Locomotivas
Locomotiva a vapor CP A832 no Barreiro, Portugal
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX, eram movidas por motores a vapor que foram, sem dúvida, os mais populares até o final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil eram chamadas popularmente de "Maria-Fumaça", em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento.
Tudo bem, caso alguém queira saber um pouco mais sobre a história, tipos de motores e outro tanto de informações sobre trens e as locomotivas especificamente, sugiro com recomendação efusiva que leiam o verbete da Wikipedia pois este artigo tem como único objetivo um olhar bem cuidadoso sobre algumas destas máquinas em fotografias históricas e outras quase, capturadas há muito, muito tempo. Se o feedback for positivo em breve faremos partes 2, 3, 4... O material é infindável e um verdadeiro prazer em fotografia.
Estação Santa Olivia, 1913. Trem especial conduzindo a Senhora Yolanda Guedes Penteado para sua fazenda em Loreto/Brasil - acervo Leandro Guidini.
Locomotiva 4-4-0 construída em Nevada/EUA pela Central Pacific em 1873.
Locomotiva a vapor em Ely/Nevada/EUA, construída em 1909.
Locomotiva 2-10-2 da Vulcan Foundry contruída para o Irã em 1954.
Locomotiva 5448 na Polônia, construída em 1946.
Locomotiva 4-6-2 construída para a Buenos Ayres Great Southern Railway (SUD. Foto tirada em 1926.
Locomotiva William Crooks, a primeira locomotiva a operar no estado de Minnesota/EUA. Construída entre 1861 e 1865.
Locomotiva 3185 da Vulcan Foundry no Paquistão, construída em 1916.
Locomotora 1567 construída pela Vulcan Foundry na Argentina em 1948. Ainda hoje está operacional mas como uso diário ficou até 1981.
Por fim uma ilustração que mostra o funcionamentoda locomotiva, mas antes vale mencionar que é lamentável o pouco valor que se dá no Brasil para os trens de ferro. As ferrovias estão sumindo e consigo levam oportunidades de crescimento e muito do romantismo de outrora.