encontros

quando uma vida encontra outra e a palavra encontra a carne

Carlos Feitosa Tesch

Historiador, especializado em política, ética e linguagem. Atuando como professor, escritor, editor e revisor acadêmico.

A MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DA HISTÓRIA

Votar no PT é apenas questão de Ideologia. Essa ‘verdade’, se é que algum dia foi coerente, teve sua validade esgotada em 2006. Hoje, mais do que nunca, o voto de apoio ao PT não é apenas a adesão a uma ideologia nefasta e comprovadamente fracassada, como a cumplicidade com uma das maiores organizações criminosas da História.


pt.jpg

Não possuo a pretensão de, neste escopo, analisar a profundidade dos processos que alimentam a corrupção no Brasil, tal esforço careceria de uma enormidade de volumes, ele é apenas um recorte; a própria estrutura da República brasileira conduz inevitavelmente à proliferação dos corruptos, a grande máquina estatal, enquanto sofrer de gigantismo, também padecerá pela ausência de honestidade.

Ter seu principal líder comandando as operações de dentro da cadeia, é o que oficializa a estrutura de uma organização criminosa. O PT foi, e corre o risco de continuar sendo, a maior organização criminosa da História. O esquema de corrupção criado pelo partido ironicamente chamado de “Dos Trabalhadores” faria inveja aos carteis de tráfico e as máfias. A lista de uso incorreto, desvios e emprego efetivo de dinheiro “público” para manter a organização criminosa foi algo jamais visto, e apenas beiramos os números reais dos esquemas escusos praticados.

A conta começou com modestos 100 milhões desviados pelo ‘Mensalão’; durante os 13 anos de gestão, apenas o BNDES custeou/desviou cerca de 1,2 trilhões de reais para empresas amigas, como a JBS e a BRF; cerca de 130 bilhões foram gastos com obras no exterior, sendo 82% dos contratos prestados pela Odebrecht, tais “investimentos”, como foram chamados, geraram, no mesmo período no Brasil, um prejuízo de 2 trilhões em infraestrutura.

Na Petrobrás o rombo passa de 42 bilhões em desvios e crescendo, estimativas concretas acusam um montante de 88,6 bilhões em perda de ativos, 162 bilhões de desvalorização da empresa durante a gestão petista, apenas em propinas, o valor estimado é de 6 bilhões; podemos somar ainda mais 46 bilhões de prejuízo com os fundos de pensão; 190 bilhões de subsídios para o setores de energia e combustível, objetivando maquiar os valores para o consumidor; os subsídios, em todos os setores, duplicaram na era petista, ultrapassando 3,5 trilhões.

No BNDES o estrago já contabilizados passa de 184 bilhões; tivemos ainda prejuízos de 120 bilhões com ‘swap’ para manipular o cenário de desvalorização da moeda; 72,4 bilhões de prejuízo com as pedaladas fiscais, 16 bilhões gastos com publicidade governo/partidária; 8 bilhões para criar 41 estatais ineficientes ou que nunca funcionaram (como a Etav), somando uma folha de pagamento de 5,4 bilhões, apenas úteis para aparelhar a máquina pública em seus esquemas de corrupção.

Apenas a presidente Dilma custava quase 3 vezes mais do que toda nobreza inglesa (com a ressalva de que a Monarquia arrecadou 1,4 bilhões para os cofres públicos), até a realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo foram às custas de propina; somente o planalto teve o número de funcionário triplicado durante a gestão petista com gasto anual médio de mais de 320 milhões, até as refeições foram superfaturadas, com custo médio de 250 reais para cada convidado.

Além dos filhotes políticos, a prole de Lula também mostrou um enriquecimento fenomenal durante a gestão petista, claramente incompatível com qualquer concepção de legalidade, Fábio Luiz Lula da Silva (o Lulinha), antigo monitor de jardim zoológico, se tornou um megaempresário durante o governo do pai, investigado por uma de suas empresas, a Gamecorp, ter recebido em 2005 um aporte de 5 milhões de reais da antiga Telemar (atual Oi), na qual o BNDES tinha participação. Questionado, Lula disse que seu filho era um “Ronaldinho” nos negócios. Contudo, sua genialidade só foi demonstrada durante a gestão petista, em dez anos acumulou rendimentos rastreados de R$ 5,2 milhões.

