Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite

Bebidas cotidianas em formato microscópico

Parecem obras de arte- e talvez sejam para algum ser que enxergue, naturalmente, melhor que nós- as bebidas ingeridas em nosso cotidiano em seu formato microscópico.


coca-cola-microscopio.jpgFoto da Coca- Cola vista do microscópio © BevShots

Acho interessante a forma como a forma das coisas se desconstrói. Fico pensando, quantas perspectivas existem de um mesmo objeto, de um corpo, de tudo. Limitamos toda a nossa existência naquilo que conseguimos ver e, infelizmente, enxergamos poucas perspectivas do pouco que vemos. Criamos assim, julgamentos, teorias e conceitos muitas vezes inflexíveis que regerão pra sempre o que acharemos certo.

vodca-microscopio.jpgFoto da Vodca © BevShots

Vendo essas imagens de bebidas tão presentes em nosso cotidiano adquirindo formas completamente novas e surpreendentes, fiquei pensando sobre quantas maneiras tudo pode ser enxergado? Sob o microscópio elas adquirem um formato minucioso, colorido, complexo e único, muito dificilmente confundidas com outras formas.

margarita-microscopio.jpgFoto da Margarita © BevShots

Seria essa a verdadeira forma das bebidas retratadas? Ou estaria eu novamente limitando tudo que elas podem ser? Como as bebidas são enxergadas pelos pássaros e pelas moscas? E os seres do mar como eles enxergam os líquidos? E os que vivem embaixo da terra se alimentando de raios de luz fugidios, como eles enxergariam? Se aumentássemos mais as lentes do microscópio qual forma as bebidas tomariam mais uma vez? Não tem como saber qual das formas enxergadas seria a mais próxima da certa e nem se essa certeza existe. vodca-tonica-microscopio.jpgFoto da Vodca Tônica © BevShots

A imagem da matéria pode ser uma ilusão criada pela mente, mente essa, que converte o mundo todo dia pela manhã ao abrirmos os olhos para enxergamos ele na forma a qual conhecemos, com ângulos específicos, dependendo de como a luz tocará o objeto e de como o reflexo deste chegará aos nossos olhos, pois, na verdade, enxergamos o mundo naturalmente de cabeça pra baixo, nossos olhos é que "consertam" toda a imagem.

champagne-microscopio.jpgFoto da Champagne © BevShots

Bem, talvez sejam infinitas formas de ver o tudo, uma forma para cada universo, galáxia, planeta e para cada ser. Se todas essas possibilidades de se enxergar algo fossem trazidas para os nossos corpos, quantas personalidades poderíamos criar em cima dos milhares de reflexos que perceberíamos? Que conceito humano iria se sustentar com tanta falta de estabilidade, com a falta de somente uma opção a seguir? suco-laranja-microscopio (1).jpgFoto do Suco de Laranja © BevShots

O que posso dizer é que a nova identidade secreta dos líquidos retratada nessas lindas imagens, me mostrou que nem tudo que vemos é realmente o que parece ser. Às vezes, não é melhor nem pior, somente deságua no diferente e dali nasce todas as interpretações do mundo inicialmente estruturadas de ponta cabeça.

A empresa americana BevShots é a responsável pelas fotografias.


Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/fotografia// @destaque, @obvious //Rafaela Werdan