As 10 imagens da semana: do admirável ao factual (edição 5)
Índios norte-americanos em fotografia de 1891. Tratam-se de chefes que se reuniram com o general Miles e declararam a "Guerra Indígena". Seus nomes eram, em sentido horário começando da extrema esquerda superior: Standing Bull, Bear Who Looks Back Running (Stands and Looks Back), Has the Big White Horse, White Tail, Liver (Living) Bear, Little Thunder, Bull Dog, High Hawk, Lame e Eagle Pipe. Fotografia de John C. H. Grabill. Repository: Library of Congress Prints and Photographs Division Washington, D.C. 20540 USA.
Olá amigos leitores da obvious, da Encruzilhada e uma saudação ainda mais efusiva aos meus 15 leitores solidários que assinaram o Feed RSS exclusivo deste blog e recebem as novas postagens por email. É tempo das imagens da semana que toda sexta-feira são publicadas aqui; esta a edição número 5 que vem, digamos, um tanto mais admirável que factual, o que talvez seja o reflexo de uma semana meio preguiçosa para notícias, mas prolífica quando o assunto foi fotografia, ciência, design, história (principalmente) e algo mais que seja digno de chamar-se interessante.
Paisagem Urbana, óleo por Jeremy Mann.
Receba os artigos da Encruzilhada por email.
Nosso passeio visual vai passar por momentos factuais como a descoberta pela NASA de um planeta (Kepler-186f) possivelmente habitável (eu disse habitável e não "habitado", obviamente), assim como a terra. Também temos o protesto dos estudantes que apoiam a Juventude Muçulmana no Cairo (Egito). Eles protestam pelo fato de a promessa de uma nova era de tolerância, feita pelos arquitetos do golpe militar que resultou na deposição do presidente Mohamed Morsi nove meses atrás, não ter resultado em nenhuma mudança na situação da liberdade de expressão e pensamento e das minorias religiosas.
Kepler-186f, primeiro planeta fora do sistema solar de tamanho similar ao da Terra e com possibilidades de haver água em estado líquido na superfície.
Protesto dos estudantes que apoiam a Juventude Muçulmana no Cairo.
Além disso, são de impressionar as imagens do "cult" Johnny Cash se apresentando numa prisão e de índios norte-americanos numa magnífica fotografia de 1891. Tem ainda Machu Pichu em na primeira fotografia quando foi redescoberta em 1911!
Johnny Cash se apresentando para prisioneiros na Folsom Prison em 13 de Janeiro de 1968.
Aperte os cintos e vamos juntos ao restante das "10 mais da semana". Não se esqueça que sexta-feira que vem tem mais e não perca a sugestão de disco desta semana também. Para quem deseja um som suave...
Primeira fotografia de Machu Picchu após sua redescoberta em 1911.
Cadeira com design de Velichko Velikov
O disco:
O disco que marcou a semana foi "Deep in the Blues" do artista James Cotton. O álbum é uma "jam session" dele com o guitarista Joe Louis Walker e o baixista de Jazz Charlie Haden. Eles apresentam canções de Muddy Waters, Percy Mayfield e Sonny Boy Williamson, além de temas originais compostos por Walker e Cotton. Uma legítima aula de Blues como deve ser. Imperdível!
Receba os artigos da Encruzilhada por email.