigos da cidade.


prost3.jpg Foto: Malcolm Venville

No centro do bairro de Tepito encontra-se a Casa Xochiquetzal, primeiro refúgio para prostitutas, reconhecido pelo Estado na região da América Latina. A iniciativa de criação desse espaço foi de Carmen Muñoz, que depois de passar uma noite pelas ruas escuras da Cidade do México, em busca de clientes, viu duas de suas colegas de profissão dormindo nas ruas e cobertas por jornais.

el-barrio-bravoTepito.jpg Tepito

O projeto Casa Xochiquetzal foi criado em 2006 “para dar resposta às necessidades de trabalhadoras sexuais da terceira idade que, excluídas da sociedade e de suas próprias famílias, tinham que passar a noite nas ruas”. É um albergue assistencial para essas mulheres em situação de rua e vítimas dos mais diversos tipos de violência.

prost 1.jpg Foto: Malcolm Venville

Venville fotografou as mulheres da Casa Xochiquetzal com a nudez envelhecida pelo tempo e pela dureza da vida. O livro, lançado em dezembro do ano passado (2013), conta também com relatos das prostitutas e passa a ser um registro da situação delicada dessas mulheres que pretendem envelhecer de maneira tranquila num bairro pobre do México.

prost 2.jpg Foto: Malcolm Venville

Para saber mais: http://casaxochiquetzal.wordpress.com/


Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras! .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious, eros //Rosita Rose