A polícia federal, após operação de busca e apreensão na casa do ex-presidente e dos seus filhos, comprovou que os negócios de Jonas Suassuna, sócio de Lulinha na Gamecorp e em outras empresas, registraram o recebimento de 750 milhões de reais entre os anos de 2004 e 2016. O mesmo sócio “alugou”, apesar de não haver nenhum registro legal, para Fábio Luiz, um apartamento em São Paulo por cerca de 15 mil reais mensais, um terço do real valor de mercado.

Somando-se ao clã, o caçula Luís Cláudio Lula da Silva, faz parceria com o pai como réu em uma ação da Justiça Federal. O Ministério Público Federal apurou que as negociações de compra de 36 caças Gripen, da empresa sueca Saab, foram irregulares, Luís Cláudio recebeu 2,5 milhões de reais da empresa de Marcondes e Cristina (consultores da negociação) por uma consultoria fictícia, segundo o MPF.

Somente o principal escalão petista acumula uma somatória de processos na ordem dos 3 dígitos. O PT, sem nenhum senso crítico ou qualquer mínima declaração de culpa, deixou uma dívida pública que teve um crescimento de 105% com o governo Lula, superando ao término da gestão Dilma/Temer um valor astronômico de 3,8 trilhões, ultrapassando 62% do PIB e uma herança nefasta para os próximos governantes.

O PT jamais agiu sozinho, contou com a omissão e a colaboração de outros partidos e instituições, o que é notório e, não obstante, inquestionável. Todavia, coordenou primorosamente tal mecanismo, instituiu uma ‘Cleptocracia’ comprando uma enormidade de aliados, se associou e alimentou empresários inescrupulosos, criando grandes fortunas e enriquecimentos ilícitos instantâneos, financiando partidos, condicionando liberação de verbas ao apoio político; não promoveu nenhuma reforma social profunda ou significativa, mas financiou líderes de sindicatos, de ONGs, de movimentos sociais, transformando um partido em uma seita, fundada em um culto à personalidade de seu líder, algo digno dos piores regimes totalitários.

O partido dos trabalhadores conseguiu aparelhar as instituições fiscalizadoras, inflou a máquina pública com seus ‘seguidores’, nomeou para o judiciário elementos que já tinham servido ao partido; em um bem sucedido laboratório social gramscista, pulverizou sua ideologia nos meios acadêmicos, nos canais de comunicação e até mesmo em livros didáticos, financiou artistas partidários sem quaisquer critérios além do proselitismo, criou uma dependência crescente dos setores mais carentes da sociedade, elevando para 25% a parcela da população que necessitava das esmolas do Estado e ainda se gabou disso em rede nacional.

Promovendo um intenso discurso de luta de classes, o PT incentivou a desvalorização dos esforços individuais pela promoção do ‘vitimismo’, da justiça social seletiva, perseguindo ferrenhamente, até mesmo, o menor dos seus opositores; fragmentou o país e consolidou um ódio que nem os grupos guerrilheiros comunistas conseguiram promover durante o regime militar, não por acaso, ambas as organizações foram encabeçadas pelos mesmos criminosos.

Os casos listados, apesar de estarrecedores, são apenas o início de uma luta contra à mais terrível das organizações criminosas da História. Os dados, diante de delações que não sessam, apenas arranham a superfície de tanta podridão. A corrupção é uma assassina em massa, tão devastadora e muito mais silenciosa do que as grandes guerras.

Uma das evoluções naturais dos governos de esquerda é a natural condução para o totalitarismo, o cerceamento das liberdades, a propagação ideológica e o assassinado dos seus opositores. Sobre isso, uma série de mortes convenientes e não-explicadas rondam o Partido dos Trabalhadores, fantasmas silenciados que ainda carecem de justiça.

