Épiphanie

algo que surge não se sabe nem como nem porquê

Raquel G. Rebelo

coisas relevantes

Mãe de quem?

Uma metamorfose de "Whistler's Mother" em "photographer’s mother" por Aline Smithson.


arrangement-1.jpg © Aline Smithson

“Arrangement in green and black: Portrait of the photographer’s mother series” tornou-se num dos mais reconhecidos trabalhos de Aline Smithson. A fotógrafa, que outrora ocupara por inteiro o seu tempo como editora da revista New York Fashion, ressuscita, com esta combinação entre fotografia e pintura, os velhos hábitos da cultura pop.

Aline_Smithson06.jpg © Aline Smithson

De acordo com a autora, a ideia surgiu repentinamente, quando numa casual venda de garagem se deparou com uma pequena réplica da famosa pintura de Whistler, “Arrangement in Grey and Black No.1”, mais conhecida como “ Whistler's Mother”.

Como que por intuição, iniciou uma busca incessante por acessórios e pormenores que pudessem transformar por completo o ambiente retratado na obra. Assim, na mesma semana em que avistara o quadro, encontrara também um chapéu e um casaco em padrão leopardo, que conjugados com uma pintura excêntrica, estilo anos 50, acabariam por servir na perfeição o objectivo da artista.

Aline_Smithson11.jpg © Aline Smithson

Para protagonista deste seu projecto, à semelhança de Whistler, Aline Smithson escolheu a sua mãe que aos 85 anos representou mais de vinte estilos diferentes. No entanto, faleceu antes de conseguir ver o trabalho terminado.

Aline_SmithsonTruthofBeauty02.jpg © Aline Smithson

Numa transfiguração da mãe do pintor na sua mãe, a fotógrafa apresenta-nos um trabalho que engloba técnicas tradicionais de fotografia, que se realçam com a adesão de cores fortes através da pintura.

arrangement-8.jpg © Aline Smithson


Raquel G. Rebelo

coisas relevantes.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/geral// //Raquel G. Rebelo