entre deuses, homens e bytes

Rock & Roll, Literatura e Cultura Pop.

Mauricio R. Cozer

"Estilo é a resposta para tudo." - Charles Bukowski.

Fanfilms: Quando os fãs tomam a iniciativa

Bom, para quem não está familiarizado com o termo, um fanfilm nada mais é do que um filme independente produzido por fãs de um ou mais personagens de qualquer universo ficcional. Há alguns anos, proliferam pela Internet fanfilms dos mais diversos heróis e super-heróis provenientes dos mais variados mundos de fantasia. Fãs de histórias em quadrinhos e cinéfilos em geral podem ter surpresas muito agradáveis explorando esse mundo fascinante.


De produções claramente amadoras a outras tantas com um notável investimento profissional - resultando em produtoras de pequeno porte - o que mais diferencia os fanfilms das superproduções hollywoodianas, é algo muito mais simples do que se pensa: a paixão que os envolvidos têm pelos personagens ali retratados.

WWRR.jpg Muitos desses filmes, atores, pequenos estúdios e diretores são bastante reconhecidos pela qualidade de seu trabalho entre outros fãs e também por profissionais da área. Em alguns casos, atores e diretores são inclusive convidados de honra para eventos de comics e até mesmo sondados por grandes estúdios para futuras produções. É claro que há também aquelas que não são tão bem feitas; contudo, é interessante constatar que um possível constrangimento não desanima esses inspirados "amadores" da 7ª Arte. E ainda que muitos considerem arriscado, seria fantástico se os grandes estúdios recrutassem algumas dessas pequenas produtoras e lhes oferecessem uma oportunidade de provar que estão à altura do desafio.

Selecionei logo abaixo alguns fanfilms que explicam muito melhor do que qualquer texto.

Batman: City of Scars é uma criação da já famosa produtora Bat In The Sun. É simplesmente uma das melhores produções independentes ambientadas em um universo de histórias em quadrinhos. Tudo impressiona: fotografia, figurino, ambientação, roteiro, diálogos, interpretação, trilha sonora... tudo mesmo. Batman é interpretado por Kevin Porter, tornando-se o mais convincente ator no papel até o momento para incontáveis fãs.

Batman vs Wolverine é também uma criação da Bat In The Sun e inicialmente faz parte de uma proposta de duelos improváveis entre personagens de diferentes universos: Super Power Beat Down.

Grayson é mais um fan trailer da Untamed Cinema que busca retratar como Dick Grayson, o Robin, busca vingança pela morte de seu mentor, Batman. O único ponto fraco fica por conta do figurino exageradamente baseado nos quadrinhos.

Wonder Woman: World War II - O nome não é esse, mas também não havia uma nome definido quando do lançamento. Vemos aqui a Mulher-Maravilha combatendo Nazistas de maneira primorosa. Tanto quanto em Grayson, a única coisa que me incomodou foi o figurino da Princesa das Amazonas e pelo mesmo motivo. Ainda assim, isso não compromete em absoluto o filme. Um belo trabalho de fotografia e cenas muito bem elaboradas. Dirigido por Jesse V. Johnson e protagonizado por Nina Bergman.

G.I. Joe - Operation: Red Retrievel - Sou bem mais do que suspeito para falar de G.I. Joe - ou não. Fui um ávido colecionador desde o seu lançamento no Brasil - em meados dos anos 80 - até mais ou menos uns 3 anos atrás: action figures, quadrinhos, memorabilia e um sem número de artigos relacionados à série. O que posso dizer é que após a metade do filme, acontece um crossover completamente inesperado. Sem falar que quase conseguiram dosar a fidelidade dos quadrinhos e série animada (figurino), empregando um mínimo de realismo nas cenas. Traduzindo: é mil vezes mais sangrento. YO JOE!

Grayson: Earth One - Imaginem uma realidade alternativa na qual Dick Grayson nunca chegou a ser adotado pelo bilionário Bruce Wayne e, sendo assim, nunca se tornou Robin. Cresceu nos lugares mais perigosos que uma grande cidade pode oferecer e vive nesses lugares até hoje. Tem reflexos inacreditáveis e seu destemor diante do perigo imediato chega a ser um deboche. Adotou naturalmente um visual que é uma mistura de Rock ´N Roll com uma releitura de Nightwing - nome adotado por Grayson quando praticamente abandonou a parceria com Batman nos quadrinhos. Trata-se de uma série para a web em 6 episódios. Conheçam a première.

Wonder Woman é uma produção da Rainfall Films que abusa da estética da melhor forma possível. A Princesa das Amazonas é vista em cenas entrecortadas, combatendo criminosos comuns hoje e combatendo gigantes ao lado de suas irmãs em um passado não tão distante. Figurino soberbo e uma belíssima fotografia. Rileah Vanderbilt dá vida à Mulher-Maravilha, enaltecendo seu semblante altivo e sua nobreza natural.

Resumindo, sejam profissionais habilidosos ou talentosos aspirantes, quando os fãs tomam a iniciativa e resolvem produzir eles mesmos aquilo que gostariam de ver realizado, os resultados podem superar em muito as expectativas.

Fontes e Referências:

Bat In The Sun: http://www.youtube.com/user/batinthesun

Rainfall Films: http://www.youtube.com/user/RainfallFilms/videos

Rileah Vanderbilt: http://rileahvanderbilt.com/

Aaron Schoenke: https://www.facebook.com/aaronschoenke

Kevin Porter: http://www.imdb.com/name/nm1049174/


Mauricio R. Cozer

"Estilo é a resposta para tudo." - Charles Bukowski..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Mauricio R. Cozer