Victor Silveira

Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo.

Lançando luz sobre as ruínas de Portugal

A denuncia do fotógrafo está associada a uma postura ativa, de responsabilidade social local, e aponta para uma discussão política crítica sobre os patrimônios culturais da humanidade.

Ruin'Art-331.jpg (Forte do Rato - Tavira) O que as ruínas podem dizer? Marcas quase sempre esquecidas, na história de pessoas que se foram e levaram consigo as memórias das vivências, e da representatividade simbólica que cada lugar físico, arquitetado, ocupada na instância do imaginário psicológico humano.

Com uma postura de rememoração do inacabado, do esquecido, do abandonado, da arquitetura caótica, do que se tornou vulnerável pelo tempo. Da cultura mal amada, o patrimônio incompreendido as paisagens sem sentido.

Através da intervenção artística pela via da fotografia, o fotógrafo de arquitetura e publicidade, Gastão de Brito e Silva, lança um olhar mais demorado sobre os patrimônios desabitados de Portugal, públicos e particulares, em um projeto que se intitula Ruin’Arte.

São prédios industriais, museus, conventos, igrejas, moinhos, unidades militares e diversas outras construções que foram abandonadas, tanto pela sociedade quanto por seus governantes. O fotógrafo tem criado um grande acervo histórico de fotos que denunciam uma Portugal em ruínas. "Sensibilidade histórica é o que falta a quem manda", acusa Gastão de Brito e Silva, recordando que "a maioria destas ruínas são edifícios públicos" e que, se recuperados, muitos poderiam ser "fontes de receitas turísticas".

Abaixo seguem-se algumas de suas fotos do projeto, que podem ser encontradas em um arquivo riquíssimo no blog, Ruin'Arte. Suas imagens são o destino de viagens riquíssimas de contemplação e reflexão.

Ruin'Art-1701.jpg Convento de N. Sra. do Desterro - Monchique

Ruin'Art-1432.jpg R. da Restauração - Porto

Ruin'Art-1332.jpg Central do Freixo - Porto

Ruin'Art-1260.jpg Moinhos de Santa Iria - Póvoa de Santa Iria

Ruin'Art-1170.jpg Pavilhões do parque - Caldas da Raínha

Ruin'Art-1055.jpg Edifício Arte Nova - Almeirim

Ruin'Art-1045.jpg Real Castelo de Montoito ou Valongo

Ruin'Art-1022.jpgBataria de Albarquel

Ruin'Art-881.jpgConvento de N. Sra. das Covas de Monfurado


Victor Silveira

Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/Fotografia// @destaque, @obvious //Victor Silveira
Site Meter