Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite

Como eram as frutas e legumes antes de serem domesticados pelos seres humanos

Textura, cheiro e sabor dos alimentos foram modificados com ações do tempo e do homem. A verdadeira identidade dos alimentos torna-se a cada novo dia, um grande mistério para os seres vivos.


watermelonpainting02.jpg

Assim que as sementes caem no chão, a esfarelada terra se posiciona para proteger o quanto antes este núcleo da vida. Grão por grão de areia se acomoda sobre as sementes assim que os ventos chegam para tirar e colocar tudo em um novo lugar. Essas sementes dos futuros alimentos de todo o mundo, ficam aguardando ansiosas pela chegada da água. E quando ela chega, carrega consigo o sol por trás das nuvens, se rendendo a gravidade se transforma de gasosa para líquida e fecunda a Terra com vida. Este é o ciclo da vida! O ciclo da energia viva!

Querendo dominar o mundo, os homens desbravaram os mares e carregaram consigo a maior identidade dos locais de onde passavam: suas sementes! Sem respeitar as necessidades que elas tinham para continuarem sendo o que sempre foram, as plantaram em uma nova casa. Com novas temperaturas. Com uma nova acidez de solo. E assim, começaram as mudanças nas sementes primordiais do planeta. Se toda a curiosidade pelo planeta e interesse em sobrevivência se limitasse em movimentar as coisas de seus lugares integrando os continentes através de seu bem mais precioso que são os alimentos, estaria tudo bem.

No entanto, a insatisfação pelo que nos era oferecido fez com que os homens transformassem a essência do alimento em algo idealizado em laboratório e não construído pela sabedoria do planeta refletida em uma atuação conjunta. Como consequência de suas experiências em laboratórios nasce: o transgênico!

Sabemos que após a criação da agricultura pelas mulheres, as frutas e legumes se transformariam ao longos dos anos em algo novo, adaptando-se aos novos climas e intervenções dos seres, ressaltando que essas transformações se dão em conjunto com toda a biosfera. As mudanças nascentes nas sementes transgênicas são um tanto incompletas e com isso irresponsáveis por serem feitas somente por uma parte dessa biosfera que é o homem.

Decidir o rumo da nossa alimentação e das sementes do mundo depende de nossas escolhas, vamos pensar bem sobre isso. Vamos nos informar sobre a agricultura familiar e sobre os orgânicos.

Mais sobre agricultura transgênica e seus impactos aqui

watermelonpainting02.jpgPintura de Giovanni Stanchi, retratando uma melancia do século XVII.

Watermelon2.jpgMelancia atual encontrada em muitas feiras. Não há caroços pois foi modificada geneticamente.

Banana1.jpgBananas tem sua origem em Papua Nova Guiné e sudeste asiático há 10.000 anos.

Banana2.jpgBanana moderna, com casca mais fina, sabor mais doce e contendo mais nutrientes. Modificação ocorrida com o tempo.

5322693484_e65c07f939.jpgBerinjela selvagem.

Eggplant2.jpgBerinjela moderna.

dsc_3251.jpgPrimeiras cenouras, foram cultivadas inicialmente na Pérsia.Sua cor original é branca ou roxa.

Carrot2.jpgCenouras modernas, modificadas com o tempo.

288px-Perennial_Teosinte_(Zea_diploperennis).jpgMilho antes de ser cultivado pelos humanos.

Corn3.jpgEste é o milho com mudanças ocasionadas pela a agricultura humana iniciada no século XV, pelos colonos europeus. O milho tornou-se 1.000 vezes maior que o selvagem, contendo o triplo de açúcar. As mudanças foram naturais.

81380c5103b959ad43d6619ffc47de94-620x264.jpgEste é o milho mais encontrado nas cidades de todo o mundo, é um milho amarelo, ele é grande com caroços grandes, ele é um milho geneticamente modificado! Atualmente, é muito difícil encontrar um milho que não seja transgênico nas grandes cidades e no campo também.

Peach1.pngPêssegos naturais são pequenos, parecidos com cerejas, tem pouca carne e tem o seu sabor original ligeiramente salgado. Foram cultivados primeiramente pelos chineses.

Peach2.pngTodos os pêssegos que tiverem esta aparência são geneticamente modificados. São 67 % maiores, 27 % mais suculentos e 4 % mais doces.

Imagens retiradas daqui


Rafaela Werdan

Pare tudo que tiver que fazer às 17:30 e observe por 30 min o cair da noite.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Rafaela Werdan