Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite

Não se deixe abater pelo pessimismo

Tudo ao seu redor irá querer suprimir seus sonhos e sua vontade de viver, mas o sentido do caminho, é você quem dá.


Tina Sosna (7).jpgFoto: Tina Sosna

Você acorda em mais um dia, e a rotina da sua vida te fará acreditar que tudo que tem para viver é isso mesmo, a rotina dos dias. Você sai de casa para o trabalho, passa por uma banca de jornal, vê aquelas imagens fortes de morte, violência e pobreza de espírito, e acha que o ser humano é assim mesmo. Você pega o transporte coletivo, ouve o motorista reclamando antes de dar bom dia aos passageiros e você pensa o quão insuportável é ter que passar por isso todos os dias. Você sai para almoçar a mesma comida, nos mesmos lugares, volta com o mesmo trânsito, deita na mesma cama e assiste ao mesmo telejornal. No final do dia, pensa o quão monótono é viver. Se divertir é sair para beber até ficar entorpecido o suficiente para esquecer quem se é e onde está, dizem os excessivos comerciais de venda de bebidas que passam na TV. Para conseguir sorrisos, basta ir a uma balada de música eletrônica, é lá que tem o que você precisa, assim como nos lotados blocos de carnaval. Você aceita os convites, inocente e puro, e agradece ao final.

1.jpgFoto: Mariana Keller

Você quer sentir o sabor da vida e busca muito açúcar, muita gordura, um pouco mais de sal, excessos, afinal, a vida é curta mesmo! Você quer ser reconhecido, quer ser amado, pois você existe e este fato lhe dá uma responsabilidade sobre o existir. Então, para validar a sua existência, você compra um carro, a mais cara roupa, você precisa estar em um grupo e ser especial. Os anos passam, a solidão aumenta, você não sabe mais o que fazer, não sabe ficar sozinho, sua saúde não é mais a mesma, o mundo parece não mudar, e um dia, você morre! È assim que o mundo se oferece todos os dias em propagandas para você, mas estão mentindo pra você, a vida é mais, é muito além disso.

Há 100 000 000 000 de galáxias no Universo. Em cada galáxia há 100 bilhões de estrelas. Em meio a tudo isso tem a Terra: um divino Oasis azul flutuante! Após muitos vulcões, tempestades, asteroides e explosões em busca de organizar a matéria (porque é esse o intuito do universo, organizar ao máximo todas as coisas) nasce a vida! Você que está lendo, é fruto de toda a evolução do primeiro ser vivo que existiu. È a vitória dos nossos antepassados sobre a animalesca Terra! Estamos aqui por causa dessas guerreiras e guerreiros que lutaram para manter a vida.

rafaela werdan3.jpgFoto: Rafaela Werdan

A lapidação da consciência pelo saber nos fez tocar o amor escondido no mais profundo de nós, surgindo como uma pérola guardada em uma Ostra, a pérola de maior valor do universo. De todas as capacidades humanas a capacidade de compreender o amor é a mais incrível de todas!

A verdade é que o mundo inteiro é nosso e não há essa separação gigantesca entre um humano e outro, somos, no fim, de uma mesma família, de uma mesma célula, duas digitais que formaram uma terceira e assim até chegar a nós e por isso precisamos nos ajudar.

A vida que nos é oferecida citada nos primeiros parágrafos não é a única. Há mais ser humano bom do que ruim no mundo, observe a massa de trabalhadores honestos, de mães que amam seus filhos, de homens que buscam ser aceitos e amados por uma mulher... Não que não tenhamos nosso lado obscuro, mas não é ele que sobressai em nós. Olhe para dentro de você, e veja quantas vezes sentiu compaixão, quantas vezes se indignou com a injustiça, a desigualdade, quantas vezes quis amor. Você é bom, nunca duvide disso!

Mariana Keller.jpgFoto: Mariana Keller

Não acreditem quando os jornais fizerem de tudo para te deixar com medo de tudo e todos e o fizer sentir que o mundo não muda. Olhe para trás, a sociedade já virou de cabeça para baixo, por ela já passaram tiranos que foram derrubados e hoje ninguém entende como foram apoiados. Chegamos a tentativa de comunismo, a necessidade de dividir falou mais alto em nós e o primeiro passo apoiado por todos para termos os mesmos direitos veio com o nome de: Democracia! Estamos caminhando a passos curtos, mas o mundo é muito diferente do que há mil anos, do que há quinhentos ou cinquenta anos... No fundo, o jornal não pode deixar você acreditar que você pode mudar alguma coisa com pequenas escolhas e pequenos atos. Mas você pode! Diariamente eu leio jornais com o título: Jornal das boas notícias! E as notícias boas são muitas, incontáveis quase, muito mais numerosas do que as repetidas matérias sobre coisas ruins que acontecem e que são exploradas massivamente pelas redes de comunicação para tentar te deixar triste e desestimulado. Você não precisa estar em uma grande causa para mudar o mundo, você pode fazer escolhas simples que influenciarão a todos que te amam. Toque onde sua mão consegue alcançar e se não for suficiente para você, sonhe!