Os casos nebulosos “começam” com Toninho do PT, prefeito de Campinas, assassinado à tiros em 2001, morte cooptada como propaganda para o partido; um ano depois o prefeito de Santo André, Celso Daniel, que segundo pessoas próximas pretendia denunciar os esquemas de corrupção do qual fazia parte, é torturado e morto. O sociólogo e editor Cesar Benjamin, militante do PT entre 1980 a 1995, sobre o caso Celso Daniel, respondeu: “Eu não acho, tenho certeza. E houve muitos cadáveres morais. Este foi o físico.” Acusando Lula e Dirceu de liderarem o esquema que resultou na queima de arquivo de Celso Daniel. Foi Benjamin que revelou em 2009 na Folha, o caso do “menino do MEP”, o preso de 17 anos que Lula teria se gabado de ter tentado estuprar durante os 30 dias que ficou detido em 1980.

Em setembro de 2012, o publicitário Marcos Valério prestou depoimento ao Ministério Público Federal e revelou que, que o presidente Lula estava sendo chantageado pelo empresário Ronan Maria Pinto que exigia 6 milhões de reais para não divulgar informações relacionadas ao caso Santo André, envolvendo o presidente Lula, o ex-ministro José Dirceu e o então assessor particular Gilberto Carvalho.

As atrocidades não param por aí, sete outras pessoas ligadas ao caso foram executadas. Dionízio Severo: suposto elo entre a quadrilha e Sombra, que estava com o prefeito e posteriormente foi acusado do assassinato (assassinado em abril de 2002); Sérgio Orelha: amigo de Severo (assassinado em 2002); Antônio Palácio de Oliveira: garçom que atendeu o prefeito antes do assassinato (assassinado em fevereiro de 2003); Paulo Henrique Brito: testemunha da morte do garçom (assassinado em março de 2003); Iran Moraes Rédua: reconheceu o corpo de Daniel (assassinado em dezembro de 2003); Otávio Mercier: investigador que ligou para Severo (assassinado em julho de 2003) e Carlos Delmonte Printes: legista encontrado morto em 12 de outubro de 2005.

A lista de mortes convenientes prossegue com o acidente de carro e o falecimento de dois diretores da Bancoop e do ex-presidente da cooperativa Luís Eduardo Saeger Malheiro, cooperativa que lesou 3 mil mutuários do Banco do Brasil, posteriormente repassada para a OAS, levando ao caso do tríplex do Lula. Segundo, Hélio Malheiro, seu irmão, ele havia sido alertado para reforçar sua segurança pessoal.

Em 2014, o ex-coronel Malhães foi assassinado num suposto assalto, um mês antes ele revelou na Comissão da Verdade que Lula mandou matar dois sindicalistas para conquistar o poder no sindicato. No mesmo ano, Eduardo Campos morre em um acidente aéreo, único com potencial de desbancar Dilma e Aécio no pleito eleitoral, dois anos depois, em um suspeito “suicídio”, falece o empresário que comprou o avião de Eduardo.

Em 2015, em outra queda de avião, morreram dois executivos da Seguradora Bradesco, uma das principais acionistas da Vale. Caixa preta é encontrada danificada e ilegível. No mesmo ano, morreriam ainda o ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo, o embaixador Sebastião do Rego, ao cair do 11º andar do seu apartamento, e Roger Agnelli, CEO da mineradora Vale, em um acidente aéreo, a caixa preta do avião não foi encontrada.

No ano seguinte, foi assassinado em seu apartamento, Arthur Antonio Sendas, a membro do Conselho de Administração da Petrobrás, presidido por Dilma, que participou da aprovação da compra da refinaria de Pasadena, na Califórnia (EUA). Negócio escuso que gerou um prejuízo de 1 bilhão aos cofres da Petrobras.

Em 2017, o relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, morre em queda de avião às vésperas de homologar importante delação da operação Lava-jato, que certificavam provas documentais contra Lula e Dilma, duas das quais referentes ao apartamento em São Bernardo do Campo e ao terreno do Instituto Lula. Sua morte acabou por, no mínimo, atrasar diversos processos da operação lava-jato; a investigação resultou no emaranhado de contradições e questões ainda em aberto.

