Jogos Vorazes - A esperança part 1: um futuro já vivido
Distópico e futurista mas não tão futurista assim, Panem é o que restou do que seria os Estados Unidos no filme. O sistema é regido pela Capital que governa 12 distritos ao redor. Um mundo estritamente controlado onde a ordem é a regra e para quem desobedece a pena é a morte.
O filme contém em especial ideias de "1984" de George Orwell e a violência de "Laranja Mecânica" de Anthony Burgess. Jogos Vorazes- A esperança parte 1 mostrou ser um filme além do que realmente parece ser. Inteligente e sedutor o filme mostra três aspectos principais: Panem et circenses, revolução e reallity show.
O primeiro e mais óbvio é o retrato do sistema que segue. A Capital que anualmente realiza "a colheita" para sempre lembrar aos distritos que não devem se rebelar. O segundo é a necessidade que surge naturalmente quando uma minoria domina uma maioria por muito tempo e de forma totalitária. Mas a terceira foi a mais decisiva para que a revolução pudesse estourar e a esperança ressurgir: o reallity show.
A capital sempre dominou todas as formas de comunicação, rede e propagandas para poder disseminar o medo e com isso manter a população na linha. E então os revolucionários se puseram numa corrida publicitária para poder acordar a população contra o governo. E o principal diferencial era a verdade do comerciais que mostravam a destruição do distrito 12 e a comoção dos personagens. E apesar de todas as reviravoltas da trama, em pouco tempo a revolução se viu crescente.
O espetáculo é preciso para que o sistema não rompa. Mas quando a verdade é mostrada, quando as pessoas se identificam com a personagem o sistema entra em conflito brutalmente. E para que a revolução ganhasse a esperança e apoio dos distritos, transformaram Katniss que era a garota em chamas em um símbolo, o Mockingjay. Um símbolo de revolução sendo mostrada durante os ataques da Capital em comerciais para todos os distritos. Um verdadeiro caos para o Governo.
O filme que deixou de ser de "adolescente" para ser um blockbuster com ideais políticos. Uma crítica social fantástica que sobrepõe o romance e a ação, e um convite a reflexão da nossa sociedade. A série é o retrato do nosso velho futuro já vivido.
deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.
comments powered by Disqus