encruzilhada

O encontro entre o admirável, o erudito e o simplesmente interessante

Sandro Marcos

Viciado em atenção e notívago inveterado, simplesmente não vive sem a multiplicidade de culturas e conteúdos! Multiplicidade esta que expressa através de incursões pelos mundos da música, poesia, literatura e do amor verdadeiro.

Posts da Encruzilhada no seu email: http://bit.ly/1h82eCv

As capas proibidas do Rock: Chocantes ontem e hoje

Tire as crianças da sala para ver 15 discos de bandas de Rock que tiveram suas capas censuradas por órgãos reguladores ou pura e simplesmente pela opinião pública. Algumas chocantes realmente, outras um tanto revoltantes, mas muitas apenas sofreram o abuso do "politicamente correto".


Van-Halen-1984-Front.jpgVan Halen - 1984 (na capa em algarismos romanos, MCMLXXXIV).

Incrível pensar que capas de discos pudessem ser alvo de censura nos mais variados locais, das mais variadas formas e, o que é muito pior, em épocas tão separadas pelos anos umas das outras. O Rock e a indústria da música em geral desde seus primórdios passam pelo crivo de governos e órgãos não governamentais que, no mínimo pateticamente, regulam ou tentam regular o que o público deve ver, ouvir e dizer.

Receba os artigos da Encruzilhada por email.

Hoje a Encruzilhada apresenta algumas das capas de discos de Rock que foram censuradas e/ou condenadas ao longo dos tempos. Muitas das capas apresentadas poderiam mesmo estar entre as "10 imagens da semana" aqui do blog, mas foi melhor reuní-las num único espaço. Asco, choque, revolta ou medo; escolha o sentimento e seja arrebatado por estas capas polêmicas que, ou foram censuradas por órgãos reguladores ou pela opinião pública:

tumblr_m49hb8EucD1qj7ry5o1_1280.jpgUFO - Force It (1975). Apologia ao homossexualismo? Será?

tumblr_m7h96m5jmj1qelmubo1_1280.jpgCeltic Frost - To Mega Therion (1985). Religião sempre gera confusão em qualquer local ou época que se contrarie alguma delas.

Megadeth Youthanasia.jpgMegadeth - Youthanasia (1994). A banda mostra o descaso pela vida e é retribuída com espanto da opinião pública que somente se ateve à imagem em si.

The_Beatles-Yesterday_And_Today-Frontal.jpgThe Beatles - Yesterday and Today (1966: Será mesmo que é para tanto espanto esta foto com pedaços de bonecas?

70183_original.jpgScorpions - Virgin Killer (1976): Quarto álbum da banda e primeiro a despertar o interesse fora da Europa o disco tem uma das capas que mais geraram espanto e revolta com a exposição da jovem nua.

iron_maiden-sanctuary(emi)2.jpgIron Maiden - Sanctuary (1980): Margaret Thatcher, então primeira-ministra britânica é assassinada pelo mascote Eddie na capa. Pode imaginar isto não gerando polêmica?

Far Beyond Driven Au.jpgPantera - Far Beyond Driven (1994): Uma capa pesada e censurada para o disco mais agressivo da banda texana.

blackcrowesamorica.jpgBlack Crowes - Amorica (1994). O sexo e a sensualidade estão no topo da contravenção visual.

Asesino-Cristo_Satanico-Frontal.jpgAsesino - Cristo Satánico (2006): Outra capa censurada em diversos países.

allman_brothers_band_all_mens_brothers-ATL40424-1307104983.jpegThe Allman Brothers Band - All Men's Brothers (1972).

1000x1000.jpgCarcass - Reek Of Putrefaction (1988): Álbum de estreia da banda inglesa, teve sua capa feita com uma colagem de fotos reais de partes de corpos humanos.

0128.jpgBrujeria - Matando Güeros (1993).

(1991)_Butchered_At_Birth.jpegCannibal Corpse - Butchered At Birth (1991): Outra capa que foi censurada em diversas partes do mundo.

8rl.jpgGreat White - Hooked (1991) - Novamente a sensualidade foi alvo da (falta de) opinião pública.


Sandro Marcos

Viciado em atenção e notívago inveterado, simplesmente não vive sem a multiplicidade de culturas e conteúdos! Multiplicidade esta que expressa através de incursões pelos mundos da música, poesia, literatura e do amor verdadeiro. Posts da Encruzilhada no seu email: http://bit.ly/1h82eCv.
Saiba como escrever na obvious.
version 29/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Sandro Marcos