esconderijo

Quando tudo é matéria e é sombra

Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado.

Era uma vez o Western

Atualmente, a maneira western de fazer filmes anda um pouco desgastada mas não deixou de ocupar seu espaço entre as produções cinematográficas.


Western anos 50.jpg

O Cinema Western, mais conhecido como "filmes de cowboys", "filmes de faroeste" (usado no Brasil devido a região chamada "far west") ou até mesmo como "filmes de bang-bang" é caracterizado por seu gênero norte-americano de se fazer cinema de forma romanceada, representando os acontecimentos durante a colonização do Oeste norte-americano, valorizando as paisagens insólitas, que às vezes até se sobrepõe aos personagens. Daí provém a palavra "Western" que significa "Ocidental".

Os filmes de faroeste marcaram uma geração que vai dos anos 40 à década de 70, influenciando grandes obras vanguardistas. Os cowboys (apesar de nem sempre criarem gado), são personagens fortes, desbravadores e aventureiros ou até mesmo apenas vadios.

O pistoleiro Shane (1953) representa perfeitamente essa característica marcante, apenas com sua roupa do corpo e seu fiel cavalo.

shane-original (1).jpg

A imagem da mulher hollywoodiana, capaz de redimir o herói de toda sua violência e colocá-lo na ordem da paz e do amor, também era uma das características principais, bem representada pelas grandes divas dos filmes clássicos hollywoodianos.
Dorothy Eloise Maloney era uma delas.

Dorothy Eloise Maloney.jpg

As histórias são compostas por enredos simples, dividindo-se entre o bem e o mal, o certo e o errado, o bandido e o herói, a prostituta e a mocinha.

A época de Ouro traz, como seus representantes máximos, os cineastas John Ford, com os filmes “No Tempo das Diligências” e “Paixão dos Fortes” e Howard Hawks , dirigindo “Rio Lobo” e “El Dorado”.

A trilha sonora dos filmes westerns também é parte fundamental para toda a harmonização e ambientação dos filmes.

Ennio Morricone, um dos maiores ícones do gênero, possue trilhas sonoras grandiosas do "Western Spaghetti" (westerns realizados por diretores italianos):

"A Fistfull of Dollars" ou "Per un Pugno di Dollari" - Filme de 1964, dirigido por Sergio Leone, com a atuação principal de Clint Eastwood.
"For a Few Dollars More" ou "Per qualche dollaro in più" - Filme de 1965, também dirigido por Sergio Leone, foi lançado nos Estados Unidos em 1967 e
"The Good, the Bad and the Ugly" ou "Il Buono, il brutto, il cattivo" - Conhecido no Brasil como "Três Homens em Conflito" é de 1966 e o mais conhecido western spaghetti, sendo a última parte da chamada Trilogia dos Dólares do diretor Leone.

Podemos encontrar vestígios desse gênero em “Os Imperdoáveis”, de 1992, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood e em “Dança com Lobos” de Kevin Costner, lançado em 1990, premiado com o Oscar de melhor filme.

danc3a7a-com-lobos.jpg

Esse gênero sempre terá o seu espaço garantido entre os amantes do cinema que reconhecem a importância do gênero western na formação da sétima arte.

dolares.jpg
sete homens e um destino.jpg
lawman_japanese_poster.jpg


Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado..
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/cinema// @destaque, @obvious //Margarete MS