Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite

Invenções tecnológicas curiosas do século XXI- Parte 1

O século XXI pode ser classificado certamente como o século das descobertas. Descobertas científicas, tecnológicas e sociais são feitas a uma velocidade nunca antes vista. Os cientistas dizem que as grandes descobertas hoje são feitas de cinco em cinco anos quando no passado essas eram feitas de cem em cem anos, é sem dúvida, um salto e tanto. Dentro dessa perspectiva, a liberdade de criação dada aos estudantes aliada ao incentivo da sociedade capitalista pela produção de artigos cada vez mais modernos, gerou o nascimento de produtos um tanto curiosos, vejamos alguns exemplos a seguir.


10- Máquina de café expresso móvel tritura grãos durante pedaladas

Uma dupla de estudantes Lasse Oiva e Amos Fiel Raid, alunos de design do Royal College of Art de Londres, criaram uma estrutura muito parecida com a de um triciclo que detém a capacidade de utilizar a energia das pedaladas para moer grãos de café. A água utilizada para obter a bebida, é aquecida com uma caldeira que funciona a gás. A engenhoca é, sem dúvida, uma criação prática e eficiente. Mas, os criadores ainda não estão satisfeitos, querem obter uma máquina cem por cento ecologicamente correta, para isso, pretendem transformar os resíduos de café em etanol para servir como combustível.

52966.jpg

9- Cama que se auto-arruma

Imagina acordar atrasado para o trabalho, sonolento ou com preguiça e não ter que se preocupar em arrumar a cama? Sim, em breve isso será possível. A empresa espanhola OHEA, acaba de anunciar seu novo projeto, a cama eletrônica que se “auto- arruma”. A cama tem dispositivos que percebem quando alguém se levanta dela e três segundos depois, dois braços mecânicos equipados com um rolo acoplados aos dois lados da cama levantam e levam o lençol novamente a cabeceira da cama. Os travesseiros são levantados por duas prateleiras permitindo que o lençol seja esticado por toda a superfície da cama. A invenção ainda não tem preço mas a empresa anunciou que suas vendas começam em breve. A seguir, um vídeo da curiosa criação:

8- Carregador de Iphone alimentado por aperto de mão

O Designer Mac funamizu criou um carregador de Iphone que é capaz de converter a energia mecânica do aperto de mãos em energia elétrica.

handgrip1.jpg

7- Televisão controlada pelos olhos

Quanto mais tecnologia, menos esforço humano! È esse conceito que vemos por trás da TV controlada pelo movimento dos olhos. A TV ainda está em teste, pois, na verdade, a tecnologia adotada para a construção da TV não é totalmente nova. Os engenheiros utilizaram a tecnologia do “scanner de olho” e acoplaram a um computador e monitor. Não parece algo muito prático, mas já é um começo. Para selecionar uma opção, basta olhar para a TV e piscar rapidamente algumas vezes. As opções que funcionam são a de troca de canais e mudança de volume, as funcionalidades de clicar e arrastar ainda não estão disponíveis. Por mais que possa, inicialmente, requerer uma atenção maior para o controle do aparelho e consequentemente gerar um maior cansaço mental essa tecnologia pode beneficiar, por exemplo, as pessoas que perderam o controle das mãos. Bem, ainda há muito caminho a ser percorrido para a conclusão desse projeto, mas não irá demorar muito para termos televisões controladas pela mente, dizem os engenheiros.

Televisão.jpg

6- Capacete desacelerador

O artista alemão, Lorenz Potthast, criou uma espécie de capacete que permite enxergar o mundo em câmera lenta. Por mais que pareça ficção científica, esse capacete existe. Ele permite com que se enxergue o mundo como um filme em slow motion. A forma como isso é feita é alterando a velocidade dos acontecimentos fora do capacete através de um controle manual. Esse capacete não deve ser utilizado na vida cotidiana, pois, colocaria facilmente a vida de qualquer um em perigo, tarefas simples como atravessar a rua ou efetuar corriqueiras tarefas domésticas poderiam causar grandes prejuízos á vida, caso esta não fosse perdida. Veja aqui, o vídeo mostrando as funcionalidades do capacete.