Você não precisa parar de dar bom dia para alguém ou parar de dar um simples sorriso, uma gentileza, porque não fazem isso com você, apenas faça, sem esperar nada em troca, só por saber que fez e que alguém poderá se lembrar disso por muito tempo e te usar como exemplo de algo bom no futuro. Se colocar no lugar do outro que age de uma maneira que você reprova poderá te fazer parar de ter raiva dele ou simplesmente de ficar triste com essa pessoa. Dai nasce a compaixão e sua paz espiritual. Você não precisa deixar tudo te abalar, pois uma coisa as instituições de homens ruins e os jornais estão certos: a qualquer momento você poderá morrer e nada mais fará sentido! Não se permita deixar somente bens materiais para a sua família, deixe momentos, memórias. A magnitude da vida é tão complexa que não dá para entendê-la em uma curta jornada de 80 anos, contudo, não pode ser desperdiçada por medo, seja ele qual for! Sua rotina quem faz é você! Você pode dizer estar enjoado do restaurante que vai todos os dias ou você pode ir e falar com as pessoas que trabalham nele, montar o seu prato de forma diferente, comer comidas que nunca experimentou, sentar em todos os lugares até o dia em que sentirá a necessidade de mudar, então mude!

Mariana Keller1.jpgFoto: Mariana Keller

Quanto mais conhecimento você tiver, mais integrado a Terra você terá chance de estar. Então, não tenha medo do conhecimento, agarre-o como a única boia que poderá te salvar da monotonia, da dominação, da violência, da solidão, da tristeza e de você mesmo, do seu pior lado. Buscar a evolução em cada ato. Buscar se integrar e ser um só novamente poderá te fazer chegar ao mais próximo da contemplação e da dignidade de um ser que tem: Vida!

Você não precisa de carros ou roupas caras se o seu objetivo final é ser amado, você precisa estar bem com você, com a sua capacidade de cativar uma outra pessoa pelas suas maiores habilidades, seu conhecimento, suas histórias. Isso fica em nossa alma para sempre. Descobrir suas potencialidades e lapidá-las fará de você um ser com grandes chances de ser pleno sozinho ou acompanhado.

Os excessos tirarão de você a possibilidade de desfrutar da diversidade do mundo. Excessos de somente uma coisa te apagarão como um rio é apagado com muita terra ou uma chama por muito vento. No caso da comida, por exemplo, você precisa de sabores reais, aqueles que sua língua foi lapidada para sentir, mas que perderam o costume de sentir pela existência das comidas industriais. No inicio pode ser difícil a mudança, mas se alimentar daquilo que o nosso corpo foi feito para se alimentar é uma das melhores coisas da vida. Eu mudei há quatro anos, e falo por experiência própria o quanto a comida natural é mais saborosa e o quanto o nosso corpo renasce e se revigora com ela. Viver mais não é pouca coisa, tempo é o verdadeiro pote de riqueza ao final do arco íris!

rafaela werdan1.jpgFoto: Rafaela Werdan

Para se divertir, você pode fazer uma diversidade enorme de eventos que te faça sentir algo verdadeiro que será lembrado por toda a sua vida, como conhecer lugares novos; falar com pessoas novas; brincar ao ar livre; fazer um esporte; se conectar a histórias de alguém; ver o lado bom das coisas, sempre; conhecer outra cultura e não julgá-la pela sua cultura; sentar em uma praça com quem se ama e observar as melhores coisas dela, até o humor que certamente estará em coisas e pessoas presentes ali; buscar fazer atividades na natureza como trilhas, camping; estudar tudo sobre arte pode ser um caminho sem volta para a felicidade, entendendo a sua construção desde o inicio pelas diferentes culturas humanas, você nunca mais ouvirá uma música da mesma maneira, nenhum livro ou filme será entendido e sentido da mesma forma; encontrar alguma forma de ajudar as pessoas, certamente, você tem algo que pode compartilhar; você pode tentar também arriscar a realizar um sonho...

Sobre os seus sonhos, nunca deixe o mundo dizer que não pode fazer algo. Saber que o seu sucesso ao realizar esse sonho não pode ser medido somente pela quantidade de dinheiro que você ganhará é importante, vide as péssimas bandas de músicos pop, com péssimas músicas, que ganham muito dinheiro, eles podem representar fortemente o exemplo do que não ser como músico, não é? Ou o exemplo de alguns países ricos com alto índice de suicídio. Na verdade, o que importa é ser feliz com você, amar e ser amado. No fim, é só isso que fica, para além das roupas e bens que se perderão no caminho com o desgaste do tempo sobre elas... ah, e ter histórias, isso é fundamental! Seu sucesso está acontecendo agora, com a sua existência, isso é um milagre inexplicável e maravilhoso. Mas não dura para sempre.


Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Rafaela Werdan