entre artes

Um olhar diferente sobre o mundo das Artes

Karlos Junior

..Desde criança é natural do Rio de Janeiro, músico que pode ser visto por aí portando uma flauta, também é desenhista canhoto e blogueiro que gosta de Ciência, Ficção-Científica, Cinema, Quadrinhos e tenta praticar algum esporte enquanto corre atrás de ganhar a vida pela Internet.

Filmografias, Cinescape e Cinemageddon : O melhor do Cinema em 2012

2012 acabou, mas alguns youtubers e entusiastas da Sétima Arte nos lembram, por meio de filmografias autorais, o que aconteceu de melhor (ou não) no Cinema durante o ano. Acompanhe-me nesta viagem pelas produções que fizeram a história do Cinema em 2012.


filmografia2012.jpg

2012 se foi, e o mundo (ainda bem) não acabou. Muitos aproveitam este período de início de ano novo para fazer aquele balanço sobre tudo que aconteceu de bom e de ruim em suas vidas pessoais, mas também é possível fazer um balanço do que aconteceu de bom, ou nem tanto, no mundo das artes. Assim como meu colega aqui do Obvious, o Réu Confesso Rafael Monteiro, fez sua lista dos 12 melhores álbuns de 2012, outros entusiastas resolveram fazer suas seleções daquilo que possivelmente mais desperta sua paixão no universo. Preparem-se, pois neste artigo a emoção falará mais alto com a magia do Cinema e as ótimas filmografias produzidas por este competente pessoal.

Filmography 2012

É o já tradicional vídeo produzido anualmente pelo Gen IP, com sua seleção do que houve de melhor no cinema durante o ano. Tudo compilado como sempre em sete minutos, repletos de produções para todos os gostos. De super-heróis e fantasia à dramas e comédias, fica obviamente o desafio aos leitores de identificar os filmes exibidos no vídeo.

2012: The Cinescape

Produzido também anualmente pelo editor e cineasta promissor Matt Shapiro, a série Cinescape traz o melhor da Sétima Arte de 2012, em uma pequena narrativa conduzida pela habilidosa montagem deste criador. Aqui podemos rever algumas semelhanças com o Gen IP, na escolha das produções.

Cinemageddon : 2012 in movies

Aqui temos uma série The Best of praticamente no início, uma vez que este é o primeiro Cinemageddon do Youtube. Produzido por Christopher Sherwood, um editor e cineasta que vive nas proximidades de Los Angeles, que também se diz um aventureiro, idiota e filósofo (não necessariamente nessa ordem, como diria Agamenon). Apesar de ser influenciado diretamente pelos produtores anteriores, sua montagem é muito bem executada e não fica devendo nada à de seus predecessores. Podemos notar novamente a presença indispensável de alguns blockbusters já vistos nos demais.

Filmografia 2012

Aqui uma agradável surpresa: A filmografia é uma produção brasileira, feita pelo pessoal do Pipoca Ice - um blog inteiramente dedicado aos filmes. Apesar de ser a mais longa do artigo, a montagem de Geovane Rodrigues é de encher os olhos, além de corrigir o problema de foco no cinema americano, posto que foi incluída ao menos duas produções nacionais.

Nada contra o cinema estadunidense, que é com certeza um dos melhores do mundo, mas é bom pensar que outras centenas de ótimas produções de países com tradição cinematográfica, como a França e a Índia, poderiam ser incluídas nas coletâneas apresentadas. Ainda assim, as filmografias são boas lembranças daquilo que foi visto nos cinemas, e certamente daquilo que ainda estamos em débito de ver. As aventuras de Pi, o Hobbit, Vingadores, Batman, 007, Jogos Vorazes, Ted, Os intocáveis, A viagem, e tantos outros ótimos filmes que só me resta deixar o desafio para o leitor, se possível, tentar enumerar os que mais se destacaram e se repetiram nas compilações apresentadas.

Se 2012 foi um excelente ano pro cinema, mesmo com crise, recessão, pirataria e etc..esperamos que 2013 nos reserve surpresas ainda melhores, comprovando aquele velho adágio que diz que "Cinema é a maior diversão".


Karlos Junior

..Desde criança é natural do Rio de Janeiro, músico que pode ser visto por aí portando uma flauta, também é desenhista canhoto e blogueiro que gosta de Ciência, Ficção-Científica, Cinema, Quadrinhos e tenta praticar algum esporte enquanto corre atrás de ganhar a vida pela Internet..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Cinema// @destaque, @obvious //Karlos Junior