entre artes

Um olhar diferente sobre o mundo das Artes

Karlos Junior

..Desde criança é natural do Rio de Janeiro, músico que pode ser visto por aí portando uma flauta, também é desenhista canhoto e blogueiro que gosta de Ciência, Ficção-Científica, Cinema, Quadrinhos e tenta praticar algum esporte enquanto corre atrás de ganhar a vida pela Internet.

Camera Obscura por Abelardo Morell

Conheça o trabalho do artista fotográfico Abelardo Morell, transformando ambientes ordinários em cenários surreais em sua Camera Obscura.


9780821277515.jpg

Sorria, diga "X" e pronto!! Flash nos olhos e estamos novamente no mundo das fotos. :)

Hoje em dia é algo tão banal e corriqueiro que muito do que produzimos como fotografia nem mesmo chega a se materializar em álbuns físicos, e se não dispuséssemos de jornais, livros de fotos e demais mídias impressas as fotos teriam se divorciado do papel já há algum tempo. Mais do que nunca, hoje, as fotos transitam os bits e bytes da Internet pelo mundo todo reduzidas a jpegs, gifs e outros formatos de imagem. Qualquer celular tem pelo menos uma câmera razoável e os novos IPhones, Androids e IPads também andam a serviço de registrar nossos momentos.

Talvez, para a maioria das pessoas, isso pode tornar o ato de fotografar algo um tanto sem importância mas também não é exatamente a maioria das pessoas que enxergam mais longe a possibilidade de mudar a percepção de nossas ferramentas mais corriqueiras e reinventar a roda para fazer arte.

Abelardo Morell é uma destas pessoas, mesmo que não tendo inventando a fotografia. Nasceu em Havana – Cuba,Abe_Headshot-GRAY-3x3@300_1.jpg em meados de 1948, saindo de lá ainda jovem com a família, indo para a antiga terra das oportunidades, lugar onde as pessoas costumavam sonhar como dizia Martin Luther. Lá formou-se em artes pela Universidade de Yale, e concluiu mestrado e doutorado em Belas Artes pela Bowdoin College em Brunswick. Morell tornou-se um dos maiores nomes da Fotografia mundial, publicou livros e tornou-se docente da Universidade de Arte de Massachusetts. Foi em uma de suas aulas como professor da referida modalidade que Morell teve a genial ideia de recriar em sua sala de aula uma câmara escura, ou camera obscura em latim. Trata-se do método primordial de captura de imagem, que consiste basicamente em deixar entrar um feixe de luz no meio de um pequeno buraco ou orifício, em um compartimento completamente escuro.

O princípio da câmara escura já havia sido introduzido por Aristóteles antes de Cristo, ganhando depois um tratado de Leonardo da Vinci, na Itália renascentista. Assim como acontece em nosso próprio globo ocular em que a luz penetra a íris formando imagens ao fundo da retina, a camera obscura segue o mesmo princípio (ver Optica, ensino básico de Física). A diferença é que obviamente não percebemos que as imagens chegam invertidas, posto que o cérebro se encarrega de acertar as imagens.

Com essa ideia na cabeça e uma câmera na mão (Glauber Rocha feelings), Abelardo Morell cogitou a possibilidade de transformar alguns suntuosos e estonteantes aposentos em verdadeiras câmaras escuras, aproveitando as ótimas locações que encontrava à disposição, fazendo de forma que as paredes destes cômodos fossem “ilustradas” com as belíssimas paisagens que encontrara em seu caminho. O vídeo a seguir é um ótimo exemplo de como Morell transformou aposentos em câmeras escuras.

Certamente é um processo demorado, com algumas fotos levando de cinco a dez horas de exposição para a obtenção das imagens. Com a técnica, Morell conseguiu realizar excelentes composições como as imagens que misturam um aposento com cama à ponte do Brooklyn e Manhattan ao fundo. Um prisma foi usado junto à máquina fotográfica de forma a corrigir algumas imagens, já que obviamente todas estavam refletidas de cabeça para baixo. Funciona exatamente como os espelhos que corrigem as imagens nas máquinas fotográficas mais modernas. O resultado de trabalho tão engenhoso garantiu uma bela exposição para Abelardo Morell, e uma tour pelo planeta na década de 1990, em que o mundo conheceu os incríveis e surreais cenários de Camera Obscura.

1.jpg

08b669039b_big.jpg

3289.jpg

910084c4eb3461ee8947cd42bdd4b146_XL.jpg

103185042_7adeadaa61_o.jpg

abe_morell_tribute_4_by_skelly1000-d3335dc.jpg

abelardo-morell.jpg

Abelardo-Morell_Camera-Obscura-Empire-State.jpg

abelardo-morell-piece-vue-stenope-05.jpg

abelardo-morell-piece-vue-stenope-10.jpg

Abelardo-Morell-Right-Side-Up-Camera-Obscura-Image-of-San-Marco-in-Office-2007.jpg

abemorrell.jpg

AM_CO_FlorencelookingNWinBedroom.jpg

c2a9-abelardo-morell-camera-obscura-image-of-boston-view-looking-south-east-in-conference-room-1998-_-choisie-par-h.jpg

camera08_Living-Room.jpg

camera15_Brooklyn-Bridge.jpg

camera16_Chrysler-Building.jpg

camera21_stlouis.jpg

camera23_Tuscan-Large-Bedroom.jpg

camera24_castle-courtyard.jpg

camera25_umbrian-landscape-bed.jpg

camera42_hopper-whitney.jpg

camera44_philadelphia.jpg

camera47_Venice-Livingroom.jpg

camera48_San-Marco.jpg

camera51_Scaffolding.jpg

camera53_pantheon.jpg

camera59_viewwithbooks.jpg

camera62_wheregalileodied.jpg

camera63_rockportsunrise.jpg

CORomanForum.jpg

f8ed80b1e27d340e3b55e0f865dcc294.jpg

kt-11-mumbai-13.jpg

kuzmickas.jpg

Large-Scale-Camera-Obscuras-by-Abelardo-Morell-2.jpg

Manhattan.jpg

ph97424.jpg

tumblr_kyvsvw9beT1qzfye6o1_1280.jpg

tumblr_mamfht3U8C1qe31lco2_r1_1280.jpg

tumblr_mbnbdpMmbw1qizk91o1_1280.jpg

tumblr_mm4sdiYKPD1sodq0ro1_1280.jpg

View-of-theBrooklynBridgeinBedroom2009.jpg

Curiosamente, a ideia por trás do Camera Obscura remete à realização de uma foto/experimento anterior, no mesmo ano de 1991, com o registro de sua famosa foto Light Bulb onde Morell parece brincar com o próprio princípio da Fotografia. Morell fixou uma lente a uma caixa de papelão com fita adesiva, fazendo uma espécie de câmara. Na frente, uma lâmpada brilhando intensamente é reproduzida de forma invertida na parte de trás da caixa. Trata-se desta imagem:

camera01_Light-Bulb.jpg

Como era esperado, a imagem chega invertida como manda os princípios físicos da Ótica. Elementar, não?

Para conhecer melhor o trabalho de Abelardo Morell visite seu site oficial.

Fonte: Informação Diferente


Karlos Junior

..Desde criança é natural do Rio de Janeiro, músico que pode ser visto por aí portando uma flauta, também é desenhista canhoto e blogueiro que gosta de Ciência, Ficção-Científica, Cinema, Quadrinhos e tenta praticar algum esporte enquanto corre atrás de ganhar a vida pela Internet..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/Fotografia// @destaque, @obvious //Karlos Junior