Era uma vez o Western
O Cinema Western, mais conhecido como "filmes de cowboys", "filmes de faroeste" (usado no Brasil devido a região chamada "far west") ou até mesmo como "filmes de bang-bang" é caracterizado por seu gênero norte-americano de se fazer cinema de forma romanceada, representando os acontecimentos durante a colonização do Oeste norte-americano, valorizando as paisagens insólitas, que às vezes até se sobrepõe aos personagens. Daí provém a palavra "Western" que significa "Ocidental".
Os filmes de faroeste marcaram uma geração que vai dos anos 40 à década de 70, influenciando grandes obras vanguardistas. Os cowboys (apesar de nem sempre criarem gado), são personagens fortes, desbravadores e aventureiros ou até mesmo apenas vadios.
O pistoleiro Shane (1953) representa perfeitamente essa característica marcante, apenas com sua roupa do corpo e seu fiel cavalo.
A imagem da mulher hollywoodiana, capaz de redimir o herói de toda sua violência e colocá-lo na ordem da paz e do amor, também era uma das características principais, bem representada pelas grandes divas dos filmes clássicos hollywoodianos.
Dorothy Eloise Maloney era uma delas.
As histórias são compostas por enredos simples, dividindo-se entre o bem e o mal, o certo e o errado, o bandido e o herói, a prostituta e a mocinha.
A época de Ouro traz, como seus representantes máximos, os cineastas John Ford, com os filmes “No Tempo das Diligências” e “Paixão dos Fortes” e Howard Hawks , dirigindo “Rio Lobo” e “El Dorado”.
A trilha sonora dos filmes westerns também é parte fundamental para toda a harmonização e ambientação dos filmes.
Ennio Morricone, um dos maiores ícones do gênero, possue trilhas sonoras grandiosas do "Western Spaghetti" (westerns realizados por diretores italianos):
"A Fistfull of Dollars" ou "Per un Pugno di Dollari" - Filme de 1964, dirigido por Sergio Leone, com a atuação principal de Clint Eastwood.
"For a Few Dollars More" ou "Per qualche dollaro in più" - Filme de 1965, também dirigido por Sergio Leone, foi lançado nos Estados Unidos em 1967 e
"The Good, the Bad and the Ugly" ou "Il Buono, il brutto, il cattivo" - Conhecido no Brasil como "Três Homens em Conflito" é de 1966 e o mais conhecido western spaghetti, sendo a última parte da chamada Trilogia dos Dólares do diretor Leone.
Podemos encontrar vestígios desse gênero em “Os Imperdoáveis”, de 1992, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood e em “Dança com Lobos” de Kevin Costner, lançado em 1990, premiado com o Oscar de melhor filme.
Esse gênero sempre terá o seu espaço garantido entre os amantes do cinema que reconhecem a importância do gênero western na formação da sétima arte.