9607.18046-Decelerator-Helmet.jpg

5- O calor do bumbum produz energia

Um Designer sueco criou uma estação inteira de trabalho que produz energia elétrica através do calor do corpo sobre o assento. Apegado á ideia de que o ser humano é preguiçoso por natureza, o designer Törnber quis tirar proveito do estilo de vida sedentarista atual para gerar um impacto positivo na natureza. Ele aplica a teoria do “Efeito Seebeck”, a teoria diz que ao aquecemos somente um dos lados de um material e mantermos o outro frio esse diferencial de temperatura gera energia elétrica. Sendo assim, ele colocou em um dos lados do acento placas de metal impedindo que tal lado fosse aquecido, enquanto no outro lado, não existindo essa placa, o acento é aquecido facilmente.

unplugged_desk_7_4672.jpg

4- Um material capaz de parar balas Cientistas da Universidade Rice (EUA) e do MIT, também nos (EUA) descobriram um nanomaterial capaz de parar balas 9mm. O material é um poliuretano complexo que, em testes de laboratório, foi capaz de realizar tal feito. O objetivo da equipe é descobrir um material mais impermeável á deformação, para que, assim, pudessem ser produzidos melhores coletes para policiais e soldados. As armaduras atuais são feitas de maneira bem parecida com as armaduras de ferro dos antigos cavaleiros. Para a sua produção é utilizado cerâmica ou placa metálica, o que as torna pesadas e desconfortáveis. Com esse novo material, as armaduras podem ser tanto resistentes quanto leves. Os testes feitos com o poliuretano mostrou que, quando este é penetrado por um pequeno projétil a uma velocidade elevada, o material se deforma sem quebrar, ou seja, se esse material fosse aplicado para revestir vidro, no momento em que um projétil atingisse o vidro este não quebraria ou racharia, pois o material protetor derreteria em torno da bala causando apenas ligeira deformação do vidro. A pesquisa e os experimentos com o novo material ainda estão nos estágios iniciais, por isso, não há previsão para quando chegará ao mercado.

ht_ned_thomas_copolymers_rice_university_lpl_121115_wblog.jpg

3- Impressora 3D

Essa é uma das peças mais curiosas e fantásticas, na minha opinião. Consiste em uma impressora capaz de produzir qualquer objeto que tenha sido desenhado inicialmente em um computador. Elas funcionam da mesma maneira que uma impressora comum que criam imagens através de pontos, a diferença é que esta reproduz um objeto a partir da disposição de partículas de um material, geralmente plástico ou gesso, que são solidificados pelo calor. Essa inovadora e prática forma de produção pode alterar completamente a logística global, pois poderá substituir o transporte intercontinental de mercadorias pela a reprodução local. Imagens e vídeos aqui.

120111_tcs_rapman_32_dual_small_3807.jpg

2- Vaso Sanitário que cozinha dejetos

Bill Gates sensibilizou-se com a situação difícil de 2,6 bilhões de pessoas que ainda vivem sem saneamento básico pelo mundo e sem, consequentemente, um vaso sanitário. Tentando reverter essa situação e criar saídas baratas e eficientes de banheiros para a população mais pobre ao redor do mundo, Gates forneceu através de sua Fundação Bill e Melinda Gates o valor de 800 mil para os estudantes que desenvolvessem novas tecnologias para o descarte de dejetos humanos sem que tivessem ligação com água, energia ou esgoto. Foi então que, o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), criou o vaso capaz de gerar hidrogênio e eletricidade com o cozimento dos dejetos. Fantástica criação! Os estudantes receberam o valor de 200mil dólares para que continuassem as pesquisas. Mais sobre esse projeto e outros aqui.

California_winner_700.jpg

1-Primeira folha artificial do mundo

O feito científico que considero ter sido o mais fantástico e merecedor do primeiro lugar atualmente é a criação da primeira folha artificial que separa a molécula de água em hidrogênio e oxigênio utilizando a luz solar. Não é de hoje que há uma busca incessante pelos cientistas em desenvolver folhas artificiais que possam transformar a luz solar e a água em energia de forma tão eficiente quanto as existentes na natureza. Depois de anos de profundos estudos parece que os Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), conseguiram realizar essa proeza. A folha artificial não é parecida com a folha original, mas, seu funcionamento é o mesmo. A estrutura é feita com um material abundante, o silício, o que torna o seu custo de produção barato. Colocadas em um recipiente com água e deixadas ao sol essas folhas fornecem energia o suficiente para suprir as necessidades de um lar do mundo contemporâneo. Sua estrutura ainda é frágil e requer mais pesquisas para aperfeiçoamento da tecnologia. Mas, a evolução da folha sintética é significativa, o que nos faz ter esperanças de que logo, esse invento estará disponível ao grande público.

folhaart.jpg


Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @destaque, @obvious //Rafaela Werdan