Em declarações posteriores o filho de Teori relatou que “O pai sabia de tudo isso. Sabia quanto cada um estava afundando nesse mar de corrupção. (Se refendo ao PT e ao PMDB) Não é por acaso que o pai estava tão aflito com o ano de 2017. Aflito ao ponto de me confidenciar que havia consultado informalmente as Forças Armadas e que tinha obtido a resposta de que iriam sustentar o Supremo até o fim!”.

Todavia, a morte mais significativa foi da própria esposa de Luiz Inácio, a senhora Marisa Letícia, no Hospital Sírio-Libanês, vítima de um AVC. Não há motivos aparentes para suspeitar da causa morte. Neste caso, a conivência da sua morte reside no fato de como ela foi usada, pelo ex-presidente.

Em sua conduta, que facilmente se encaixaria como psicopata (Transtorno da Personalidade Antissocial) na escala de Robert Hare, Lula usa, no próprio velório, a morte da esposa como álibi post-mortem e plataforma para manipular seus seguidores e atacar as investigações da operação lava-jato:

“Na verdade, Marisa morreu triste. Porque a canalhice que fizeram com ela, e a imbecilidade e a maldade que fizeram com ela, (...) eu quero provar que os facínoras que levantaram leviandade com a Marisa tenham, um dia, a humildade de pedir desculpas a ela”.

“Eu acho que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”.

Quando questionado sobre os alugueis não-pagos do apartamento vizinho ao dele, no Edifício Green Hill, em São Bernardo do Campo, imóvel comprado em nome do sobrinho do pecuarista e amigo de Lula, José Carlos Bumlai, mas utilizado por seguranças da Presidência da República e, posteriormente, pela família do ex-presidente, Lula afirmou que:

"Nunca tive medo de deixar um cartão de crédito com ela (...) Dona Marisa ficou com a responsabilidade de fazer o contrato e de acertar aluguel, condomínio, IPTU e outras coisas da casa, era tudo ela que fazia".

Sobre o tríplex no Guarujá, Lula afirmou:

“Quem cuidava do apartamento era a dona Marisa”. “Vou até repetir, se quiser economizar tempo. A minha relação com o famoso apartamento da Bancoop é de quando a minha mulher comprou, que foi feito imposto de renda, à primeira visita do Leo (Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS) para me falar que tinha que visitar o apartamento porque estava acabando o prédio”.

O psiquiatra Ednei Freitas fez um diagnóstico da personalidade de Lula: O quadro clínico para esse tipo de psicopata é assim descrito:

“Os pacientes podem mostrar-se altivos e dignos de credibilidade ao entrevistador. Entretanto, sob a aparência (máscara de sanidade) existe tensão, hostilidade, irritabilidade e cólera. Entrevistas provocadoras de estresse, nas quais os pacientes são vigorosamente confrontados com inconsistências em suas histórias, podem ser necessárias para a revelação da patologia”.

“Os portadores da disfunção frequentemente apresentam um exterior normal e até mesmo agradável e cativante. Suas histórias, entretanto, revelam muitas áreas de funcionamento vital desordenado. Mentiras, faltas à escola, fugas de casa, furtos, brigas, promiscuidade com amantes e atividades ilegais são experiências típicas que, conforme relatos dos pacientes, começaram durante a infância”.

Contudo, a doença é rotineiramente percebida como um atenuante, um doente corre o risco de não ser punido, sobre o entendimento que a moléstia não é culpa do doente. Lula é apenas o regente da maior organização criminosa da História. Nas palavras de Gilberto Simões Pires: “No caso de Lula estou convencido de que a sua grave doença deve ser tratada num ambiente propício: A PRISÃO”.

