Victor Silveira

Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo.

  • 319956_512657808797641_650273041_n.jpg
    NOVO OLHAR URBANO
    E para nós fotógrafos, que nos dispomos ao ato de ver demasiado, a cidade é um grande exercício.
  • DSC_3240 copym.jpg
    O retrato como ficção
    Digo isso tudo para fazer um elogio aos que se lançam ao gênero que denomino “fotografia ficcional”. Despidos de toda necessidade de buscar a realização de uma verdade do que é dado a ser visto e registrado, que é em si mesma, inalcançável no campo da representação, jogam com as vicissitudes da ficção.
  • IMG_20120716_061536.jpg
    Saudade é o indizível do corpo
    A saudade quando vem, não mantém acordo com dizeres: advém do corpo
  • de25bb091e084ca108b1da5175f989094fad86.jpg
    Criatividade é exclusividade?
    O que poderia estar anunciando um estado de sono na fotografia enquanto atividade criativa ao ponto de ser necessário que pensemos em níveis de um despertar do criativo? Minha hipótese é de que muito desta desmotivação e deste sono, anti-criativo, seja em função da saturação da imagem técnica, e do empobrecimento da experiência.
  • 602296_479736062058989_2027221813_n.jpg
    Uma visita ao Museu de Imagens do Inconsciente
    O Museu de Imagens do Inconsciente foi fundado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira, uma mulher incrível e cheia de determinação. Foi uma das primeiras pessoas a denunciar as atrocidades ocorridas dentro dos antigos manicômios, os choques elétricos e a lobotomia.
  • 4622064842_547ed9451f_z.jpg
    Em defesa do amadorismo na fotografia
    No seu significado etimológico a palavra amador deriva do Latim AMARE, “amar, gostar de”, pois um amador, por definição, escolhe determinada atividade porque gosta dela. O amadorismo na fotografia pode ser uma escolha inteligente, e consciente.
  • full_beauty_3.jpg
    Full Beauty Project, o polêmico ensaio do fotógrafo Yossi Loloi
    Um post diferente: Em conversa, Henrique Resende e Victor Silveira debateram sobre projeto fotográfico que está dando o que falar na internet!
  • 475498_370990389626775_1356146074_o.jpg
    As traumáticas aventuras do filho de Freud
    “Como deve ter sido difícil ser filho do Freud? Aí bateu aquele estalo e fiz a tirinha na hora, sacaneando o primogênito do velho Freud. Batizei a tirinha de “As Fantásticas Aventuras do Filho do Freud”, no que corrigi depois, riscando por cima e escrevendo “TRAUMÁTICAS”, o que acabou sendo uma piada também.”
  • convite_o.jpg
    Exposição Projeto Negro
    Ultrapassando a imagem técnica da fotografia, a iconografia do projeto ganha uma dimensão experimentalista. A exposição do fotógrafo Fabio Staschi e do artista plástico Herbert Baglione terá abertura no dia 27 de novembro, às 19hs, acontecendo na Mixtape Design store em São Paulo.
  • Simpson-1.jpg
    O gozo da procrastinação
    A preguiça toma conta, e a consciência do dever ou da obrigação, diante de um prazo a se cumprir, pouco importa nesse momento. Um misto de ansiedade, angústia e sonolência: eis a sintomatologia do quadro. Ansiedade do que se espera que chegue, angústia do que não se faz para que se realize, e o sono da inércia. Trivalente, e acredite se quiser: prazeroso.
  • imagem.JPG
    A morte e o desencontro do significado
    Conteúdos sombrios e renegados costumam trazer preconceitos e ideias prontas – no caso em questão, ideias mortas sobre a morte. Todavia, a morte anda viva. Afinal o que a faz existir, vem de nossa capacidade de ficcionalizar sobre ela. Somos o homo sapiens, – o homem que sabe que vai morrer
  • Caravaggio_-_St_Jerome_1600c.jpg
    Sobre angústia, tédio e escrita
    Então concluo, que toda escrita esconde em si sua própria irracionalidade, num mecanismo simples: angústia> criação> tédio> angústia...
  • 1267310884_77074665_1-Fotos-de--O-Indice-da-Maldade-Most-Evil.jpg
    Crítica a publicidade da maldade e seus consumidores
    Até onde vai a maldade, ou até onde vai o homem? Até que ponto se pode distanciar dos grandes psicopatas e serial killers, para julgá-los moralmente em um noticiário? Ao refletir sobre essas questões nos deparamos com nossa atroz condição humana: Somos maus, e desejamos o mau, nem que seja apenas para olhá-lo.
  • buraco negro.jpg
    Sobre ser buraco

    Buracos negros são buracos cósmicos em constante contração. Eu sou um buraco.

  • patricia03.jpg
    Reflexão, Fotografia e Influências
    Por seu estatuto de imagem, a fotografia carrega em si um alto potencial de influência. E esta mesma influência pode acontecer negativamente, quando a imagem me aliena nela mesma, me tornando inativo frente a ela, e positivamente, quando esta mesma imagem me afeta, me movendo para a produção de novos significados, dados em uma instância de reflexão e valor de experiência sensível.