Victor Silveira

Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo.

Exposição Projeto Negro

Ultrapassando a imagem técnica da fotografia, a iconografia do projeto ganha uma dimensão experimentalista. A exposição do fotógrafo Fabio Staschi e do artista plástico Herbert Baglione terá abertura no dia 27 de novembro, às 19hs, acontecendo na Mixtape Design store em São Paulo.

338545_138863819588194_570170519_o (1).jpg

Dizem que uma exposição para um fotógrafo é como ver um filho desprender-se de si. A ligação do artista e obra, que perdura em todo processo imaginativo, conceitual, técnico, e de pós-produção, de certa maneira simbiótica, onde ambos nutrem a si mesmos como sendo um, rompe-se. Aquilo que estava apenas no domínio particular da expressão, alcança o público. Um novo processo de cruzamento de olhares e de julgamentos e reflexões estéticas iniciam-se.

E talvez a metáfora do filho seja precisa nesse ponto, pois ao se expor publicamente – abrindo mão da intimidade tida no privado –, a obra ganha vida além do artista. Como se trata de uma partilha do visível, ela passa a ser vista e experimentada por cada espectador de maneira única. O filho cresce, e passa a andar com as próprias pernas, e ganha os olhares do mundo. Dessa forma, com quem anuncia alegremente o parimento do filho de um amigo, venho convidar a todos para a exposição do Projeto Negro. Um projeto que une o olhar sensível ao demasiado humano do fotógrafo e tal amigo, Fabio Stachi, e do artista plástico Herbert Baglione

O projeto inédito no Brasil, e já exposto no MAC em Bogotá,  apresenta técnicas de montagem usando o corpo humano como suporte. "Questões como o mito, moda, feminilidade e ritos de passagem permeiam a exposição". A morte como negação do homem, e o corpo mimetizado pelo discurso do Outro, são temas que se entrelaçam, e dão a densidade simbólica e crítica do que pode ser visto. Ao ultrapassar a imagem técnica da fotografia, misturando-a com projeções e gravuras a iconografia do projeto ganha uma dimensão experimentalista das visualidades, e da reflexão artística.

A exposição tem abertura no dia 27 de novembro, às 19hs e fica até o final de dezembro, acontecerá na Mixtape Design store, que fica na Alamenda Gabriel Monteiro da Silva, 1280 – Jardim Paulistano. Se eu fosse você não perdia tempo!

Abaixo uma pequena mostra do que poderá ser visto por lá.  

427262_138279599646616_1582034416_n.jpg

ProjetoNegro_06_o.jpgProjetoNegro_13_o (1).jpgconvite_o.jpg

Victor Silveira

Estudante de psicologia, que aspira Filosofia e Artes Visuais. Gosta de palavras assim como de silêncios. Costuma ser o intangível do que mostra ao vê-lo. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Fotografia// @destaque, @obvious //Victor Silveira