Fontes: 1.https://oglobo.globo.com/brasil/13-escandalos-do-pt-no-poder-18803710 2.https://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/139245478/pt-pagou-a-chantagista-para-nao-revelar-mais-crimes 3.https://conexaopolitica.com.br/ultimas/crimes-de-corrupcao-envolvendo-o-pt-comecaram-muito-antes-da-lava-jato/ 4.https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/o-pt-so-comete-crimes-dentro-da-lei/ 5.https://exame.abril.com.br/brasil/lula-e-acusado-de-10-crimes-de-corrupcao-e-44-de-lavagem/ 6.https://ffsfred.jusbrasil.com.br/noticias/247451202/pt-criou-uma-maquina-de-corrupcao-para-financiar-seu-projeto-de-poder 7.https://noticias.r7.com/brasil/governo-do-pt-se-resume-em-4880-dias-de-escandalos-e-corrupcao-que-somam-mais-de-r-47-bilhoes-13052016 8.https://veja.abril.com.br/blog/noblat/a-corrupcao-revolucionaria-do-pt/ 9.https://www.estadao.com.br/noticias/geral,o-pt-institucionalizou-a-corrupcao,70001846155 10.https://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/marco-antonio-villa/marco-antonio-villa-delacao-de-palocci-e-devastadora-e-detalha-esquema-de-corrupcao-do-pt.html 11.https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/ponto-de-partida/pt-nao-inventou-corrupcao-mas-elevou-um-nivel-como-nunca-antes-na-historia-deste-pais-22639/ 12.https://www.oantagonista.com/brasil/pt-protagonizou-os-maiores-escandalos-de-corrupcao/ 13.https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/palocci-diz-que-santarosa-operou-desvio-de-3-da-publicidade-da-petrobras/ 14.https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-estrago-causado-pelo-pt,70001984311 15.https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/lula-permitiu-desvio-de-bilhoes-de-reais-em-propina-para-pt-pp-e-pmdb-diz-procuradoria/ 16.https://www.valor.com.br/politica/4313280/desvios-de-dinheiro-na-petrobras-podem-chegar-r-42-bilhoes-diz-pf 17.https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/entenda-o-esquema-8211-pt-roubou-200-000-000-de-dolares-segundo-delator-em-reais-546-460-000-quando-fecha-o-partido-lula-e-dilma-tem-de-ser-cassados/ 18.http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/11/pf-estima-que-prejuizo-da-petrobras-com-corrupcao-pode-ser-de-r-42-bi.html 19.http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/05/ex-diretor-da-petrobras-quebra-o-silencio-lula-comandava-esquema.html 20.https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/lula-comandava-desvios-na-petrobras 21.https://www.valor.com.br/empresas/4453106/moody%3Fs-rebaixa-rating-da-petrobras-em-tres-degraus 22.http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/02/petrobras-e-o-segundo-caso-de-corrupcao-mais-conhecido-no-mundo.html 23.https://br.sputniknews.com/brasil/2018042711094177-lula-lava-jato-corrupcao/ 24.https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/lula-e-dirceu-comandavam-esquema-que-resultou-no-assassinato-de-celso-daniel-segundo-ex-petista/ 25.https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/veja-1-8211-o-estalo-de-lulinha-de-monitor-de-zoologico-a-milionario-o-filho-de-lula-os-amigos-o-lobby-e-as-relacoes-com-o-encrencado-aps/ 26.https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/pf-conclui-pericia-financeira-e-patrimonial-de-filhos-de-lula/ 27.https://super.abril.com.br/mundo-estranho/os-maiores-escandalos-de-corrupcao-do-brasil/ 28.https://istoe.com.br/um-sindicato-crime/ 29.https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/06/05/pelo-menos-11-escandalos-de-corrupcao-sacudiram-pais-desde-mensalao-relembre.htm 30.https://spotniks.com/os-7-maiores-prejuizos-causados-pelo-governo-federal-nos-ultimos-anos/ 31.https://www.jornaldopais.com.br/mortes-que-ocorreram-na-era-pt-e-ate-hoje-continuam-em-misterios-veja-aqui/ 32.https://veja.abril.com.br/politica/assassinato-na-lava-jato-a-misteriosa-execucao-de-roberto-do-pt/ 