As capas proibidas do Rock: Chocantes ontem e hoje
Van Halen - 1984 (na capa em algarismos romanos, MCMLXXXIV).
Incrível pensar que capas de discos pudessem ser alvo de censura nos mais variados locais, das mais variadas formas e, o que é muito pior, em épocas tão separadas pelos anos umas das outras. O Rock e a indústria da música em geral desde seus primórdios passam pelo crivo de governos e órgãos não governamentais que, no mínimo pateticamente, regulam ou tentam regular o que o público deve ver, ouvir e dizer.
Receba os artigos da Encruzilhada por email.Hoje a Encruzilhada apresenta algumas das capas de discos de Rock que foram censuradas e/ou condenadas ao longo dos tempos. Muitas das capas apresentadas poderiam mesmo estar entre as "10 imagens da semana" aqui do blog, mas foi melhor reuní-las num único espaço. Asco, choque, revolta ou medo; escolha o sentimento e seja arrebatado por estas capas polêmicas que, ou foram censuradas por órgãos reguladores ou pela opinião pública:
UFO - Force It (1975). Apologia ao homossexualismo? Será?
Celtic Frost - To Mega Therion (1985). Religião sempre gera confusão em qualquer local ou época que se contrarie alguma delas.
Megadeth - Youthanasia (1994). A banda mostra o descaso pela vida e é retribuída com espanto da opinião pública que somente se ateve à imagem em si.
The Beatles - Yesterday and Today (1966: Será mesmo que é para tanto espanto esta foto com pedaços de bonecas?
Scorpions - Virgin Killer (1976): Quarto álbum da banda e primeiro a despertar o interesse fora da Europa o disco tem uma das capas que mais geraram espanto e revolta com a exposição da jovem nua.
Iron Maiden - Sanctuary (1980): Margaret Thatcher, então primeira-ministra britânica é assassinada pelo mascote Eddie na capa. Pode imaginar isto não gerando polêmica?
Pantera - Far Beyond Driven (1994): Uma capa pesada e censurada para o disco mais agressivo da banda texana.
Black Crowes - Amorica (1994). O sexo e a sensualidade estão no topo da contravenção visual.
Asesino - Cristo Satánico (2006): Outra capa censurada em diversos países.
The Allman Brothers Band - All Men's Brothers (1972).
Carcass - Reek Of Putrefaction (1988): Álbum de estreia da banda inglesa, teve sua capa feita com uma colagem de fotos reais de partes de corpos humanos.
Brujeria - Matando Güeros (1993).
Cannibal Corpse - Butchered At Birth (1991): Outra capa que foi censurada em diversas partes do mundo.
Great White - Hooked (1991) - Novamente a sensualidade foi alvo da (falta de) opinião pública.