dona efêmera e dona perpétua

Um olhar sobre coisas que passam e que ficam.

Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras!

Jovanotti: uma bomba de energia e otimismo

Nascido em Roma, em 1966, Jovanotti - ou Lorenzo Jovanotti Cherubini - é um grande artista pop italiano que levanta, incansavelmente, a bandeira do amor e do otimismo.


Jovanotti é um artista italiano pouco conhecido no Brasil (quando comparado a nomes como Laura Pausini, Eros Ramazzotti e outros cantores italianos que tocam nas rádios brasileiras). Ele seria conhecido como Joe Vanotti se não fosse um erro de impressão que criou um dos nomes mais famosos da cena musical italiana. Além de seu talento com a música, o romano é um escritor maravilhoso.

jova óculos smile.jpg

A carreira musical do "garoto sortudo" começou cedo. Ele iniciou seu trabalho como Dj na rádio e em discotecas de Roma; e depois de ser descoberto por Claudio Cecchetto, trabalhou na Radio Deejay já com o nome Jovanotti.

jova-656x553.jpg

"Sou um garoto sortudo porque me presentearam um sonho. Sou sortudo porque não existe nada que preciso."

Com 19 anos, Jovanotti apresenta suas primeiras canções de rap - "E' qui la festa?" e "Gimmi five", que antecipam o álbum "Jovanotti for president" (1988). Mas é em 1990, com o álbum "Giovani Jovanotti", que contém canções inesquecíveis e cantadas até hoje em seus shows, como "Ciao Mamma", com sua mensagem clara e simples, que define sua alegria e o poder da música; e "La gente della notte", que descreve um pouco a vida noturna de Roma, que Jova (ou Lore, como algumas fãs preferem chamá-lo) deixa de fato sua marca artística.

capa de giovani jovanotti.jpg Capa do disco "Giovani Jovanotti"

jova 1.jpg "Que belo é quando tem tanta gente e a música... a música nos faz sentir bem. É um grande desejo! É uma revolução!" [Trecho de Ciao mamma]

"Que língua você fala? Se eu digo "vida", me diga o que você entende. E como você vive? Se eu digo "força", você ataca ou se defende?"

Com os discos "Lorenzo 1992" e "Lorenzo 1994", Jovanotti se consolida artisticamente e continua compondo grandes sucessos como "Serenata Rap", "Piove" e "Penso positivo". E, logo mais, o vídeo de "Serenata rap" se torna o vídeo mais transmitido na Europa e América do sul. Em 1997, ele lança "L'albero", na época considerado o seu melhor disco pelo próprio Jovanotti.

jovanotti_-_lorenzo_1997_l'_albero_-_front.jpg Capa do disco "L'albero".

"Nos teus quadris, sou os Alpes; nos teus seios, as Dolomitas. Eu gosto daquele teu gosto de escolher as roupas, daquele teu sorriso acima das modas do momento."

Seus grandes sucessos não param por aí. Suas músicas carregam tanto amor e mensagens de otimismo, que são verdadeiros poemas para abastecer nossas almas e inspiração. E é aí que está a grande "mágica" desse artista italiano: o dom de alcançar nossos corações e nos influenciar com seus pensamentos positivos e atitudes renovadoras. Jova é um talento incrível e tem uma discografia que não para desde 1988!

"E mil amores que explodem no meio da rua, fazem uma luz mais forte que o sol. Neste espaço eletrônico, posso tocar o céu."

jova olhando pro céu.jpg "(...) A vida é uma coisa enorme, é um abismo e ao mesmo tempo uma vertigem absoluta de alturas e grandezas e nenhuma palavra pode chegar a aproximar-se." [trecho do livro Viva Tutto!]

Em 2011 o cd "Ora" veio com tudo! Músicas para refletir, dançar, explorando todo o potencial de Dj e compositor de Jovanotti. É realmente um álbum fabuloso e merecedor do máximo de vendas e do prêmio da crítica, promovido pela Musica e dischi, na categoria álbum pop rock italiano. Quando o escutei, fiquei tão fascinada, que meu vício era fazer cópias e dar para amigos e colegas próximos, muito interessados por música. Eu queria (e ainda quero), que todo mundo escutasse aquele disco!

"Vejo os olhos de uma mulher que eu amo e não sinto mais necessidade de sofrer."

"Bela como uma manhã de água cristalina. Como uma janela que ilumina o travesseiro..."

A turnê "Lorenzo Live - Ora in Tour 2011-2012" foi um grande sucesso e em 2013 ele esteve em São Paulo, presenteando os fãs com um show memorável e com sua explosão de energia única!

in questa notte fantastica.jpg Show no Cine Joia (SP), em setembro de 2013

"Dizem que é verdade que quando se nasce já está tudo escrito dentro de um esquema. Dizem que é verdade que existe somente um modo para resolver um problema. Dizem que é verdade que a cada entusiasmo corresponde a mesma quantidade de frustração. Dizem que é verdade, sim, mas, se também fosse verdade, não seria justificativa para não fazê-lo mais, para não fazê-lo mais agora."

Jovanotti é pai e casado com a fotógrafa Francesca Valiani, a quem ele escreveu a romântica e doce canção "A te". E continua presenteando todos que acompanham seu trabalho, com muitas coisas positivas e grandiosas!

Fra e Jova.png Francesca e Jovanotti "Passarão os anos, mudarei cor, mas eu estou seguro que seremos ainda nós dois." [Ti sposero']

Também lançou o álbum "Backup Tour - Lorenzo negli stadi 2013" com grandes antigos sucessos e algumas canções inéditas. Em 2015 lançou o "Lorenzo 2015 CC", seu 13º álbum, seguido de seu famoso single "Sabato".

Jovanotti_-_Lorenzo_2015_CC._(Official_CD_cover).jpg

jova deitado na grama.jpg

"Sinto o mar dentro de uma concha. Verão! A eternidade é um piscar de olhos."

05_jovanotti_941-705_resize.jpg

Para saber mais:

http://jovanottithemepark.tumblr.com/

http://www.soleluna.com/


Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras! .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @obvious, @obvioushp //Rosita Rose