33.https://istoe.com.br/as-mortes-que-rondam-o-edificio-do-triplex-de-lula/ 34.http://www.folhapolitica.org/2017/01/bolsonaro-aponta-historico-de-mortes.html 35.http://sensoincomum.org/2017/05/17/marisa-celso-daniel-mortes-convenientes/ 36.https://istoe.com.br/filho-teori-zavascki-mataram-pai 37.https://www.revistaforum.com.br/filho-de-teori-nao-se-convence-de-que-morte-do-pai-foi-acidente/ 38.http://sensoincomum.org/2017/01/20/celso-daniel-livro-cadaver-pt/ 39.https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,celso-daniel-e-toninho-os-pesadelos-do-pt,1084700 40.https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,celso-daniel-e-toninho-os-pesadelos-do-pt,1084700 41.https://br.blastingnews.com/politica/2018/02/morte-mal-explicada-em-torno-de-triplex-de-lula-revela-circunstancias-suspeitas-002337267.html 42.https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/1953883-morte-de-testemunha-da-lava-jato-pode-estar-relacionada-a-operacao-diz-moro.shtml 43.http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL101004-5601,00-APOS+SEIS+ANOS+VIUVA+DE+TONINHO+DO+PT+DIZ+SE+SENTIR+ABANDONADA.html 44.http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/politica/crimes-relacionados-ao-pt-seguem-sem-esclarecimento/ 45.https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/275944/Chico-Vigilante-morte-de-Teori-%C3%A9-estranha-coincid%C3%AAncia.htm 46.https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/valerio-envolve-lula-no-caso-da-morte-de-celso-daniel-diz-revista-2rfz0t4cceirj5izdz78gswge/ 47.https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-04-01/moro-ve-possivel-ligacao-entre-alvo-da-operacao-carbono-e-morte-de-celso-daniel.html 48.https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-reage-a-acusacao-de-violencia-sexual,473364 49.https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0112200918.htm 50.https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/o-ex-menino-do-mep-fala-de-novo-e-de-novo-nem-sim-nem-nao/ 51.https://veja.abril.com.br/blog/maquiavel/sem-querer-lula-8216-admite-8217-ser-dono-de-triplex/ 52.https://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/139725695/lula-admite-que-mentia-e-usava-dados-falsos-quando-era-oposicao-veja-o-video 53.https://g1.globo.com/politica/noticia/denuncia-sobre-pt-ter-formado-organizacao-criminosa-para-fraudar-petrobras-tem-novo-juiz.ghtml 54.https://www.jota.info/stf/do-supremo/fachin-manda-denuncia-de-organizacao-criminosa-do-pt-para-justica-federal-do-df-08032018 55.https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/a-verdadeira-organizacao-criminosa-mostra-se-e-o-pt-o-brasil-esgotado-nao-aguenta-mais-essa-gente/ 56.https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/processo-na-justica-dos-eua-revela-como-empresas-pagavam-propina-a-politicos.ghtml 57.https://www.metro1.com.br/noticias/politica/48774,moro-pede-explicacoes-ao-mpf-sobre-morte-de-ex-prefeito-de-ourolandia-pode-estar-ligada-a-lava-jato.html 58.https://jornalggn.com.br/noticia/valerio-diz-a-moro-que-lula-foi-chantageado-mas-teme-morrer-se-contar-motivo 59.https://jornalivre.com/2017/02/05/lula-se-encaixaria-como-psicopata-na-escala-de-robert-hare-maior-especialista-do-mundo-no-assunto/ 60.https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-psiquiatra-ednei-freitas-analisa-a-cabeca-de-lula-esse-tipo-de-psicopata-e-dificil-de-curar-e-o-paciente-nao-melhora-na-cadeia/ 61.https://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/426276945/estudioso-que-disse-que-lula-so-pode-ser-um-psicopata-por-usar-morte-de-marisa-explica-suas-constatacoes


Carlos Feitosa Tesch

Historiador, especializado em política, ética e linguagem. Atuando como professor, escritor, editor e revisor acadêmico..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Carlos Feitosa Tesch