Una pintora entre los pintores
Banqueros en acción (1962), por Remedios Varo
Entre 1930 e 1940, em Espanha, os ideais republicanos confrontavam-se fortemente com a – então emergente – ditadura franquista. Por esta mesma altura, a pintora surrealista Remedios Varo – mesmo com as suas tendências revolucionárias – preparava-se para fazer de Paris a sua nova morada. Contudo, assim não aconteceu. Hitler e o seu inabalável exército não o permitiram. Depois da ocupação Nazi em França, a artista foi obrigada a instalar-se no México, onde permaneceu até ao fim dos seus dias.
Presencia Inquietante (1959), por Remedios Varo
Com uma vida fortemente marcada pelas fugas aos regimes ditatoriais, era expectável que Varo vinculasse ideias liberais ao seu trabalho. No entanto, este não era o único assunto pelo qual se interessava. O foco das suas criações prendia-se, também, com o seu estatuto enquanto pintora: tratava-se de uma mulher que tinha dispensado o seu inato papel de musa, no mundo das artes, para se juntar ao vasto grupo masculino de surrealistas.
Locomocion capilar, por Remedios Varo
Para além das suas influências esotéricas e das suas propensões irrealistas – onde nos obriga a observar novas dimensões (a inserção da 4ª dimensão), onde representa a sua perspectiva da matéria e do mundo –, os olhares mais atentos podem deparar-se com algumas características curiosas, na sua obra.
Vuelo Mágico o Zamfonia (1956), por Remedios Varo
As figuras andróginas, com faces em forma de coração e grandes olhos vazios reflectem sentimentos de insatisfação e frustração. Normalmente, estas personagens apresentam-se isoladas, aprisionadas ou escondidas – subordinadas as outras personagens (sempre masculinas) que, possivelmente, representam a força dominante. A ideia de aprisionamento – por consequência, privação de liberdade – acaba por se tornar numa constante.
Trovador (1959), por Remedios Varo
Em suma, é possível que Remedios Varo tenha denunciado, através da sua obra, aquilo que seria a vida de uma mulher que, na década de 50, partilhava as mesmas aspirações de um vasto grupo masculino.
Encuentro (1959, por Remedios Varo