dona efêmera e dona perpétua

Um olhar sobre coisas que passam e que ficam.

Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras!

Ibeyi - diversidade e contemporaneidade numa sonoridade de raiz africana

Sobre o som místico e encantador da dupla franco-cubana, formada pelas gêmeas bivitelinas Lisa e Naomi.


ibeyi2.JPG Lisa e Naomi

Ibeyi, que em iorubá significa gêmeas, é o nome da dupla formada pelas irmãs Lisa-Kaindé Díaz e Naomi Díaz. Com composições próprias, elas cantam em inglês e iorubá, numa mistura bem interessante de música iorubá, Soul music, som eletrônico e Downtempo, que é um estilo de música eletrônica que se caracteriza por um ritmo mais vagaroso, lento, preenchido por linhas melódicas e harmônicas de forma mais concisa. Em suma, as gêmeas utilizam muito dessa forma de fazer música. ibeyi 3.JPG

Filhas do percussionista Angá Díaz, que foi integrante do grupo Buena Vista Social Club, as talentosas irmãs começaram a estudar música, iorubá e Cajón aos 11 anos, após a morte do pai. Lisa estudou piano clássico e é quem compõe a maioria das canções. Com as aulas de canto, a paixão pela música aumentou e ela, que antes pensava em seguir carreira acadêmica (em Música), se deparou com um repertório pronto e a vontade imensa de fazer música e com um som característico da dupla. Naomi estudou percussão e é quem traz a força e o ritmo ao som de Ibeyi. A diversidade entre as duas, traduz um som místico, de raízes africanas, delicado e ao mesmo tempo forte.

ibeyi4.JPG

Em 2014 a dupla lançou um EP, após assinar contrato com XL Recordings. E em 2015 foi lançado o disco Ibeyi, com 13 faixas. Atualmente as duas seguem com a turnê na Europa e Estados Unidos.

ibeyi1.JPG Capa do recém lançado disco

Oya/EP

ibeyi5.JPG

Ser gêmea é difícil, mas com Naomi é mais difícil ainda, porque ela é meu total oposto.

River

Naomi é louca. Eu a admiro muito, porque ela tem ritmo. Eu não tenho ritmo... Ela sabe o que quer profundamente e sabe também quando não quer mais.

ibeyi7.JPG Lisa é uma mulher maravilhosa, que tem muito talento e uma tremenda doçura.

Mama says. Participação da mãe da dupla.

Cover lindíssimo de "Better in tune with the infinite" de Jay Electronica.

Para quem pretende conhecer mais e se dar a chance de um encantamento sonoro, que me pegou de cara e em cheio, segue a página das chicas aqui

E vale a pena ouvir algumas faixas ao vivo, no vídeo abaixo:


Rosita Rose

No centro da noite, no meio de um sonho, num bate-papo. E não me bastam as palavras! .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Rosita Rose
Site Meter