entre artes

Um olhar diferente sobre o mundo das Artes

Karlos Junior

..Desde criança é natural do Rio de Janeiro, músico que pode ser visto por aí portando uma flauta, também é desenhista canhoto e blogueiro que gosta de Ciência, Ficção-Científica, Cinema, Quadrinhos e tenta praticar algum esporte enquanto corre atrás de ganhar a vida pela Internet.

Malaria de Edson Oda - uma nova forma de ver quadrinhos em animação

Um mercenário em busca de eliminar a própria Morte em uma típica trama Faroeste (ou do "Velho-Oeste") contada de uma forma única e criativa, misturando História em Quadrinhos e Animação pelas mãos do sensacional diretor/escritor Edson Oda.


maxresdefault.jpg

O que acontece quando um mercenário típico do Velho Oeste aceita o inusitada serviço de executar a própria Morte? Mesmo partindo de uma premissa simplória e já abordada em outras obras, Malaria - de Edson Oda, conta este enredo de uma forma inovadora e muito bem-executada, misturando quadrinhos e animação no timing e na dose certa.

O curta-metragem não é exatamente uma novidade, especialmente aqui na Obvious, mas como recordar é viver dou aos leitores uma nova sessão de "Vale a pena ver de novo", para reapreciar e curtir (de novo, novamente e outra vez..) o curta-metragem de Oda.

A animação conta a história do mercenário Fabiano Carreira, que inusitadamente fora contratado para exterminar a própria Morte, numa ambientação totalmente Faroeste. A medida que o embate entre os dois personagens acontece, enquanto ambos conversam e divagam sobre os efeitos do serviço (caso seja bem-sucedido) Oda conduz a história trocando as plaquetas com os desenhos e interagindo criativamente com sua obra. O filme levou seis meses de produção, contando com uma equipe totalmente nacional, e lança mão de usar técnicas como time-lapse, origami, nanquim, além dos próprios quadrinhos e seus diálogos característicos. Edson Oda também contou com as ilustres vozes de Rodrigo Araújo e Antonio Moreno, dois dubladores profissionais do mercado brasileiro, e o resultado é simplesmente genial.

Malaria from Edson Oda on Vimeo.

Malaria foi originalmente produzido para participar do Django Unchained Emerging Artist Contest - um concurso promovido pelo diretor Quentin Tarantino com apoio da Red Bull, com o objetivo de descobrir novos cineastas. O desafio era apresentar obras que remetessem ao universo do filme Django Livre, mas como a produção atrasou, Oda acabou inscrevendo seu outro curta “The Writer“, que segue mais ou menos a mesma ideia do Malaria, apesar de não ter o mesmo acabamento tão caprichado. Mesmo assim, The Writer acabou levando a melhor, sendo o grande vencedor do concurso e ganhando uma exibição na San Diego Comic Con de 2012, com apresentação do próprio Quentin Tarantino.

The Writer from Edson Oda on Vimeo.

Malaria, por sua vez, não fez feio e acabou recebendo o selo Staff Pick da Vimeo, com mais de 600 mil visualizações. Nada mal para um talento sem igual como o de Edson Oda.

Para conhecer melhor o trabalho deste escritor/diretor acesse o seu Site Oficial em http://www.edsonoda.com/

Fontes: Mundo Blá e Iniciativa Nerd.


Karlos Junior

..Desde criança é natural do Rio de Janeiro, músico que pode ser visto por aí portando uma flauta, também é desenhista canhoto e blogueiro que gosta de Ciência, Ficção-Científica, Cinema, Quadrinhos e tenta praticar algum esporte enquanto corre atrás de ganhar a vida pela Internet..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Karlos Junior