encruzilhada

O encontro entre o admirável, o erudito e o simplesmente interessante

Sandro Marcos

Viciado em atenção e notívago inveterado, simplesmente não vive sem a multiplicidade de culturas e conteúdos! Multiplicidade esta que expressa através de incursões pelos mundos da música, poesia, literatura e do amor verdadeiro.

Posts da Encruzilhada no seu email: http://bit.ly/1h82eCv

As 10 imagens da semana: do admirável ao factual (edição 5)

Protestos, descobertas científicas, Johnny Cash na prisão (?) e algumas sensacionais imagens históricas raras como a primeira fotografia de Machu Pichu ao ser redescoberta e de índios norte-americanos em 1891. Admiráveis, factuais e imperdíveis!


ìndios norte americanos em 1891.jpgÍndios norte-americanos em fotografia de 1891. Tratam-se de chefes que se reuniram com o general Miles e declararam a "Guerra Indígena". Seus nomes eram, em sentido horário começando da extrema esquerda superior: Standing Bull, Bear Who Looks Back Running (Stands and Looks Back), Has the Big White Horse, White Tail, Liver (Living) Bear, Little Thunder, Bull Dog, High Hawk, Lame e Eagle Pipe. Fotografia de John C. H. Grabill. Repository: Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA.

Olá amigos leitores da obvious, da Encruzilhada e uma saudação ainda mais efusiva aos meus 15 leitores solidários que assinaram o Feed RSS exclusivo deste blog e recebem as novas postagens por email. É tempo das imagens da semana que toda sexta-feira são publicadas aqui; esta a edição número 5 que vem, digamos, um tanto mais admirável que factual, o que talvez seja o reflexo de uma semana meio preguiçosa para notícias, mas prolífica quando o assunto foi fotografia, ciência, design, história (principalmente) e algo mais que seja digno de chamar-se interessante.

Paisagem Urbana, óleo por Jeremy Mann - 2.jpgPaisagem Urbana, óleo por Jeremy Mann.

Receba os artigos da Encruzilhada por email.

Nosso passeio visual vai passar por momentos factuais como a descoberta pela NASA de um planeta (Kepler-186f) possivelmente habitável (eu disse habitável e não "habitado", obviamente), assim como a terra. Também temos o protesto dos estudantes que apoiam a Juventude Muçulmana no Cairo (Egito). Eles protestam pelo fato de a promessa de uma nova era de tolerância, feita pelos arquitetos do golpe militar que resultou na deposição do presidente Mohamed Morsi nove meses atrás, não ter resultado em nenhuma mudança na situação da liberdade de expressão e pensamento e das minorias religiosas.

kepler186f_artistconcept_0h600.jpgKepler-186f, primeiro planeta fora do sistema solar de tamanho similar ao da Terra e com possibilidades de haver água em estado líquido na superfície.

01.jpgProtesto dos estudantes que apoiam a Juventude Muçulmana no Cairo.

Além disso, são de impressionar as imagens do "cult" Johnny Cash se apresentando numa prisão e de índios norte-americanos numa magnífica fotografia de 1891. Tem ainda Machu Pichu em na primeira fotografia quando foi redescoberta em 1911!

Johnny Cash.jpgJohnny Cash se apresentando para prisioneiros na Folsom Prison em 13 de Janeiro de 1968.

Aperte os cintos e vamos juntos ao restante das "10 mais da semana". Não se esqueça que sexta-feira que vem tem mais e não perca a sugestão de disco desta semana também. Para quem deseja um som suave...

The first photo upon discovery of Machu Picchu, 1911.jpgPrimeira fotografia de Machu Picchu após sua redescoberta em 1911.

Monte Roraima, Venezuela.jpgMonte Roraima, Venezuela

by Velichko Velikov.jpgCadeira com design de Velichko Velikov

Floco de neve.jpgFloco de neve.

O disco:

O disco que marcou a semana foi "Deep in the Blues" do artista James Cotton. O álbum é uma "jam session" dele com o guitarista Joe Louis Walker e o baixista de Jazz Charlie Haden. Eles apresentam canções de Muddy Waters, Percy Mayfield e Sonny Boy Williamson, além de temas originais compostos por Walker e Cotton. Uma legítima aula de Blues como deve ser. Imperdível!

[AllCDCovers]_james_cotton_deep_in_the_blues_2001_retail_cd-front.jpg

Receba os artigos da Encruzilhada por email.


Sandro Marcos

Viciado em atenção e notívago inveterado, simplesmente não vive sem a multiplicidade de culturas e conteúdos! Multiplicidade esta que expressa através de incursões pelos mundos da música, poesia, literatura e do amor verdadeiro. Posts da Encruzilhada no seu email: http://bit.ly/1h82eCv.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Sandro Marcos